Treinadora Nacional já reagiu ao sorteio da fase final do Europeu Feminino Sub-19
Marisa Gomes esteve, esta terça-feira, na Polónia, para assistir ao sorteio que colocou Portugal no Grupo B do Europeu Feminino Sub-19, juntamente com as seleções de Espanha, Inglaterra e Países Baixos. No final do sorteio, a Treinadora Nacional esteve à conversa com fpf.pt.
Espanha, Inglaterra e Países Baixos no caminho de Portugal. O sorteio podia ser mais favorável?
Marisa Gomes - Podia, claro que podia. Porque vamos enfrentar as melhores equipas, do pote 1, que terminaram a segunda fase de qualificação no primeiro lugar. Esse registo, e o palmarés que Espanha, Inglaterra e Países Baixos têm nas fases finais jovens, significa que teremos pela frente adversários muito fortes, experientes e candidatos ao título.
O que esperar de cada um desses adversários?
Marisa Gomes - Olhando para a Espanha, que é campeã em título, esperamos uma equipa fortíssima. A Espanha tem jogadoras muito talentosas e um estilo de jogo que privilegia a posse de bola e empurra os adversários para a defesa. É uma equipa muito agressiva e eficaz, cujos números na qualificação impressionam: tem 32 golos marcados e nenhum sofrido. A seleção dos Países Baixos também é poderosa e vai criar-nos dificuldades. No ano passado, esta equipa foi à final com a Espanha. Nesta época, teve uma derrota mínima na Ronda 1 (frente à Suécia), mas depois apareceu com uma prestação imaculada, só com vitórias e sem encaixar golos. Inglaterra é, igualmente, uma seleção de nível superior, que conhecemos bem de nos defrontarmos na época passada. Sabemos que apresentará uma equipa competitiva e muito forte fisicamente.
Esteve no Euro Feminino Sub-19 em 2012, como Treinadora Adjunta, e agora conduz Portugal a outra fase final nessa categoria. Como é que vê esse facto?
Marisa Gomes - Com a alegria e o orgulho naturais de quem consegue atingir o patamar mais alto, onde estão as melhores equipas da Europa. É nestas fases finais que conseguimos conhecer o estado real das equipas e das jogadoras. Temos a consciência de que este Europeu será um momento importante de aprendizagem e um passo fundamental para o nosso crescimento. Esperam-nos desafios grandes mas necessários para a nossa evolução. Desafios que obrigarão a nossa equipa a reinventar-se, a explorar novas habilidades, a buscar diferentes soluções e a transcender-se. Compete-nos fazer uma boa preparação para conseguimos responder às adversidades que vamos encontrar. A nossa motivação para competir nestes palcos é grande.
