-
Mário Álvaro Baptista Narciso nasceu no Bairro Nicolau Santos, em Setúbal, a 4 de dezembro de 1953. Na infância queria ser engenheiro químico, mas acabou por se formar em Educação Física, no Instituto Nacional de Educação Física, e dedicar-se ao futebol, primeiro nos relvados depois na praia.
Durante quase duas décadas foi futebolista, tendo-se estreado como profissional no Vitória de Setúbal, pelas mãos de José Maria Pedroto. Ali passou grande parte da carreira, mas ainda jogou em clubes como o Amora, o Vitória de Guimarães e o Toronto Itália, no campeonato do Canadá.
Enquanto futebolista, foi colega de equipa de Jorge Jesus e Jaime Graça e chegou a defrontar Eusébio em várias ocasiões. Nessa altura tirou o curso de treinador (4.º nível).
Depois de pendurar as chuteiras, tornou-se adjunto, durante muitos anos, de Quinito. A primeira experiência como treinador aconteceu no Sporting de Espinho. Seguiram-se passagens por Leiria, Marítimo, Portimonense e Vitória de Setúbal.
Foi na terra natal, e após uma paragem na carreira de técnico, que se iniciou como treinador de futebol de praia. Comandou a primeira equipa de futebol de praia do Vitória de Setúbal e foi campeão logo no primeiro ano, feito que repetiu. O sucesso no comando dos sadinos levou-o, em 2013, ao leme da Seleção Nacional de futebol de praia, onde conseguiu o melhor registo de sempre da Equipa das Quinas.
Campeão do Mundo em 2015, naquele que foi o campeonato mundial de futebol de praia com a chancela da FIFA; Campeão da Europa em 2015, vencedor da Taça da Europa de Futebol de Praia em 2016, vencedor do Mundialito de futebol de praia em 2014, vice-campeão da Europa em 2013, 2016 e 2017, vice-campeão da Taça Intercontinental de Futebol de Praia em 2017, vice-campeão do Mundialito em 2013, 2016 e 2017, medalha de bronze nos primeiros Jogos Europeus em Baku (2015).