Compromissos 2016-2020

Hoje apresentamos mais de 100 compromissos para cumprir nos próximos quatro anos.(25 maio 2016)
Fernando Gomes
Presidente da FPF

Portugal estreou-se em mundiais há 50 anos, disputou a final de um Campeonato da Europa em 2004, tem dado ao mundo alguns dos melhores jogadores, treinadores e àrbitros. Dezenas de nomes inesquecíveis, a quem muito devemos e que são património deste jogo que nos une, o futebol.

Em 2016 a Seleção Sub-17 sagrou-se campeã da Europa e os Sub-19 apuraram-se para o Europeu, que vão disputar em julho, na Alemanha.

Em 2016 a Seleção Sub-21 só tem vitórias e está praticamente no Europeu.

Em 2016 a Seleção Olímpica vai aos Jogos do Brasil com ambição.

Em 2016 a Seleção de Futsal jogará o Mundial da Colômbia. E, claro, como todos sabem no dia 14 de junho entraremos no Euro 2016, em Saint-Étienne, com a consciência plena da nossa responsabilidade e ambição.

Em 2016 somos campeões do Mundo e da Europa de futebol de Praia.

Em 2016 batemos o recorde de sempre de atletas federados. Este não é o nosso ponto de chegada. Este é antes o nosso novo começo. Porque na vida interessa sempre menos o que já fizemos do que aquilo que ainda nos propomos fazer.

Dezenas de nomes inesquecíveis, a quem muito devemos e que são património deste jogo que nos une, o futebol.

Este é o nosso ponto de partida. Porque somos muito mais que uma Federação de Futebol, somos uma instituição secular credível e socialmente responsável. Queremos estar cada vez mais perto das pessoas, na vida dos portugueses. Dos que podem jogar e dos que não podem, dos que podem vir ao estádio e dos que ainda não conseguiram. Dos pais que querem ter raparigas e rapazes a jogar à bola. Sim dos pais, da família, o princípio de tudo.

A Cidade do Futebol, inaugurada no dia em que a FPF festejou o 102º aniversário, abriu uma nova forma de pensar futebol, de pensar o desporto.

Nos próximos quatro anos teremos quadro pilares essenciais, que encontrarão desenvolvimento ao longo deste documento.

Esta são as nossas prioridades, as prioridades do futebol português:

  • Transparência e credibilidade
  • Crescimento e competitividade
  • Conhecimento e formação
  • Internacionalização e liderança

Mais do que um programa eleitoral, é de um compromisso que se trata. Sim, porque o que se escreve em tempo eleitoral é para se fazer. Hoje apresentamos mais de 100 compromissos para cumprir nos próximos quatro anos.

É por eles que lutamos, eu e a minha equipa. É por esses compromissos que trabalharemos e é com eles que procuraremos garantir o apoio e a confiança dos sócios da FPF.

Precisamos que todos os que gostam de futebol nos ajudem a ser portadores desta mensagem. Temos consciência plena no lugar a que nos candidatamos, da tarefa que nos espera. E do que esperam de nós. Não somos apenas uma federação. Somos muito mais que futebol. Somos uma bandeira. Somos Portugal.

 

Fernando Gomes
Presidente da FPF