A Federação Portuguesa de Futebol celebra esta terça-feira o 101.º aniversário. O jogo de solidariedade entre Portugal e Cabo Verde, no Estoril, marca a letras de ouro o encerramento das comemorações oficiais do centenário.
A 31 de março de 1914 foi fundada a União Portuguesa de Futebol, por força da conjugação de vontades entre as associações de Lisboa, Porto e Portalegre. O primeiro presidente foi António Joaquim de Sá e Oliveira. Sensivelmente 12 anos depois, em 1926, passou a chamar-se Federação Portuguesa de Futebol.
A 31 de março de 2014, dia em que cumpriu 100 anos de existência, a Federação Portuguesa de Futebol iniciou um ciclo de comemorações do centenário que incluiu, entre várias outras iniciativas, a organização de um congresso internacional (Football Talks), da I Grande Gala Quinas de Ouro, do Jogo do Século, do ciclo de conferências "Futebol em debate" e do Jogo do Século.
A 31 de março de 2015 - esta terça-feira, dia que marca oficialmente o encerramento das comemorações do centenário - Portugal terá em ação as três seleções seniores masculinas: a Seleção A defronta no Estoril, às 20h45, a seleção de Cabo Verde, num jogo de solidariedade cuja receita reverte integralmente para o apoio às pessoas afetadas pela erupção do vulcão da Ilha do Fogo; os sub-21 estão na República Checa para um particular frente à equipa do país organizador do próximo Europeu (17h00); os sub-20 recebem às 16 horas, em Taveiro, os congéneres do Uruguai para mais um jogo de preparação tendo em vista o Mundial da Nova Zelândia.
Cento e um anos depois da fundação, a FPF tem 17 seleções de todas as variantes de futebol, dos dois géneros e de vários escalões etários. Organiza, por época, 25 competições.
A 31 de março de 2016 - dentro de um ano - esperamos manter a consciência de que tudo fazemos em prol do futebol português.