Apesar de ter dominado grande parte do jogo, a Equipa das Quinas foi derrotada por 1-2 pelos campeões africanos.
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR TODOS OS RESULTADOS DO CAMPEONATO DO MUNDO
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE ATUALIZADO
A Seleção Nacional sub-20 estreou-se este domingo no Campeonato do Mundo com uma derrota por 1-2 frente à Zâmbia, campeã africana do escalão em título.
A primeira parte da partida no Jeju World Cup Stadium (em Seogwipo) foi equilibrada, embora Portugal tenha tido uma percentagem maior de posse de bola e algumas boas oportunidades de golo.
Logo aos 4', Xadas rematou muito bem para defesa de Mangani Banda. A partir dessa altura, o jogo entrou numa toada mais equilibrada e Diogo Costa foi mesmo obrigado a fazer uma excelente defesa a remate de Luchanga aos 20'. Este período durou sensivelmente até aos 35', altura em que Equipa das Quinas encostou a Zâmbia à sua área e dominou por completo até ao intervalo. A melhor ocasião deste período pertenceu a Diogo Gonçalves, que não conseguiu visar a baliza da Zâmbia após recuperação de Gedson e cruzamento atrasado de Diogo Dalot.
Na segunda metade, Portugal continuou a dominar a partida e teve ainda mais oportunidades de golo flagrantes, mas foi a Zâmbia a conseguir adiantar-se no marcador, com golos de Chilufya (51') e Fashion Sakala (56'). Portugal nunca desistiu e ainda reduziu a desvantagem, com um um bom remate de Hélder Ferreira à entrada da área dos africanos, já em tempo de compensação (90'+1').
A Equipa das Quinas volta a entrar em campo esta quarta-feira, 24 de maio, frente à Costa Rica (20h00 locais e 12h00 em Lisboa). O outro jogo do grupo, Costa Rica-Irão, joga-se ainda este domingo, pelas 17h00 locais.
Para conseguir a passagem aos oitavos de final, Portugal tem - recorde-se - de conseguir um dos dois primeiros lugares do seu agrupamento ou ser um dos quatro melhores terceiros classificados de todas as séries.
Emílio Peixe em discurso direto:
"Foi um jogo difícil para nós porque a Zâmbia tem uma equipa forte, competitiva e agressiva. No entanto, penso que jogámos bem. Tivemos algumas oportunidades para marcar e, quando não o fazemos a este nível, é difícil ganhar jogos. Jogámos melhor que a Zâmbia, mas perdemos. Eles tiveram poucas ocasiões e marcaram dois golos. É uma oportunidade para os meus jogadores crescerem no futuro."
"Continuamos no nosso caminho e tentaremos ganhar a próxima partida [quarta-feira, frente à Cista Rica]. Sinto que os jogadores continuam confiantes. Perdemos um jogo, mas neste momento temos de nos focar na preparação do próximo."
Ficha de jogo
Campeonato do Mundo Coreia do Sul-2017
Grupo C - 1.ª jornada
Jeju World Cup Stadium, Seogwipo (Jeju)
Árbitro: Cesar Artur RAMOS PALAZUELOS (México)
Árbitros assistentes: Marvin TORRENTERA (México) e Miguel Ángel HERNANDEZ PAREDES (México)
Quarto árbitro: Yadel MARTINEZ (Cuba)
Vídeo-árbitro: Roberto GARCIA OROZCO (México)
Vídeo-árbitro assistente: John PITTI (Panamá)
Zâmbia 2-1 Portugal (0-0 ao intervalo)
Zâmbia: Mangani Banda; Moses Nyondo, Prosper Chiluya, Solomon Sakala (cap.), Conlyde Luchanga (Musonda Siame, 51'), Fashion Sakala, Enock Mwepu, Shemmy Mayembe, Edward Chilufya, Patson Daka (Emmanuel Banda, 43') e Boyd Musonda
Suplentes não utilizados: Samson Banda, Jim Phiri, Benson Chali, Muchindu Muchindu, Harrison Chisala, Edward Tembo, Kenneth Kalunga e Ngosa Nsunzu
Treinador: Beston Chambeshi
Golos: Chilufya (51') e Fashion Sakala (56')
Disciplina: cartão amarelo a Salomon Sakala (35')
Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Rúben Dias (cap.), Jorge Fernandes e Yuri Ribeiro; Florentino (Pedro Rodrigues, 68'), Gedson e Xadas; Diogo Gonçalves, José Gomes (Xande Silva, 53') e André Ribeiro (Hélder Ferreira, 61')
Suplentes não utilizados: Pedro Silva, Luís Maximiano, Pedro Empis, Francisco Ferreira, Miguel Luís e Bruno Costa
Treinador: Emílio Peixe
Golos: Hélder Ferreira (90'+1)
Disciplina: nada a assinalar