As equipas de Boavista (sub-13) e Sporting (sub-15) foram as grandes vencedoras da Festa do Futebol Feminino. Apresentamos-lhes o resumo da competição que animou este sábado o Jamor.
Decorreu, este sábado, no Complexo Desportivo do Jamor a 6.ª edição da festa do Futebol Feminino, marcada este ano por um recorde histórico de participantes: 789. Estiveram em ação 623 jogadoras, distribuídas por 30 equipas de sub-15 mais 28 do escalão sub-13.
A prova contou, ainda, com o contributo de 42 árbitras escolares, 26 árbitras distritais e 98 responsáveis/treinadores de equipa.
As vencedoras
A edição 2017 da Festa do Futebol Feminino foi a mais felina de sempre, com as pequenas 'panteras' do Boavista a triunfarem na categoria de sub-13 e as 'leoas' do Sporting CP na de sub-15.
No escalão mais jovem, a formação axadrezada venceu o Sporting por 2-1 no desempate por grandes penalidades, após igualdade a uma bola no tempo regulamentar. Em sub-15, foi o Sporting quem sorriu mais no final, depois de bater o Marítimo por 2-1.
Os jogos
Foram 84 os encontros disputados este sábado no Jamor, e em oito pequenos campos relvados. As partidas tiveram início às 9h00 e prolongaram-se até às 14h30.
Presente e futuro
As cabeças no ar a pedir a bola, o sorriso permanente na cara, o olhar eufórico até quando sofriam golos e tudo corria mal. Ser campeãs na Festa do Futebol Feminino pouco importava para as adolescentes que se mostraram no Jamor. A diversão e a experiência, sim.
"Nunca vamos esquecer este dia, divertimo-nos tanto! Até tirámos selfies com o Renato (Sanches) e a Matilde (Fidalgo)", gritavam as jogadoras sub-13 da Escola de Futebol Feminino de Setúbal, a meio a da competição.
Nessa altura, Raquel Baltasar, de 13 anos, revelou estar "mais empenhada em tirar boas notas do que em ganhar os jogos todos": "Falo com a Ana Borges no Facebook e tive a oportunidade de a conhecer pessoalmente. Deu-me a camisola dela do Atlético e do Chelsea, e prometeu dar-me a do Sporting, se eu passar de ano com boas notas", explicou, confessando que, no futuro, quer ser "boa jogadora e fixe" como a internacional portuguesa.
Árbitras promissoras
Os relvados do Jamor foram o palco ideal para testar 26 jovens representantes da arbitragem nacional, nomeadas por todas as associações distritais e regionais de futebol em Portugal. Estas juizas participaram na véspera numa ação de formação e reciclagem de conhecimentos promovida pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.
O certame serviu, ainda, para estimular o interesse pela arbitragem em 42 alunas das escolas participantes. As pequenas estudantes vestiram a pele de árbitras por um dia.
Selecionador Nacional presente
Francisco Neto assistiu com atenção a todos os jogos da Festa do Futebol Feminina. A poucos dias de se concentrar com a Equipa das Quinas em mais um estágio de preparação para o EURO-2017, o Selecionador Nacional fez questão de verr, mais uma vez em ação, as pequenas craques. É que o treinador já tinha acompanhado várias etapas regionais de apuramento.
Presente esteve também a Diretora da Federação Portuguesa de Futebol para o Futebol Feminino, Mónica Jorge. A responsável federativa distribuiu simpatia e autógrafos pelas jovens que a reconheceram e entregou os prémios finais às formações vencedoras.
CONFIRA AQUI TODOS OS RESULTADOS FESTA DO FUTEBOL FEMININO DO ESCALÃO SUB-13
VEJA AQUI TODOS OS RESULTADOS DO ESCALÃO SUB-15.