O programa, que assinalou a passagem de um ano da vitória da Seleção Nacional no Euro 2016, alcançou mais 1 milhão de pessoas, entre segunda e terça-feira, e esteve disponível em todo o Mundo.
O documentário "10 de julho", transmitido pela RTP, que assinalou o 1.º aniversário da conquista do Euro 2016, teve um grande impacto entre os portugueses. Segundo os números da estação pública, o programa - contabilizando as duas emissões - alcançou 1 milhão e 119 mil pessoas.
O programa produzido pela Federação Portuguesa de Futebol recordou a vitória em Saint-Denis, Paris, desvendou momentos exclusivos da Equipa das Quinas em Marcoussis, complementados com comentários de todos os jogadores campeões europeus e do selecionador nacional Fernando Santos.
Os dois episódios foram ainda transmitido pela RTP Internacional, chegando a todo o Mundo através da ampla rede de satélite, nomeadamente a territórios com grande expressão portuguesa, como Estados Unidos da América, Canadá, Brasil, Luxemburgo, Bélgica, Suíça, França, Reino Unido, Austrália, Macau, entre outros. A emissão também pôde ser acompanhada na RTP África, alargando o seu raio de ação aos países africanos de língua oficial portuguesa. Uma oportunidade única para todos os emigrantes recordarem uma conquista em que a sua participação foi decisiva.
A estreia, que ocorreu na segunda-feira, registou uma audiência de 702 mil espectadores e foi o programa mais visto do dia na RTP1 e o 8.º mais assistido no mercado da TV. O segundo episódio, transmitido na passada terça-feira, foi assistido por 513 mil pessoas, constituindo o segundo programa com maior audiência do dia e o 11.º mais visto do dia, contabilizando todos os canais televisivos.
No que diz respeito ao online, o "10 de julho" foi o programa com maior número de visitantes na área de on demand do RTP Play no total dos dois referidos dias, sendo que o documentário teve enorme eco nas redes sociais em Portugal, com a grande generalidade dos utilizadores a confessarem a emoção sentida ao recordar a histórica conquista em Paris. Relativamente às trends (assuntos mais falados) do Twitter, “Fernando Santos” ficou no topo em Portugal durante 6 horas seguidas, sendo que “10 de julho”, “Euro 2016”, “Éder” e “Quaresma” também estiveram na lista dos temas mais falados em todo o país.
Os teasers lançados nos canais oficiais da FPF também foram seguidos com grande atenção. O vídeo do Nani contou com 91.907 impressões no Twitter, um alcance total de 706.405 pessoas no Facebook e chegou a 209.000 pessoas no Instagram. Relativamente ao excerto do William, a sua participação contabilizou 48.378 impressões no Twitter, atingiu um total de 273.507 pessoas no Facebook e foi alvo da atenção de 135.000 pessoas no Instagram.
Ainda sobre as reações nas redes sociais, as passagens mais destacadas por parte dos utilizadores foram a dança de Fernando Santos, o momento divertido entre Nani e Renato Sanches no autocarro, o episódio entre Fernando Santos e Cristiano Ronaldo no banco de suplentes, antes do apito final, e a emocionante saída de Ronaldo por lesão, no encontro da final.