O produto vinícola foi criado para a celebração da conquista do Campeonato da Europa 2016. O lançamento decorreu esta quarta-feira na Cidade do Futebol num evento que juntou vários convidados ilustres
A passagem do primeiro aniversário da conquista do Euro 2016 foi o mote para o lançamento de um vinho comemorativo da efeméride, designado "10 de julho", numa parceria entre a Federação Portuguesa de Futebol e as Encostas do Alqueva.
O produto vinícola foi, esta quarta-feira, apresentado na Cidade do Futebol, num evento que reuniu convidados ilustres, representantes media e responsáveis pelo projeto. A produção do vinho foi idealizado e acompanhado por um dos mais prestigiados enólogos do panorama nacional, Aníbal Coutinho, através de uma seleção cuidada com contributos de várias regiões vinhateiras nacionais, à base de castas que cá se destacaram e marcam a diferença e a tipicidade do nosso território. Para além de ter sido conservado na melhor garrafa do mercado, o vinho "10 de julho" está incluído numa embalagem especial, que inclui ainda uma réplica do troféu dos campeões europeus.
Presente no evento, Aníbal Coutinho, prestigiado enólogo que esteve ligado a todo o processo, revelou-se honrado pelo seu contributo: "O convite era impossível de recusar, é uma honra participar nesta dinâmica de vitória da Seleção Nacional. Este vinho foi produzido para dar voz ao país que é rico nesta área, de norte a sul, este a oeste. Aqui neste produto tem contributos de várias regiões nacionais. Espero ter tido a arte de ter colocado nesta garrafa um lote que simboliza esta qualidade superior que a Seleção Nacional nos mostrou", considerou.
Questionado sobre a "identidade" do vinho, Aníbal Coutinho fez o paralelismo com a Equipa das Quinas: "Quando pensei neste vinho pensei em Cristiano Ronaldo, a grande referência da seleção. Pensei sobretudo na sua longevidade, sempre numa qualidade superior. Ou seja, num vinho que já mostre uma qualidade superior agora e que daqui a cinco anos a mostre também", confessou.
Nuno Moura, diretor de Marketing da FPF, explicou a iniciativa: "Tínhamos a intenção de criar alguns produtos que realmente fossem muitos especiais e que permitissem, a quem os adquirir, ter uma lembrança desta conquista única e que perdurará na nossa memória. O vinho "10 de julho" é um projeto que nos deu muito gozo e é um produto que simboliza uma ocasião, daí termos apenas produzido 2016 unidades, ano da vitória do Euro.
Manuel Bio, administrador da Encostas do Alqueva, lembrou as origens deste projeto: "O desafio da FPF foi para que realizássemos um produto que representasse, não uma região, mas um país. É um vinho muito especial, para colecionismo, com 2016 unidades, lembrando a data da conquista em França", finalizou.
O produto já se encontra disponível na loja oficial da FPF (https://loja.fpf.pt/pt/) e em lojas autorizadas por todo o país.