Equipa das Quinas falha apuramento para os quartos de final, depois de perder por 2-1 com a Inglaterra, na última jornada do Grupo D.
Portugal despediu-se esta quinta-feira do Campeonato da Europa Holanda 2017, depois de perder com a Inglaterra por 2-1, na última jornada do Grupo D.
A armada lusa encerra a sua participação com três pontos, em igualdade pontual com a Espanha, que perdeu nesta ronda com a Escócia, por 1-0. As espanholas qualificaram-se devido à vantagem no confronto direto com a seleção portuguesa.
Desde 2015 que a Inglaterra parecia invencível. Começou por bater a campeã da Europa Alemanha no Mundial desse ano, conquistando assim o terceiro lugar na competição e a entrada direta no top 5 do ranking FIFA. Seguiu-se uma qualificação exemplar para o Eurropeu, com vitórias em sete dos oito encontros disputados e apenas um empate. E um registo de 32 golos marcados, com apenas um sofrido.
Já no Euro2017, as britânicas começaram por somar uma goleada, 6-0 frente à Escócia, antes de vencerem a Espanha com um triunfo por 2-0. Ninguém parecia capaz de disputar o protagonismo da INglaterra, que esperava apurar-se para os quartos de final sem derrotas nem golos sofridos. Mas a armada lusa contrariou as ambições britânicas esta quinta-feira. Fê-lo em várias ocasiões, depois de ter sofrido um golo aos oito minutos.
Portugal reagiu depressa ao golpe madrugador, procurando o melhor antídoto para um vencedor implacável e com rotinas de sucesso. Encontrou-o nas movimentações de Cláudia Neto e na persistência de Diana Silva. A avançada do Sporting tentou por duas vezes colocar a bola no centro da pequena área. À segunda tentativa, Carolina Mendes encostou para o fundo da baliza.
A Inglaterra regressou mais forte do intervalo, de tal modo que se colocou em vantagem outra vez, numa iniciativa de Nikita Parris. A armada lusa tentou responder como no primeito tempo, mas a entrega, a garra e a superação lusas não foram suficientes para garantir a entrada nos quartos de final, naquela que foi a melhor exibição da equipa no Campeonato da Europa.
Francisco Neto em discurso direto:
“Não posso dizer que esteja desapontado, as jogadoras foram fantásticas, foi isto que planeámos e fizemos. Lembro que somos a equipa de ranking mais baixo, e hoje Portugal quis vencer o jogo.
A Inglaterra é uma das melhores equipas, mas Portugal hoje merecia pelo menos um empate. Estrategicamente fomos perfeitos, controlámos a Inglaterra, que não conseguiu criar muitas situações de golo.
Estou orgulhoso não só das que jogaram, mas da equipa toda, é o crescimento de uma equipa, sem dúvida, tenho a certeza que iremos regressar mais fortes, foi a primeira vez que viemos, vemos o crescimento de uma equipa, tanto desportivo, como na convivência, passámos um mês juntos e não tivemos um problema. Vamos de cabeça erguida para Portugal e com o sentimento de honrar a nossa camisola.
[Melhor jogo?] Sim, no da Escócia já tinha tido bons momentos, este foi melhor, pegámos nos 90 minutos, o trabalho de uma Federação Portuguesa de Futebol, que nos deu todas as condições. Temos cada vez mais clubes a trabalhar com qualidade.
Quero dar uma palavra de apreço às nossas jogadoras, especialmente àquelas que não tiveram minutos, estavam focadas e comprometidas com o grupo. Uma palavra especial para elas, sempre dedicadas, isso é o crescimento coletivo de uma equipa.
Conseguirmos esta qualidade de jogo contra uma das grandes equipas, deixa-nos orgulhosos, uma redução entre as equipas de topo e Portugal e isto faz-nos dizer que voltaremos mais fortes, temos uma média de idade de pouco mais de 23".
Ficha de jogo:
3.ª Jornada do Grupo D do Campeonato da Europa Holanda 2017
PORTUGAL 1 - 2 INGLATERRA
Árbitro: Kateryna Monzul (Ucrânia)
Árbitros assistentes - Maryna Striletska (Ucrânia) e Oleksandra Ardasheva (Ucrânia)
4.º Árbitro: Esther Staubli (Suíça)
Portugal: Patrícia Morais; Ana Borges, Sílvia Rebelo, Carole Costa, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Mélissa Antunes, Suzane Pires (Amanda da Costa, 79'), Cláudia Neto - cap., Carolina Mendes (Ana Leite, 64'), Diana Silva (Laura Luís, 87').
Suplentes não utilizadas: Jamila, Rute Costa, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Andreia Norton, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Gomes.
Treinador: Francisco Neto
Golos: 1-1 por Carolina Mendes (17')
Disciplina:
Inglaterra: Chamberlain, Alex Scott, Laura Basset - cap. , Millie Bright (Jordan Bobbs, 60'), Greenwood, Williams, Potter, Karen Carney, Duggan, Christiansen, Nikita Parris.
Suplentes não utilizadas: Karen Bardsley, Carly Telford, Lucia Bronze, Demi Stokes, Jill Scott, Houghton, Jodie Taylor, Jade Moore, Casey Stoney, Ellen White, Francesca Kirby.
Treinador: Mark Sampson
Golos: 0-1 por Duggan (8'); 1-2 por Nikita Parris (58')
Disciplina: Amarelos - Williams (5'); Christiansen (27')