Organismo internacional informou esta quarta-feira que Portugal é um dos países oficialmente precursores da utilização do vídeo-árbitro.
O International Board (IFAB) confirmou esta quarta-feira que Portugal vai integrar oficialmente o projeto do VAR (Vídeo Assistant Referee). É um momento histórico para o futebol português, uma vez que a Federação Portuguesa de Futebol é pioneira no processo de implementação desta ferramenta, um instrumento de auxílio às decisões dos árbitros em momentos fundamentais do jogo. Cumpridas todas as formalidades junto do IFAB, os encontros da Supertaça e Liga NOS terão vídeo-árbitro. O primeiro jogo oficial desta época é já este sábado em Aveiro.
Tudo começou a 5 de Março de 2016, quando o IFAB autorizou a realização dos primeiros testes, para um período que seria de dois anos. A 2 junho do mesmo ano o IFAB aprovou o protocolo para arranque dos testes e incluiu Portugal na lista dos seis países a acolher a fase experimental: os outros países pioneiros no vídeo-árbitro eram a Austrália, Brasil, Alemanha, Holanda e EUA.
Na temporada época 2016/17, a FPF, no culminar deste processo, introduziu testes para o vídeo-árbitro na Supertaça Cândido de Oliveira, realizada no mês de agosto em Aveiro, entre o Benfica e o SC Braga, prosseguindo esses testes, ainda em modo «offline», em duas partidas da 5ª eliminatória (Real SC-Benfica e Vitória SC-Vilafranquense) e dos quartos-de-final (Estoril-Académica e Benfica-Leixões), e nas meias finais da Taça de Portugal Placard (Estoril-Benfica, Vitória SC-Chaves, Chaves-Vitória SC e Benfica-Estoril). No dia a 6 de Abril, a FPF anunciou que a final desta competição, disputada a 28 de Maio entre o Vitória SC e o Benfica, teria vídeo-árbitro «live», em mais um momento histórico e nível nacional e internacional.
A 4 de Maio, mais um passo gigante, com o anúncio de que todos os jogos da Liga NOS 2017/18 terão vídeo-árbitro. De então até hoje, os árbitros têm dedicado horas e horas de trabalho ao vídeo-árbitro, de forma a habituarem-se à nova tecnologia. No dia 4 de Junho, a final da Taça de Portugal feminina contou igualmente com vídeo-árbitro, algo inédito a nível mundial. Durante a última época, registaram-se ainda várias experiências a nível internacional, com a participação de árbitros portugueses.