Portugal venceu, esta terça-feira, a Suíça, por 2-1, em Paços de Ferreira, em encontro de qualificação para o Euro 2019. A Equipa das Quinas aproximou-se dos lugares cimeiros.
Portugal ascendeu ao quarto lugar do Grupo 8 de qualificação para o Euro 2019, ao vencer esta terça-feira, em Paços de Ferreira, a congénere da Suíça, por 2-1. A Equipa das Quinas soma agora sete pontos, em quatro jogos, estando a 2 da Bósnia (mais um jogo) e a 5 da líder Roménia (mais duas).
A formação portuguesa, orientada por Rui Jorge, entrou forte e autoritária na partida, marcando logo aos 10', por intermédio de Diogo Gonçalves. As oportunidades para Portugal eram abundantes nesta altura do encontro e Diogo Jota, aos 29', aumentou a vantagem. Aos 35' João Carvalho poderia ter dilatado a vantagem de penálti, mas o médio ofensivo viria a rematar por cima. Pouco depois, à passagem dos 39', a Suíça reduziu com um tento apontado por Ulisses Garcia.
Na segunda metade do encontro, surgiram algumas oportunidades que ameaçaram voltar a mexer o marcador, mas a vitória lusa e os três pontos foram uma realidade.
Reveja as incidências do jogo no Match Center da FPF
Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção
Clique aqui para consultar o mapa de internacionalizações dos jogadores convocados.
EURO 2019
Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.
Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino.
Os quatro melhores segundos classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.
Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:
Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino
Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.
Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.
Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.
Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.
Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.
Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.
Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.
Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.