A Equipa das Quinas venceu o Azerbaijão, por 8-1, e garantiu a presença nas meias-finais do Campeonato da Europa Eslovénia 2018.
FOTOGALERIA
Media Guide (ATUALIZADO).
A Seleção Nacional de Futsal goleou esta terça-feira a sua congénere do Azerbaijão, por 8-1, em jogo a contar para os quartos de final do Campeonato da Europa Eslovénia 2018.
A Equipa das Quinas, primeira classificada no Grupo C com duas vitórias (4-1, diante da Roménia, e 5-3 com a Ucrânia), defrontou o segundo classificado do Grupo D que bateu a França (5-3) e perdeu com a Espanha (0-1).
Golo do Azerbaijão e forte resposta lusa
O maior poder físico dos jogadores do Azerbaijão foi demonstrado desde cedo na partida e ainda não estava decorrido o primeiro minuto de jogo quando Everton Cardoso adiantou a formação azeri no marcador.
A reação lusa não demorou e Pedro Cary, após um remate ao poste, concluiu finalizar com sucesso ao terceiro minuto de jogo. Três minutos depois Pedro Cary bisou na partida, apontando o quarto golo da sua conta pessoal no Euro-2018.
Aos 8 minutos, Tiago Brito, assistido por Pedro Cary, esteve perto de marcar, mas o guardião Huseynli fez uma excelente defesa com o pé direito.
Portugal mostrava-se a equipa com maior ascendente ofensivo quando Pany, aos 10 minutos fez o 3-1.
Aos 11 minutos, Ricardinho, com um remate forte e colocado fez o 4-1. Cinco minutos depois, Nilson viu o seu remate ir ao poste esquerdo.
Mesmo a jogar com guarda-redes atacante, o Azerbaijão não causou grandes sobressaltos a Portugal. No último minuto, André Sousa assistiu Ricardinho marcar de cabeça o 5-1. O capitão da Equipa das Quinas imitou assim o feito de Pedro Cary, ao bisar na partida e ao festejar o quarto golo no Euro-2018.
Portugal amplia vantagem
A jogar com guarda-redes avançado desde a primeira posse de bola, o Azerbaijão encostou Portugal que demonstrou grande organização defensiva.
Aos 25 minutos, Bruno Coelho fez o 6-1 e no minuto seguinte Ricardinho completou o hat-trick, colocando Portugal a vencer por seis golos de diferença. Aos 28 minutos, João Matos evitou que o maior lance de perigo do Azerbaijão resultasse em golo, desviando a bola para o poste. Ricardinho ao 32 minutos completou o poker.
Ricardinho, goleador máximo até ao momento
Com seis golos, o “mágico” é o melhor marcador do Euro-2018 e Portugal apresenta o melhor ataque na prova com 17 golos. Ricardinho é também o máximo goleador em fases finais de Campeonatos da Europa. Saiba mais.
Maior vitória em fases finais
Portugal conseguiu a sua maior goleada de sempre em fases finais de Campeonatos da Europa, superando a goleada à Holanda, por 5-0, a 31 de janeiro de 2014, no Europeu disputado na Bélgica.
Portugal na terceira meia-final desde 2010
Portugal é umas das quatro seleções, juntamente com a Espanha, a Ucrânia e a Rússia, que têm marcado sempre presença nos quartos de final desde 2010, ano em que a prova começou a ser disputada com este modelo competitivo. Desde 2010, a Espanha marcou sempre presença nas meias-finais, a Rússia já garantiu a sua quarta presença no jogo em que se disputa o acesso à final, enquanto Portugal marca presença nas meias-finais pela terceira vez. De resto, das quatro equipas semi-finalistas, Portugal é a única que não esteve presente nesta fase da prova na última edição.
Portugal-Rússia nas meias-finais
Portugal irá encontrar a Rússia que bateu, na segunda-feira, a formação da casa, a Eslovénia, por 2-0. A formação russa foi segunda classificada do Grupo B com dois pontos empates a uma bola diante de Polónia e Cazaquistão,
Na outra meia-final, o Cazaquistão, que venceu a Sérvia, por 3-1, irá ter pelo caminho a Espanha que bateu a Ucrânia, por 1-0.
Os jogos das meias-finais serão disputados a 8 de fevereiro (quinta-feira) às 17h00 (Portugal-Rússia) e às 20h00 (Cazaquistão-Rússia),
A Equipa das Quinas regressa ao trabalho na quarta-feira, tendo agendado para as 19h00 o treino na Arena Stozice,
Consulte aqui o dossiê de imprensa atualizado.
Ficha de Jogo
Quartos de final do Campeonato da Europa Eslovénia 2018
Arena Stozice, Liubliana
Árbitros: Ondrej Cerny (República Checa) e Sasa Tomic (Croácia).
Terceiro árbitro: Kamil Çetin (Turquia).
Cronometrista: Vasilios Christodoulis (Grécia)
Portugal 8-1 Azerbaijão (5-1, ao intervalo)
Portugal: André Sousa; João Matos, Pedro Cary, Ricardinho - Cap. e Bruno Coelho.
Suplentes: Bebé, Vítor Hugo, Nilson, André Coelho, Tiago Brito, Márcio, Pany, Fábio Cecílio e Tunha.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Pedro Cary (3' e 6'), Pany (10'), Ricardinho (11', 20' 26' e 32') e Bruno Coelho (25').
Disciplina: -.
Azerbaijão (convocados): Rovshan Huseynli; Everton Cardoso, Bolinha, Eduardo e Fineo Araújo.
Suplentes: Emin Kurdov, Ramiz Chovdarov, Rizvan Farzaliyev - Cap., Mammadkarimov, Isa Atayev, Khatai Baghirov, Vitaliy Borisov, Samir Hamazayev e Vassoura.
Treinador: Alecio.
Golos: Everton Cardoso (1').
Disciplina: Cartão amarelo para Khatai Baghirov (35').