Portugal bateu a Holanda no desempate por penáltis (4-3), esta segunda-feira, no encontro que encerrou a participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA.
A Seleção Nacional feminina sub-16 venceu, esta segunda-feira, a Holanda, em Vila Real de Santo António, no desempate por penáltis (4-3), depois de um empate a zero na tempo regulamentar. A formação lusa conquistou 2 pontos e terminou a prova no 4.º lugar.
No encontro que encerrou a participação no Torneio de Desenvolvimento da UEFA, Portugal e Holanda protagonizaram um duelo equilibrado e intenso, com várias oportunidades de parte a parte, mas com o nulo a imperar até ao fim do tempo regulamentar.
No desempate por penáltis, a formação portuguesa - orientada por Ricardo Tavares - foi mais eficaz e acabou por sair vitoriosa da partida com duas defesas decisivas da guardiã lusa, Patrícia Leitão.
No outro jogo da 3.ª ronda, a Alemanha bateu a Itália nos penáltis por 4-2, depois de um empate a zero no tempo regulamentar.
Nas contas finais, a Holanda acabou por vencer a competição com 6 pontos, ao passo que Alemanha e Itália terminaram com 5 pontos. Portugal ficou em 4.º lugar, com 2 pontos.
Ricardo Tavares, Treinadora Nacional, em discurso direto:
- "Foi um jogo bastante competitivo, tal como era expectável, tendo em conta que jogámos frente à equipa que venceu o torneio. Creio que foi o nosso jogo mais competente, conseguimos controlar os pontos fortes da Holanda, circulando bem a bola. O golo não apareceu, mas conseguimos alcançar a vitória nos penáltis".
- "O balanço dos trabalhos é positivo. Temos vindo num crescendo. O nosso jogo frente à Alemanha não foi dos melhores, frente à Itália conseguimos fazer uma boa partida, embora tenhamos perdido. Neste encontro não cometemos erros, fomos consistentes em termos defensivo e criámos oportunidades de golo".
Ficha de jogo
Torneio Desenvolvimento da UEFA - 3.ª jornada
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
Árbitra: Shona Shukrula (Holanda)
Árbitras assistentes: Marije Deuring (Holanda) e Natascha Krijt (Holanda)
Quarta árbitra: Marijke Steur (Holanda)
Holanda 0-0 Portugal (3-4 após penáltis)
(0-0 ao intervalo)
Holanda: Lisan Alkemade, Zaina Bouzerrade (Samantha van Diemen, 41'), Kim Everaerts (Kayra Nielemans, 41') , Tineke de Jong, Marit Auée, Iris Stiekema (Floor van Loon, 80'+2), Justine Brandau (Manique de Vette, 59'), Lobke Loonen (Ella Peddemors, 41'), Nikita Tromp (cap.) (Evelien Mensies, 41'), Dana Foederer (Bodil van den Heuvel, 41') e Ilham Abali (Anna Hightower, 41')
Suplentes não utilizadas: Claire Dinkla, Regina van Ejik.
Treinadora: Jessica Torny
Golos: -.
Disciplina: -.
Portugal: Patrícia Leitão, Mariana Malva, Joana Prazeres, Alícia Correia, Carolina Almeida (Maria Alagoa, 54'), Cláudia Mendinhas (Joana Caiado, 31'), Mariana Alberto (Nicole Araújo, 54'), Vera Cid, Maria Negrão, Ana Assucena (cap.) e Luana Marques (Rafaela Mesquita, 54')
Suplentes não utilizadas: Luísa Pinheiro, Ema Almeida, Débora Esteves, Lara Pintassilgo, Ana Silva.
Treinador: Ricardo Tavares
Golos: -.
Disciplina: -.