Vitória por 4-0 frente à Eslovénia na segunda jornada da prova que decorre em Inglaterra. Triunfo frente à Suécia garante apuramento.
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17
FOTOGALERIA
A Seleção Nacional sub-17 ascendeu esta segunda-feira ao primeiro lugar do grupo B do Campeonato da Europa Inglaterra-2018, ao bater a Eslovénia por 4-0, em Chesterfield
Portugal entrou em campo com a lição muito bem estudada. Fiel à sua identidade, a Equipa das Quinas procurou ter a bola em sua posse, circulando-a com paciência e inteligência até chegar o momento de solicitar movimentos de rotura que confundiam a organização defensiva eslovena.
Numa dessas ocasiões, aos 17', Rodrigo Fernandes fez um passe que deixou Félix Correia apenas com o guardião esloveno pela frente e o internacional português contornou a oposição de Domen Gril antes de finalizar com classe. Portugal ganhou vantagem, mas não tirou o pé do acelerador.
Com os jogadores tecnicistas do meio-campo esloveno completamente manietados, a formação orientada por Rui Bento estava confortável no jogo e continuava a criar perigo. À esquerda, à direita ou pelo corredor central, os jogadores portugueses construíram boas oportunidades para marcar, sendo disso exemplo um cabeceamento muito perigoso de Eduardo Ribeiro (18'), que foi intercetado no momento certo pela defesa da Eslovénia.
Jošt Urbančič (26') ainda protagonizou uma jogada de perigo que terminou nas mãos de João Monteiro, mas a partida nunca saiu da mesma toada e foi a equipa nacional a marcar novamente, por intermédio de Bernardo Silva, que revelou frieza e capacidade técnica quando decidiu fazer um "chapéu" a Domen Gril (35').
Na segunda parte a Eslovénia procurou arriscar mais e a Equipa das Quinas teve muito espaço para jogar no último terço do terreno. Os internacionais portugueses não se fizeram rogados e deram ao jogo o que sentiam ser necessário: velocidade e boas decisões. Umaro Embaló e Félix Correia tiveram muitas vezes a ajuda de Tomás Tavares e Rafael Brito para municipar o ataque e nesta fase Portugal conseguiu uma sequência muito interessante de lances perigosos, que culminaram no golo de Eduardo Ribeiro (62'), a passe de Rafael Brito.
Apesar de ter passado por um sobressalto aos 74', altura em que o aniversariante João Monteiro - celebrou 17 anos - fez a defesa da tarde a remate de Pucihar, a equipa nacional ainda aumentou a vantagem por intermédio de Gonçalo Ramos (79'), após assistência de Umaro Embaló.
No outro jogo do grupo B, a Noruega venceu a Suécia por 2-1.
O último jogo da Equipa das Quinas no Campeonato da Europa sub-17 Inglaterra-2018 está agendado para a próxima quinta-feira, 10 de maio, frente à Suécia (13h00, em Burton upon Trent). O triunfo garante a qualificação para os quartos de final.
Clique aqui para conferir os resultados do Europeu.
Rui Bento em discurso direto:
"Fizemos um bom jogo. Os jogadores estiveram mais próximos do que são e da qualidade que têm. Vi-os satisfeitos no fim do jogo e isso é bom sinal, saíram contentes com o que fizeram. Houve duas boas equipas em campo, muito técnicas. O adversário tinha excelentes jogadores, mas hoje fomos mais fortes. Conseguimos marcar golos e isso também tranquilizou a nossa equipa. Este jogo acabou, agora vamos recuperar e pensar apenas no jogo com a Suécia."
João Monteiro em discurso direto:
"Foi o aniversário mais marcante da minha vida e irei recordá-lo com carinho para sempre. O primeiro golo deu-nos tranquilidade e a partir daí tudo aconteceu naturalmente. Fizemos grandes golos e grandes jogadas, estivemos quase perfeitos. Foi um triunfo importante, já estamos a pensar na preparação para o jogo com a Suécia, que será muito difícil. No entanto, estou certo que se fizermos o que a equipa técnica nos pedir, o resultado será positivo."
Gonçalo Ramos em discurso direto:
"Estrear-me no Europeu com um golo foi a realização de um sonho de criança, um orgulho incrível. Estar numa competição deste nível e poder partilhar esta experiência é um enorme privilégio. Estava um pouco ansioso antes de entrar, mas depois foquei-me no jogo e isso passou. Quando marquei, nem estava a acreditar que a bola tinha entrado, não sei explicar o que senti. O jogo com a Suécia tem de ser encarado da mesma forma, será complicado, mas queremos conquistar novamente os três pontos."
Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Inglaterra-2018
Grupo B - 2.ª jornada
Proact Stadium, Chesterfield
Árbitro: Tihomir Pejin (Croácia)
Árbitros assistentes: Douglas Potter (Escócia) e Péter Kóbor (Hungria)
Quarto árbitro: Robert Hennessy (Rep. Irlanda)
Eslovénia 0-4 Portugal (0-2 ao intervalo)
Eslovénia: Domen Gril; Matevž Matko, Matija Burin, Rok Maher, Martin Pečar (Nino Kukovec, 56'), Jošt Urbančič, Nik Prelec, Tamar Svetlin (cap.), Renato Simič (Anže Pucihar, 61'), Rok Frešer (Žiga Repas, 41') e Mirko Mutavčić
Suplentes não utilizados: Alen Jurca, Mark Španring, Andraž Lipec, Luka Verbič, Omar Kocar e Gašper Koritnik
Treinador: Agron Šalja
Golos: nada a assinalar
Disciplina: nada a assinalar
Portugal: João Monteiro; João Ferreira (Rafael Brito, 41'), Levi Faustino, Francisco Saldanha (cap.) e Tomás Tavares; Henrique Jocu, Rodrigo Fernandes e Bernardo Silva; Jair Tavares (Umaro Embaló, 50'), Eduardo Ribeiro (Gonçalo Ramos, 77') e Félix Correia
Suplentes não utilizados: Gonçalo Tabuaço, Tiago Matos, Nuno Cunha, Rodrigo Valente, Henrique Pereira e Fábio Silva
Treinador: Rui Bento
Golos: Félix Correia (17'), Bernardo Silva (35'), Eduardo Ribeiro (62') e Gonçalo Ramos (79')
Disciplina: cartão amarelo a João Ferreira (38') e Levi Faustino (53')
Eis a lista completa de convocados:
Guarda-redes: João Monteiro (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (Vitória SC)
Defesas: Francisco Saldanha (SL Benfica), João Ferreira (SL Benfica), Levi Faustino (FC Porto), Rafael Brito (SL Benfica), Tiago Matos (FC Porto) e Tomás Tavares (SL Benfica)
Médios: Bernardo Silva (SL Benfica), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Henrique Jocu (SL Benfica), Nuno Cunha (SL Benfica), Rodrigo Fernandes (Sporting CP) e Rodrigo Valente (FC Porto)
Avançados: Eduardo Ribeiro (SC Braga), Fábio Silva (FC Porto), Félix Correia (Sporting CP), Henrique Pereira (SL Benfica), Jair Tavares (SL Benfica) e Umaro Embaló (SL Benfica)
CLIQUE AQUI PARA ACEDER AO MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES DOS JOGADORES CONVOCADOS
A fase de grupos do Europeu sub-17 vai decorrer até ao dia 11 de maio, sendo que passam aos quartos de final da prova os dois primeiros classificados de cada grupo. Caso garanta a qualificação, a Seleção Nacional vai enfrentar garantidamente uma equipa do grupo A, que inclui as equipas da Inglaterra, da Suíça, da Itália e de Israel.
HISTÓRICO COM A SUÉCIA
CALENDÁRIO DO EUROPEU
A Equipa das Quinas esteve isenta do I Torneio de Apuramento para este Europeu, tendo somado na Ronda de Elite duas vitórias (2-1 à Eslováquia e 2-0 à Finlândia) e um empate (1-1 frente à Suíça).
Portugal tem duas vitórias em Europeus sub-17 (2003 e 2016), às quais se juntam mais quatro quando a prova ainda era direcionada para seleções sub-16 (1989, 1995, 1996 e 2000).