Portugal ficou a um golo dos quartos de final do Campeonato da Europa.
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR O MEDIA GUIDE COM O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL SUB-17
FOTOGALERIA
A Seleção Nacional sub-17 foi eliminada esta quinta-feira do Campeonato da Europa Inglaterra-2018, após desaire frente à Suécia na cidade de Burton upon Trent por 0-1.
O confronto de estilos entre as duas formações - Portugal a querer a bola e Suécia a apostar no jogo direto - resultou numa primeira parte muito movimentada, em que a dimensão física dos jogadores foi fundamental para a forma como o jogo se desenvolveu.
Portugal entrou bem e criou rapidamente uma ocasião de perigo para a baliza da Suécia: aos 3', Félix Correia assumiu e venceu dois duelos individuais consecutivos, mas o remate não atingiu o alvo.
Apesar de ter controlado quase toda a primeira parte, a Equipa das Quinas teve de se aplicar para travar algumas investidas da formação nórdica, que criou a primeira oportunidade clara de golo aos 12', com um remate forte de Timossi Andersson que saiu por cima da baliza protegida por João Monteiro. Quatro minutos depois (16'), Rasmus Wikström cabeceou para o golo da Suécia, na sequência de um canto.
Os dez minutos seguintes foram muito incaracterísticos, mas a partir daí Portugal voltou a assumir a iniciativa de jogo e construiu três lances muito perigoso: os remates de Henrique Jocu (24'), Umaro Embaló (25') e Félix Correia (28') foram intercetados "in extremis" pela defesa sueca.
Na segunda metade a Suécia abdicou de ter a bola e os jogadores portugueses tentaram tudo para conseguir um resultado mais favorável. João Ferreira (43'), Henrique Jocu (55') e Gonçalo Ramos (66') tiveram boas oportunidades, mas o golo que daria a Portugal a passagem aos quartos de final acabou por não surgir.
Desta forma, a Equipa das Quinas ficou na terceira posição do grupo B, com quatro pontos. Noruega (1.º, 7 pontos) e Suécia (2.º, 6 pontos) seguem em frente.
Destaque, nesta partida, para a presença dos internacionais portugueses João Virgínia e Luís Silva nas bancadas do Pirelli Stadium para apoiar a formação nacional.
Rui Bento em discurso direto (ÁUDIO)
Ficha de jogo
Campeonato da Europa sub-17 Inglaterra-2018
Grupo B - 3.ª jornada
Pirelli Stadium, Burton upon Trent
Árbitro: Juri Frischer (Estónia)
Árbitros assistentes: Yuriy Tikhonyuk (Cazaquistão) e Georgi Doynov (Bulgária)
Quarto árbitro: Keith Kennedy (Irlanda do Norte)
Suécia 1-0 Portugal (1-0 ao intervalo)
Suécia: Simon Andersson; Helmer Andersson, Hampus Svensson, Fredrik Hammar, Kevin Ackermann (acp.), Alex Timossi Andersson (Jack Lahne, 68'), Manasse Kusu, Rasmus Wikström, Rasmus Wikström, Sylvin Kayembe (Amel Mujanic, 58'), Benjamin Nygren e Samuel Olsson
Suplentes: Kristoffer Westerberg, Isac Larsson, Adam Ben Lamin, Teodor Stenshagen, Noah Alexandersson, Julian Larsson e Victor Backman
Treinador: Roger Franzén
Golos: Rasmus Wikström (16')
Disciplina: nada a assinalar
Portugal: João Monteiro; João Ferreira (Rafael Brito, 52'), Levi Faustino, Francisco Saldanha (cap.) e Tomás Tavares; Henrique Jocu, Rodrigo Fernandes (Gonçalo Ramos, 61') e Bernardo Silva; Félix Correia, Eduardo Ribeiro (Fábio Silva, 47') e Umaro Embaló (cap.)
Suplentes: Gonçalo Tabuaço, Tiago Matos, Nuno Cunha, Rodrigo Valente, Jair Tavares e Henrique Pereira
Treinador: Rui Bento
Golos: nada a assinalar
Disciplina: Rafael Brito (76')