Confira as regras de inscrição e utilização de jogadores na Liga Revelação.
A Liga Revelação é um novo espaço competitivo para a afirmação de jovens futebolistas, com o claro objetivo de dar continuidade à união de esforços entre FPF, clubes e Associações de Futebol. A nova competição visa potenciar essa interligação, exponenciando os bons resultados dos últimos tempos.
Como se trata de uma competição particular e com uma personalidade vincada, a Liga Revelação tem as suas orientações próprias no que diz respeito à participação e inscrição de jogadores.
Apenas podem competir nesta prova jogadores nascidos a partir de 1996, que tenham a categoria de Sénior, Júnior A ou B.
Os clubes que não tenham tido, na época 2017/2018, uma equipa B nas competições profissionais devem inscrever na ficha técnica de cada jogo um mínimo de 4 jogadores com idade compreendida entre os 21 e 23 anos, inclusive. Sem prejuízo do ponto anterior, o clube que não tenha tido, na época 2017/2018, uma equipa B nas competições profissionais deve inscrever obrigatoriamente na ficha técnica de cada jogo dois jogadores com idade superior a 23 anos, inscritos numa das competições profissionais, não contanto para os efeitos da idade os guarda-redes. Os clubes que tiveram equipa B nas competições profissionais na época desportiva de 2017/2018 não têm essa obrigatoriedade mas essa possibilidade. Durante a temporada desportiva, os emblemas poderão não cumprir o disposto no número anterior durante cinco jogos oficiais.
Relativamente à participação de jogadores em outras competições profissionais, um atleta pode alinhar num jogo da Liga Revelação desde que se verifique um interregno de 48 horas entre o início de um jogo e o início de outro, não contando para o efeito os jogadores que, constando da ficha técnica, não tenha sido utilizados ou tenham sido utilizados nas equipas a competir nos campeonatos profissionais durante um período de tempo inferior a 46 minutos. Pelo contrário, a utilização de um jogador noutras provas organizadas pela FPF (com exceção de Supertaça e Taça de Portugal), apenas é permitida desde que se verifiquem as referidas regras de interregno do ponto anterior.
O jogador que tenha sido utilizado num jogo da Liga Revelação pode ser livremente utilizado no jogo seguinte das equipas a competir nos campeonatos profissionais, independentemente do número de horas decorrido.
Regras para jogadores formados localmente
Os clubes participantes no presente campeonato só podem inscrever nas fichas técnicas dos jogos no máximo 7 jogadores não formados localmente na FPF, independentemente do seu estatuto.
Considera-se que um jogador é formado na FPF quando este, entre os 13 anos, ou no início da época desportiva em que atinge essa idade, e os 21 anos, ou no termo da época desportiva em qe atinge essa idade, independentemente da sua nacionalidade e idade, esteve registado por clubes integrados na FPF, de forma continuada ou interpolada, por 3 épocas desportivas completas ou por 24 meses.