A Equipa das Quinas empatou a uma bola esta terça-feira, no primeiro de dois testes agendados para esta semana na Torre da Marinha.
FOTOGALERIA
A Seleção Nacional de futsal jogou esta terça-feira diante da sua congénere nipónica no seu primeiro encontro da época 2018/19, tendo em vista a preparação para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.
O campeão da Europa e o vice-campeão da Ásia empataram a uma bola. Apesar do maior controlo de jogo e do maior número de remates, foi a formação vice-campeã asiática a conseguir marcar primeiro à passagem da meia hora de jogo. O conjunto orientado por Jorge Braz empatou ao minuto 39.
Numa primeira parte muito disputada, pertenceram à Equipa das Quinas os principais lances de destaque. Ricardinho, Bruno Coelho e Pany tentaram, nos primeiros minutos, alvejar a baliza à guarda de Higor Pires, mas sem êxito. Uma bem organizada e concentrada formação nipónica mostrou-se sempre muito pressionante e, a espaços, tentou assumir as rédeas do jogo, apesar de ter conseguido, à passagem do minuto 10, apenas um remate à baliza de André Sousa em toda a partida.
O reencontro entre Portugal e Japão está agendado para quarta-feira (31 de outubro), pelas 19h00, novamente no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha.
O conjunto luso voltou a entrar para a segunda metade mais pressionante e aos 25 minutos, Ricardinho esteve perto de marcar, mas o remate passou por cima. Contra a corrente do jogo, o Japão chegou à vantagem à passagem da meia hora de jogo, graças ao tento de Katsutoshi Rafael Henmi. O jogador que atua na Liga Sport Zone ao serviço do Benfica rematou cruzado sem hipóteses para Vítor Hugo.
Aos 27 minutos, o guardião japonês Yushi Sekiguchi brilhou ao defender um remate bem colocado e forte de Ricardinho, evitando assim o empate que viria a surgir ao minuto 39. Portugal jogava com guarda-redes atacante e Ryosuke Nishitani a tentar desviar o cruzamento de Tiago Brito colocou a bola dentro da sua baliza.
O Japão respondeu de imediato também com guarda-redes avançado e esteve perto de marcar, não fossem os reflexos apurados de Vítor Hugo nos derradeiros instantes da partida.
Jorge Braz em discurso direto
“Encontrámos as dificuldades que estávamos à espera. O Japão é uma equipa extremamente organizada que tentou utilizar as suas armas. São extremamente competitivos e trata-se de uma equipa que nunca desiste. Disputa cada lance como se fosse o último e com uma consciência plena de cada um dos duelos individuais. Sempre que sentiram dificuldades, esticaram o jogo e pressionaram nos momentos certos, tentando criar-nos dificuldades. Em síntese, foi um jogo extremamente competitivo nos duelos com bola, mas essencialmente sem bola. Vamos corrigir alguns momentos para amanhã. Vamos provocar esses duelos e provocar algumas vantagens, fundamentalmente sem bola. Há correções para fazer e vamos fazê-las. Foi um bom treino, mas queríamos mais. Queríamos vencer.”
Tiago Cruz em estreia
Internacional sub-21 em 14 ocasiões, Tiago Cruz cumpriu esta terça-feira a sua primeira internacionalização ao serviço da Seleção A, tornando-se no 142.º jogador a representar a principal equipa lusa de futsal. O ala do Rio Ave entrou no cinco inicial do segundo tempo, juntamente com Vítor Hugo, João Matos, Bruno Coelho e Ricardinho.
Pany homenageado
Antes do início da partida, o ala Pany recebeu a placa alusiva à 25.ª internacionalização cumprida no encontro da 1.ª jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa Eslovénia 2018, em que Portugal bateu a Roménia por 4-1, em Liubliana, a 31 de janeiro de 2018. O diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, entregou a placa.
André Coelho de parabéns
O fixo/ala da Equipa das Quinas festeja esta terça-feira o seu 25.º aniversário.
Ficha de Jogo
Jogo de preparação para a qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020
Pavilhão Municipal da Torre da Marinha
Árbitros: Miguel Castilho e Rúben Guerreiro
Terceiro árbitro: Filipe Duarte
Cronometrista: Rafael Martins
Portugal 1-1 Japão (0-1, ao intervalo)
Portugal: André Sousa, João Matos, Fábio Cecílio, Bruno Coelho e Ricardinho - Cap.
Jogaram ainda: Vítor Hugo, Erick Mendonça, Nilson, André Coelho, Tiago Brito, Pany, Pedro Cary, Tiago Cruz e Tunha.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Ryosuke Nishitani (ag 39').
Disciplina: -.
Japão: Higor Pires, Akira Minamoto, Tomoki Yoshikawa – Cap., Katsutoshi Rafael Henmi e Kazuya Shimizu.
Jogaram ainda: Yushi Sekiguchi, Shunta Uchimura, Ryohei Ando, Manabu Takita, Yuki Murota, Takashi Morimura, Minami Kato e Ryosuke Nishitani.
Treinador: Bruno Garcia.
Suplentes não utilizados: Yuta Kokado, Shota Hoshi e Michiya Horiuchi.
Golos: Katsutoshi Rafael Henmi (30').
Disciplina: -.
Consulte aqui o dossiê de imprensa atualizado após o jogo desta terça-feira.