A Equipa das Quinas irá ter pelo caminho a República Checa, o primeiro classificado do Grupo A (Inglaterra, Letónia, Chipre e Gibraltar) e o segundo do Grupo D (Geórgia, Dinamarca, Alemanha e Israel).
Foi sorteado esta quarta-feira na sede da UEFA, em Nyon, o calendário de jogos da qualificação para o Campeonato do Mundo de futsal Lituânia.
Na ronda principal, a Equipa das Quinas irá defrontar a formação da República Checa , assim como o primeiro classificado do Grupo A (composto por Inglaterra, Letónia, Chipre e Gibraltar) e o segundo classificado do Grupo D (Geórgia, Dinamarca, Alemanha e Israel) da ronda preliminar. A fase preliminar será disputada entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro e a ronda principal entre 22 e 27 de outubro.
A formação comanda por Jorge Braz irá disputar a ronda principal em território luso.
Da fase preliminar apuram-se os dois primeiros classificados de cada grupo, acontecendo o mesmo na ronda principal. A derradeira fase de qualificação, a Ronda de Elite, será disputada entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020. Apurar-se-ão para o Campeonato do Mundo as vencedoras de cada um dos grupos desta Ronda de Elite, assim como os dois vencedores do play-off que coloca frente a frente os segundos classificados desta derradeira fase de qualificação.
A fase final do Mundial será disputada na Lituânia entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020.
Jorge Braz: “O nosso objetivo é vencer o grupo”
Na reação ao sorteio, Jorge Braz lembrou que a República Checa se trata de uma equipa que normalmente marca presença nas fases finais e que terá como objetivo seguir em frente para a Ronda de Elite. Analisando as possibilidades dos grupos A e D, o técnico antevê que os adversários possam ser Letónia ou Inglaterra (Grupo A) e a Geórgia, Israel ou a Alemanha (Grupo D). O Selecionador Nacional garante que Portugal se vai preparar para vencer o Grupo 8 e estar na Ronda de Elite. A terminar destacou que a jogar perante o seu público e com a onda que se criou após o triunfo no Euro-2018 se vai viver um grande ambiente em torno da Seleção, que tudo fará para corresponder às expetativas.
Eis a composição de todos os grupos:
Ronda Principal
Grupo 1 - Espanha, Polónia (país anfitrião), 1.º Grupo D e 2.º Grupo H
Grupo 2 - Ucrânia (país anfitrião), Eslovénia, 1.º Grupo C e 2.º Grupo B
Grupo 3 - Azerbaijão (país anfitrião), Eslováquia, 1.º Grupo H e 2.º Grupo G
Grupo 4 - Itália (país anfitrião), Hungria, 1.º Grupo B e 2.º Grupo A
Grupo 5 - Cazaquistão, Roménia (país anfitrião) 1.º Grupo G e 2.º Grupo C
Grupo 6 - Sérvia, França (país anfitrião), 1.º Grupo E e 2.º Grupo F
Grupo 7 - Rússia, Croácia (país anfitrião), 1.º Grupo F, 2.º Grupo E
Grupo 8 – Portugal (país anfitrião), República Checa, 1.º Grupo e 2.º Grupo D
Ronda Preliminar
Grupo A - Inglaterra, Letónia, Chipre e Gibraltar;
Grupo B - Bielorrússia, Noruega, Kosovo e Andorra;
Grupo C - Macedónia, Albânia, Grécia e São Marino;
Grupo D – Geórgia, Dinamarca, Alemanha e Israel;
Grupo E – Bélgica, Suécia, Arménia e Malta;
Grupo F – Bósnia-Herzegovina, Turquia, Suíça e Escócia;
Grupo G - Holanda, Montenegro, Bulgária e Estónia;
Grupo H - Finlândia, Moldávia, País de Gales e Irlanda do Norte.
FPF representada no sorteio
O diretor da FPF, Pedro Dias, o Selecionador Nacional, Jorge Braz, e o Team Manager, Mário Pereira, marcaram presença no sorteio.