FPF e Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa lançaram a Revista de Direito do Desporto.
Numa cerimónia presidida por Fernando Gomes, líder federativo, foi lançada, esta segunda-feira, na Cidade do Futebol, o nº1 da Revista de Direito do Desporto, uma iniciativa conjunta da FPF, através da Portugal Football School, e da Associação Académica de Direito de Lisboa, editora da nova publicação.
A revista quadrimestral terá como diretor José Manuel Meirim, igualmente Presidente do Conselho de Disciplina da FPF, e integra no seu conselho de redação as restantes faculdades públicas de direito e ainda as faculdades de Direito da Universidade Católica - escolas de Lisboa e Porto.
Na sessão muito concorrida, Fernando Gomes, Presidente da FPF, lembrou o envolvimento crescente da federação em projetos de formação, educação, ciência e ensino superior e elogiou o papel catalizador da Portugal Football School neste projeto editorial: "É uma estrutura que já é um centro de excelência e que concentra uma oferta formativa adequada aos vários clubes, sócios da FPF e sociedade civil. Prometemos que tentaríamos ser melhores e que procuraríamos crescer com os ensinamentos dos melhores. Sabemos hoje, quer pela resposta de milhares dos nossos formandos, quer pelo diálogo com os nossos parceiros, que temos estado à altura desse desafio", disse.
José Manuel Meirim, diretor da publicação, elogiou o empenho da estrutura federativa no lançamento do número 1 e anteviu um futuro risonho para a revista: "Agradeço a sala cheia porque ela também é sinal de que era necessário preencher esta lacuna. O envolvimento da Academia neste projeto é notório e vai aprofundar-se nos próximos números", avançou.
Diogo Guia, Patrícia Franco, Vasco Cavaleiro e Ricardo Grilo assinam os artigos do primeiro número sobre, respetivamente, o regime jurídico das apostas desportivas e do jogo online; a cumplicidade na cessação do contrato desportivo; a sanção disicplinar por acordo: ecos de um processo abreviado e as cláusulas anti-rival e a sua adequação ao ordenamento jurídico-laboral (em especial no contexto desportivo).