Fadista declama poema de Florbela Espanca em filme de apoio às internacionais portuguesas. O Campeonato da Europa arranca sexta-feira em Gondomar.
Gisela João dá voz ao filme de apoio à Equipa das Quinas, que inicia, esta sexta-feira, a sua participação no Campeonato da Europa de Futsal Feminino Gondomar-2019.
Num filme inspirador, protagonizado pelas jogadoras da Seleção Nacional, a conhecida fadista portuguesa declama um poema de Florbela Espanca, intitulado "A uma Rapariga". O objetivo é homenagear o espírito de sacrifício das internacionais lusas, que trabalham todos os dias para concretizar os seus sonhos e têm nos pés a oportunidade de fazer história por Portugal.
Mais do que isso, é uma homenagem a todas as mulheres que vivem a paixão pelo seu país e nunca viram as costas à luta. É a voz de todas, na palavra de um grupo delas, com a força e a esperança de todos nós.
Lançado pela Federação Portuguesa de Futebol, o filme tem a assinatura de Cristiana Miranda, realizadora portuguesa a trabalhar a partir de Londres há vários anos, cujo portfólio inclui trabalhos para várias marcas internacionais e nacionais de renome.
Entre os filmes realizados por Cristiana Miranda, destacam-se campanhas com os desportistas Roger Federer, Lionel Messi, Lewis Hamilton, Mika Hakkinen e Jenson Button, as atrizes Dita Von Teese, Heike Makatsh e Tang Wei, e cantoras como Cheryl Cole e Dido.
As gravações do filme da Seleção Nacional de futsal feminino iniciaram-se a 25 de fevereiro e ficaram concluídas no dia 27, no arranque do estágio final da armada lusa para o Campeonato da Europa.
Depois de assistir ao resultado final, a capitã Ana Azevedo salientou "a mensagem forte, o estímulo e a carga emocional" que o vídeo representa para as internacionais portuguesas e a equipa técnica nacional.
"Adorámos o resultado final. Não imaginávamos que traduziria tão bem o esforço e a mentalidade com que encaramos o trabalho e os objetivos da Seleção. Fazemos muitos sacrifícios para estar aqui. Fazemo-lo sem hesitar, pelo mais puro amor ao futsal e à camisola que vestimos", salientou.
A jogadora lusa acredita que o filme "será um estímulo extra" para Portugal lutar pelo pódio no Campeonato da Europa. E espera que emocione, também, os adeptos da modalidade:
"Que venham todos apoiar Portugal, pois tudo faremos para lhes dar as maiores alegrias em Gondomar. Este é o primeiro Europeu da história do futsal feminino. É um evento imperdível no nosso país e um espetáculo televisivo por direito próprio".
Eis o texto declamado pela fadista Gisela João**::
Abre os olhos e encara a vida! A sina
Tem que cumprir-se! Alarga os horizontes!
Por sobre lamaçais alteia pontes
Com tuas mãos preciosas de menina.
Nessa estrada da vida que fascina
Caminha sempre em frente, além dos montes!
Morde os frutos a rir! Bebe nas fontes!
Beija aqueles que a sorte te destina!
Trata por tu a mais longínqua estrela,
(RODEIA-TE DAS DEMAIS À TUA IMAGEM,
E TE GARANTO QUE NO FINAL DESSA VIAGEM
A PALAVRA VITÓRIA IRÃO VIVÊ-LA.
TODAS.)
**Os últimos quatro versos não fazem parte do poema original de Florbela Espanca.