Portugal na Ronda da Elite

Futsal - Seleção A

Com o triunfo desta sexta-feira diante da Alemanha, por 5-0, a Equipa das Quinas já tem garantida a presença na derradeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020.

A Seleção Nacional de futsal garantiu esta sexta-feira, ao fim de duas jornadas do Grupo 8 da Ronda Principal de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020, a presença na Ronda de Elite.

A Equipa das Quinas bateu a Alemanha, por 5-0, e soma seis pontos que lhe garantem desde já um dos dois primeiros lugares do grupo que vale a presença na derradeira fase de qualificação para o Mundial.

Recorda-se que Portugal bateu a Letónia, por 4-0, na quinta-feira e joga no próximo domingo, pelas 18h00, diante da República Checa, também já apurada para a Ronda de Elite. Em disputa no Multiusos de Viseu estará o primeiro lugar do grupo.

Para a fase final do Campeonato do Mundo que será disputada na Lituânia apuram-se os primeiros classificados de cada um dos quatro grupos da Ronda de Elite, assim como os dois vencedores do play-off disputado pelos quatro segundos classificados.

Ronda de Elite
Para além de Portugal e República Checa (Grupo 8), já se encontram apuradas para a Ronda de Elite as seleções de Espanha (Grupo 1), Eslováquia e Azerbaijão (Grupo 3), Cazaquistão (Grupo 5), Sérvia e França (Grupo 6), Rússia e Croácia (Grupo 7). Faltam encontrar as restantes seis equipas que vão estar representadas no sorteio da Ronda de Elite que está agendado para 7 de novembro. Os jogos desta fase serão disputados entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro, com os play-off a serem jogados a 9 e a 12 de abril de 2020.  Clique aqui para conferir resultados e classificações.

FOTOGALERIA


Dois golos e quatro bolas nos “ferros”
A Equipa das Quinas entrou em campo a saber que um triunfo a colocaria na Ronda de Elite e mostrou desde cedo que iria controlar as operações dentro da quadra só os “ferros” e um atento guarda-redes na baliza alemã foram adiando o golo luso.

Ricardinho, aos três minutos, por duas vezes, testou a atenção do guardião germânico. Aos seis minutos, após boa assistência de Pedro Cary, André Coelho fez estremecer o poste. André Coelho voltaria a rematar aos ferros – acertou no poste – um minuto depois. Pany esteve muito perto de marcar aos nove minutos – primeiro com um toque de calcanhar e, depois, com um disparo forte, mas a bola foi ao lado em ambas as situações. À passagem do minuto 11 Ricardinho acertou no poste.

Fábio Cecílio, aos 16 minutos, com um remate colocado, abriu o marcador. Um minuto foi a vez de Cardinal ver a bola embater no poste após defesa de Philip Pless. Instantes depois Pedro Cary fez o 2-0. Aos 19 minutos. Márcio viu o guarda-redes contrário negar-lhe o golo e, no mesmo minuto, fez a bola passar muito perto da baliza.

Hat-trick de Cardinal e show de Ricardinho
Os comandados de Jorge Braz voltaram a entrar em campo à procura do golo e Cardinal, aos 26 minutos, fez o 3-0. Os comandados de Jorge Braz iam tentando de todas as formas, mas a bola ia teimando em não levar a direção certa. Aos 37 minutos, Ricardinho com um remate acrobático fez levantar o lotado Multiusos de Viseu, mas o guardião germânico conseguiu defender. O “Mágico” foi mostrando em vários momentos o porquê de ser o melhor futsalista do Mundo. Cardinal, aos 39 minutos, bisou e aos 40' fechou a contagem.

Jorge Braz satisfeito com a presença na Ronda de Elite
No final da partida, o Selecionador Jorge Braz explicou que a Alemanha se protegeu um pouco mais no jogo de hoje em relação ao que habitualmente faz, mantendo a agressividade e o atrevimento no momento de atacar. Falou de um jogo bem conseguido, onde Portugal desperdiçou muitas das oportunidades criadas. O técnico mostrou-se satisfeito com a qualificação para a Ronda de Elite e aponta ao triunfo diante da República Checa para atingir o objetivo de conseguir os noves pontos.

Pedro Cary, que marcou nos dois jogos, diz que a única coisa que pode prometer é trabalho. O ala luso abordou também o número de internacionalizações alcançado (153) na sua carreira.

Estreia diante da Alemanha
A Equipa das Quinas disputou o seu primeiro encontro diante da formação de futsal germânica. A Alemanha tornou-se no 61.º adversário da Seleção Nacional de futsal.

DOSSIER DE IMPRENSA (atualizado após o jogo com a Letónia)

Pedro Cary homenageado
O ala da Equipa das Quinas recebeu esta sexta-feira, das mãos de Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, a placa alusiva ao seu 150.º jogo com a Camisola das Quinas. Pedro Cary, que se estreou a 25 de setembro de 2007, numa partida de preparação diante do Brasil em São João da Madeira, cumpriu a sua 150.ª internacionalização na partida de preparação diante da Espanha, disputada a 23 de setembro de 2019, em Matosinhos.

República Checa goleia a Letónia (7-1)
Com apenas 21 segundos de jogo decorridos, Michal Holy abriu o marcador do Multiusos de Viseu. Foi preciso esperar 16 minutos para que houvesse novo golo - marcou Michal Seidler para os checos. A República Checa voltaria a marcar no segundo tempo, por Lukas Resetar, aos 27 e aos 32 minutos, e por Tomás Kodelka, aos 33’ – este último numa altura em que a Estónia jogava com guarda-redes avançado. A Letónia reduziu para 5-1, por Andreijs Baklanovs, aos 33 minutos, mas veria os checos a marcarem novamente por duas vezes aos 36 minutos, por Michal Sedeler e Matej Slovacek. Clique aqui para consultar todas as incidências desta partida.

Ficha de Jogo
Qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020
Grupo 8 da Ronda Principal | 2.ª Jornada
Pavilhão Multiusos de Viseu
Espectadores: 1 556 (lotação esgotada)

Árbitros: Vladan Radulović (Sérvia) e Admir Zahovič (Eslovénia).
Terceiro árbitro: Vladimir Kadykov (Rússia).
Cronometrista: Filipe Duarte (Portugal).

PORTUGAL 5-0 ALEMANHA (2-0, ao intervalo)

Portugal (cinco inicial): Vítor Hugo, João Matos, Fábio Cecílio, Ricardinho - Cap. e Bruno Coelho.
Jogaram ainda: André Coelho, Erick, Nilson, Márcio, Pany, Pedro Cary e Cardinal.
Suplente não utilizado: André Sousa.
Treinador: Jorge Braz.
Golos: Fábio Cecílio (16'), Pedro Cary (17') e Cardinal (24', 39' e 40').
Disciplina: -.

Alemanha (cinco inicial): Philipp Pless, Jonas Hoffmann, Christopher Wittig, Timo Heinze - Cap. e Michel Schnitzerling,
Suplentes: Pavlos Wiegels, Mert Sipahi, Michael Meyer, Lukas Sepp, Muhammet Raci Sozer, Jilo Hirosawa, Jonathan Baur, Onur Saglam e Malik Hadziavdic.
Treinador: Marcel Lossveld.
Golos: -.
Disciplina: cartão amarelo para Jonathan Baur (10’) e Michael Meyer (24’).


;
;
25 de Outubro 2019
Foto

André Sanano/FPF

Notícias