FPF informa sobre todas as iniciativas lançadas para ajudar a família do futebol e o País.
A FPF considerou, desde o início da pandemia do COVID-19 ser sua obrigação o lançamento de várias iniciativas de apoio à comunidade desportiva assim como o comprometimento total com as suas responsabilidades sociais.
A FPF apresenta aqui o plano de atividades e incentiva todos a participarem nestas iniciativas assim como a seguirem as indicações das autoridades no sentido de amenizar os impactos decorrentes da pandemia global.
Medidas dirigidas à comunidade:
- Dá a cara por esta causa: FPF transforma cachecóis da Seleção Nacional em máscaras sociais. Receitas angariadas servirão para apoiar a Rede de Emergência do Banco Alimentar contra a Fome. As máscaras estão disponíveis na FPF Portugal Store.
-FPF torna-se parceira do BPI e da RTP, entre outras entidades, em rede que visa providenciar alimentos básicos a milhares de famílias portuguesas afetadas pela Covid-19. A Campanha Emergência Alimentar já angariou 800 mil euros para ajudar milhares de famílias portuguesas afetadas pela crise pandémica.
-FPF participou na campanha #NuncaDesistir, uma iniciativa que visou, através da angariação de 630 mil euros, a aquisição de mais de 150 toneladas de alimentos destinados a famílias em dificuldades. A campanha, criada em Itália, através da LAPS Foundation, foi replicada para Portugal num movimento ao qual se associou a FPF, a Missão Continente e a TVI. Cristiano Ronaldo, Pepe, João Félix e Pizzi foram alguns dos rostos desta campanha, apresentando-se com uma máscara de proteção.
-Direção da FPF dá por concluídas as provas nacionais não-profissionais por entender não estarem reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.
-NIKE, FPF e Seleção Nacional promovem o “#LivingRoomCup”. O movimento tem como objetivo principal incentivar a atividade física em casa
- "Dicas dos SuperQuinas": Federação Portuguesa de Futebol em parceria com o Canal Panda vai sensibilizar as crianças portuguesas e ajudar as famílias a promover bons hábitos e comportamentos de uma forma lúdica e divertida.
- FPF e SIC juntaram-se na campanha Unidos Por Portugal que permitiu angariar mais 594 mil euros para compra de material hospitalar e de proteção individual. Mais de 800 unidades hospitalares e IPSS receberam ajuda logística e de segurança.
- A FPF eSports lançou o movimento #jogaemcasa que vai ter competições e desafios para todos: Taça da Comunidade, Masters Challenge, Duelos Improváveis, All Star Pro Clubs e desafios lançados pelos craques das seleções nacionais. O primeiro de muitos será o Diogo Jota Challenge e o vencedor da competição terá oportunidade de desafiar o craque da Seleção Nacional no campo virtual.
-Lançamento de uma campanha de dicas de boa nutrição num contexto de quarentena com a participação do nutricionista Rodrigo Abreu. A FPF também lançou duas campanhas de conteúdos que visam mostrar, por um lado, como é que os agentes de futebol estão na linha da frente contra o Covid-19 e, por outro, como todos os clubes do Campeonato de Portugal queiseram deixar mensagens de união e esperança nesta altura difícil que estamos a atravessar.
- Adesão à Campanha da Rádio Renascença “Uma bandeira por todos”. Selecionador Nacional Fernando Santos protagonizou esta iniciativa que passa por colocar uma bandeira à janela.
- Utilização de todas as plataformas da FPF e do Canal 11 para divulgação de toda a comunicação da Direção Geral de Saúde e Ministério da Educação
- Desenvolvimento de conteúdos de sensibilização para a prevenção da COVID-19 com figuras FPF e antigos internacionais.
-- Adesão à iniciativa internacional da EFDN www.supporterofeachother.org com o objetivo de inspirar pessoas, atletas, adeptos, clubes, ligas, federações e todas as outras organizações e empresas a apoiarem-se mutuamente para superar a atual crise do Covid-19.
--Mensagem do Presidente da FPF Fernando Gomes a suspender todas as competições e a incentivar ao cumprimento das indicações da DGS
Medidas dirigidas à família do futebol:
- A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou que iria contribuir com um milhão de euros para ajudar os clubes da LigaPro, cuja competição não vai ser retomada por decisão do Governo.
- Jogadores, a equipa técnica, os dirigentes de topo da FPF e o staff da Seleção Nacional decidiram ceder metade do prémio de qualificação para o Euro 2020 ao Fundo de Apoio às Competições criado pela FPF e que prevê a distribuição de 4,7 milhões de euros às Associações Distritais e clubes de futebol não profissional, para que jogadores e treinadores amadores possam ser apoiados até ao final da época 2019/20.
- FPF cria fundo de apoio de 4,7 milhões de euros. Associações distritais e regionais e clubes das competições não-profissionais são os destinatários.
- Cancelamento de todas as competições nacionais não profissionais
- Abertura de linha de crédito ao futebol não profissional e futsal no valor de um milhão de euros
-Suspensão de todos os processos e pagamentos de multas por parte dos clubes para alívio de tesouraria.
- Antecipação do pagamento aos clubes dos prémios da Taça de Portugal e de todo o futebol feminino.
- Formação sobre prevenção do COVID-19 feita pelo médico especialista em saúde pública Romeu Mendes para os clubes
- Abertos cursos de formação à distância da Portugal Football School, nomeadamente de formação de dirigentes e team managers.