Ex-árbitro e dirigente do setor é autor de obra sobre programa de mentores e novos talentos da arbitragem.
Vítor Melo Pereira, ex-árbitro premiado e dirigente entre as elites nacionais e internacionais do setor, detalha em "Programa de Talentos e Mentores", sob o cunho de ideais e práticas da UEFA, uma proposta técnica de intervenção nas federações de futebol, a fim de elevar o processo de formação dos jovens árbitros.
Na publicação, colocada à venda esta quinta-feira nas livrarias e nas principais plataformas online, poderemos analisar, de um lado, os mentores, que selecionados pela experiência ensinam e preparam; do outro, os talentos, que sentem o potencial encaminhado para lá do treino e da técnica. Ser árbitro de futebol, conclui-se, é usar a frieza das regras num ardente mundo de emoções.
O livro, com prefácio de Fernando Gomes, Presidente da FPF, resulta da colaboração entre a FPF e a Cultura Editora, com o apoio da Portugal Football School, e constitui o 14.º título da coleção "Livros FPF".
CONHEÇA A COLEÇÃO "LIVROS FPF"
Sobre o autor - Vítor Melo Pereira nasceu em Lisboa em 1957. Aos 22 anos, iniciou a carreira como árbitro de futebol, terminada em 2002, após vinte e três anos de atividade, treze na primeira categoria nacional e onze como internacional, estatuto que o levou aos Mundiais de 1998 e 2002 e ao Europeu de 2000.
Em 2008, foi reconhecido com o FIFA Special Award, prémio atribuído a árbitros que tenham dirigido mais de vinte e cinco jogos entre seleções nacionais e que se tenham destacado por comportamento exemplar.
Como dirigente, desempenhou cargos na Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e na Confederação do Desporto de Portugal. Em 2002, por indicação da Federação Portuguesa de Futebol, foi o primeiro português a integrar o Comité de Arbitragem da UEFA.
Foi presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e também do Comité de Arbitragem das Ligas Profissionais Europeias. Foi ainda presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, cargo no qual apresentou o projeto Academia da Arbitragem e idealizou o Plano Nacional de Formação.
No espaço internacional, em 2016 foi convidado para a presidência da Comissão Independente de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol. Em 2017, foi selecionado pela FIFA para dirigir o Conselho de Arbitragem da Federação Grega de Futebol e, desde janeiro de 2021, é presidente do Conselho de Arbitragem da Federação de Futebol da República Checa.
Ficha Técnica:
Título: Programa de Talentos e Mentores
Data de publicação: 8 de Abril de 2021
Nº de Páginas: 116
PVP: 15,00€