Estão definidos os clubes que jogarão o acesso à II Liga e Liga 3 e o Campeonato de Portugal e Distritais.
Série A
Na Série A, tudo estava definido no que aos lugares cimeiros dizia respeito. SC Braga B já estava na Fase de Acesso à Liga Portugal 2 SABSEG enquanto Merelinense, CDC Montalegre, Mirandela e Maria da Fonte competirão na Fase de Acesso à Liga 3. As dúvidas existentes tinha a ver com as equipas despromovidas. A vitória do Vilaverdense frente ao Maria da Fonte (0-2) e o empate do Juventude Pedras Salgadas, em casa, com o Cerveira (2-2), foram suficientes para ditar a despromoção do Vidago que perdeu em casa com o CDC Montalegre por 1-2.
Bragança, Cerveira e Águia Vimioso são as outras equipas que jogarão nas distritais.
SÉRIE B
Foi uma última jornada emocionante com a discussão pelos lugares de acesso a Liga SABSEG e LIGA 3.
O empate a duas bolas na recção do Pevidém ao São Martinho acabou por ditar que a equipa da casa se apurasse no 1º lugar e único que dá direito a jogar a fase de acesso à Liga Portugal SABSEG. O Pevidém, com 24 jogadores nacionais no seu plantel, subiu diretamente dos distritais.
A equipa acabou em igualdade pontual com a AD Fafe (34 pontos), mas a vantagem no confronto direto ditou que o Pevidém se sagrasse vencedor da série B e os fafenses se apurassem para a fase de acesso à Liga 3 em conjunto com o Vitória SC B, vitorioso na saída ao terreno do Mondinense (2-4), Felgueiras 1932, que triunfou na deslocação ao terreno do Rio Ave B, que também estava na luta pela série 3, por 3-0, e São Martinho.
A vitória do Berço, por 4-2, frente ao Brito acabou por ser inglória, mantendo-se a equipa, em conjunto com Rio Ave B e Tirsense no Campeonato de Portugal.
SÉRIE C
Os dois primeiros classificados (Leça FC e Gondomar SC) estavam empatados no primeiro lugar, com mais um ponto que o CD Trofense, e jogavam em casa. O Leça FC perdeu, por 1-2, com o Amarante FC e o Gondomar SC foi derrotado, pelo Marítimo B, também por 1-2. O Trofense, que jogava fora, acabou por ganhar ao USC Paredes, por 1-0, e assegurar a única vaga disponível discutir o acesso à Liga Portugal SABSEG,
Marítimo B e Amarante confirmaram, com as vitorias frente aos anteriores primeiros qualificados, que se juntarão a eles no acesso à Liga 3. De fora ficou o Sagueiros que, mesmo vencendo o Coimbrões, por 4-0, foi ultrapassado pelos amarantinos no quinto posto.
Outro dos vitoriosos foi o Vila Real que venceu Pedras Rubras, por 1-0, e assim relegou o adversário para as distritais. O Coimbrões também desceu, ficando Salgueiros, Paredes e Via Real no Campeonato de Portugal
SÉRIE D
A luta pelo acesso à Liga 3 também esteve ao rubro na Série D com quatro equipas a lutarem por dois lugares: S. João Vêr, Sanjoanense, Valadares Gaia e Castro Daire.
Com Anadia já apurado para a fase de acesso à Liga SABSEG, Canelas 2010 e Lusitânia de Lourosa também já tinham garantido matematicamente a presença na competição que vai decidir quem entra para a Liga 3.
S. João Vêr e AD Sanjoanense selaram a qualificação com vitórias sobre, respetivamente, Lusitânia Lourosa, por 2-0, e Recreio de Águeda, por 1-0.
A derrota do Valadares Gaia no reduto do Beira-Mar, por 2-1, que tentava a todo o custo evitar a despromoção, comprometeu as aspirações dos gaienses e a vitória do AD Castro Daire sobre o Anadia FC, por 2-1, não foi suficiente para alterar as contas.
Já o SC Espinho garantiu, com uma vitória, por 2-1, frente ao Lusitano de Vildemoinhos, assegurou a permanência no Campeonato de Portugal. O histórico Beira-Mar juntou-se a Águeda, Lusitano de Vildemoinhos e Vila Cortez na despromoção aos distritais.
SÉRIE E
Com tudo definido nos cinco primeiros lugares, com o primeiro lugar destacado do União de Leiria, rumo ao acesso à Liga SABSEG, e a qualificação para a fase de apuramento para a Liga 3 das equipas do Oliveira do Hospital, Benfica e Castelo Branco, Condeixa e Marinhense, os maiores pontos de interesse para a última jornada residiam na fuga à despromoção.
Sertanense (23 pontos), Carapinheirense (22 pontos) e Vit. Sernache (21 pontos) queriam escapar ao 9.º lugar, ou seja, o primeiro lugar abaixo da 'linha de água'. O triunfo do Vitória de Sernache, por 2-0, em casa, frente ao Mortágua e o empate sem golos da formação da Sertã, no reduto do Condeixa, em conjunto com a derrota do Carapinheirense, em Alcaíns, por 1-0, ditou a descida da equipa de Montemor-o-Velho ao campeonato distrital.
Alcains, Mortágua e GRAP, que desistiu da competição, também foram despromovidos com o Carapinheirense.
SÉRIE F
Neste agrupamento o primeiro lugar ficou decidido no jogo em que o Alverca (2º classificado, com 46 pontos) recebia o Torreense (1º classificado, com 47 pontos). O empate sem golos deu ao Torrense a chance de continuar a alimentar o sonho de subir à Liga Portugal SABSEG.
Na luta pelo apuramento à Fase de Acesso à Liga 3, com o União de Santarém já garantido nesta fase, o Caldas SC venceu por 3-0 o Loures, mas ambas as equipas conseguiram a qualificação, uma vez que o Sintrense, outro candidato à partida para a última jornada, perdeu com o 1º de Dezembro, por 1-0.
Na luta pela manutenção, o Pêro Pinheiro, que não jogou esta jornada, ficou com os mesmo pontos do que o 1º de Dezembro mas salvou-se por melhor diferença de golos. Além da equipa de Sintra, desceram União de Almeirim e Lourinhanense.
SÉRIE G
O primeiro lugar da Série G ficou para o CF Estrela que venceu o Rabo de Peixe, por 2-1. O Sporting CP B, que precisava de ganhar e esperar uma escorregadela da equipa da Amadora, acabou por empatar sem golos com o Real SC e ficar na segunda posição.
Destaque também para a intensa luta pelo quinto lugar. Depois do Oriental Dragon também ter já garantida a presença no acesso à Liga 3. o Praiense, que venceu a B-SAD B, por 4-0, o Real SC e o Fontainhas, que venceu o Oriental Dragon, por 1-0, acabaram a prova com os mesmos 32 pontos. Nos criteiros de desempate o Fontaínhas acabou por fcar em sexto e continuará a jogar o Campeonato de Portugal tal como o Rabo de Peixe e SC Ideal que se salvou, nesta última jornada, ao vencer, por 3-2, nos últimos segundos do encontro, o Fabril.
A equipa do Barreiro junta-se assim a B-SAD B, Olímpico do Montijo e Oriental na descida aos distritais.
(Foto referente ao CF Estrela-Rabo de Peixe)
SÉRIE H
O Vitória FC já garantira há duas a liderança do grupo, assim como o Amora o segundo posto da classificação. Olhanense e Louletano também tinham garantido a presença na fase de acesso à Liga 3.
As contas resumiam-se assim à disputa pelo último lugar de apuramento para a Fase de Acesso à Liga 3 e à luta pela permanência.
Os empates do Lusitano de Évora no terreno da Olhanense, por 1-1, do Juventude de Évora, por iguais 1-1, frente ao Louletano, o nulo entre Moncarapachense na receção ao Amora e a vitória do Pinhalnovense, por, 6-2, em Moura, ditaram ao Moncarapachense a última vaga de acesso à Liga 3 e a descida do Lusitano aos distritais, onde se juntará a Aljustrelense, Moura e os desistentes Armacenenses.
Pinhalnovense, Juventude de Évora, que perdeu a hipótese de disputar o acesso ao terceiro escalão após ter sofrido o golo do empate em tempo de descontos, e Esperança de Lagos ficam no Campeonato de Portugal.
As duas séries de acesso à Liga SABSEG, com jogos em casa e fora, ficarão assim definidas:
SÉRIE NORTE
Anadia-Trofense e Pevidém-SC Braga B (1ª jornada)
SÉRIE SUL
Vitória FC-CF Estrela e Torrense-UD Leiria
As oito séries de acesso à Liga 3 ficam assim ordenadas (ordem da 1ª jornada):
Série 1
Felgueiras-São Martinho e Montalegre-Merelinense
Série 2
Fafe-Mirandela e Vitória SC B-Maria da Fonte
Série 3
Gondomar-São João Ver e Leça-AD Sanjoanense
Série 4
Canelas 2010-Lusitânia Lourosa e Amarante-Marítimo B
Série 5
Condeixa-Oliveira do Hospital e Caldas-Loures
Série 6
Marinhense-Alverca e União de Santarém-Benfica e Castelo Branco
Série 7
Louletano-Sporting CP B e Moncarapachense-Oriental Dragon
Série 8
Amora-Olhanense e Praiense-Real SC
Confira aqui os resultados e classificação e calendário do Camponato de Portugal.