Selecionador Nacional e Rúben Dias confiam no apuramento de Portugal para o Mundial do Catar.
Fernando Santos, Selecionador Nacional, e Rúben Dias fizeram este sábado a antevisão ao jogo de qualificação para o Mundial'2022 contra a Sérvia, a realizar no Estádio da Luz, no domingo, pelas 19H45.
A conferência de imprensa teve lugar a seguir ao derradeiro treino da Equipa das Quinas onde todos os convocados estiveram à disposição do Selecionador Nacional.
Fernando Santos em discurso direto:
"Portugal vai apurar-se amanhã e estar presente na fase final do Campeonato do Mundo. Não acho que se tenha de comparar com o Brasil. Acredito que vai acontecer o mesmo que aconteceu ao Brasil".
"Espero da equipa da Sérvia o que esperava nos outros jogos. Não espero uma postura diferente. É o sexto jogo com eles desde março de 2015. Pensam sempre em ganhar, em termos ofensivos procuram situações para fazer golo. Nos últimos jogos, é uma equipa que joga numa linha de três, laterais projetados, três médios, dois jogadores na frente. Têm jogadores com qualidade, gostam de ter a bola, de circular. Os jogadores conhecem bem. Sabemos como eles reagem quando não têm a bola. as duas equipas jogam para ganhar. Não são equipas que alterassem a sua postura. Não me parece que o pensamento possa ser jogar para o empate. Duas equipas vão tentar vencer o jogo. É isso que eu acho. Carga emocional é algo a que estamos habituados. Não é a primeira vez. Em muitos momentos das suas épocas, os jogadores têm cargas emocionais iguais. Sempre saiu bem".
"É importante a organização, concentração, paixão, confiança. É nesses que nos devemos centrar para sermos uma equipa forte a atacar, com capacidade de fazer golos. Devemos ser uma equipa equilibrada e forte"
"Portugal vai sempre impor o seu registo e a Sérvia também. Não me parece que vai ser um jogo de paciência. Nenhuma equipa vai jogar à maluca, nem a própria Sérvia que precisa de ganhar vai jogar assim. Mas a Sérvia joga sempre para ganhar. Não vai ser uma equipa completamente desequilibrada. Se se desequilibrarem, têm mais riscos a correr. Temos de ser equilibrados sem perder o foco".
"Em relação ao onze, esta questão prende-se com o Pepe. Todos querem ficar, sentem-se todos dentro do grupo. O Pepe disse logo que ia ficar até ao fim. Gostávamos que todos os jogadores estivessem disponíveis. Tenho absoluta confiança nos jogadores disponíveis para jogar nessa posição com a convicção que vão responder muito bem".
"A Sérvia é uma equipa com a forma de jogar com as características dos seus jogadores. No meio-campo e no ataque. Têm criatividade, gostam de ser ofensivos, sabemos como é a sua ação defensiva. Quando se joga contra adversários que não se conhecem, temos de tentar explicar melhor aos jogadores, mas neste caso não. São duas equipas com grande capacidade. Acredito que Portugal vai vencer o jogo".
Rúben Dias em discurso direto:
Rúben Dias fez este sábado, juntamente com Fernando Santos, a antevisão ao jogo de qualificação para o Mundial'2022 contra a Sérvia, decisivo para as contas da Seleção Nacional, que apenas precisa de um empate para garantir o apuramento direto para a competição. A partida terá lugar no Estádio da Luz, no domingo, pelas 19H45.
- "Estamos todos muito motivados, para além de ser o jogo que é, da importância que é, é decisivo, a contar para o apuramento para o Mundial. Existe o fator extra de termos finalmente um estádio cheio, em nossa casa, o que para nós é especial, poder estar num momento decisivo com os nossos adeptos perto de nós. Para um jogador, acho que todos estes fatores são extra e a energia entre nós é boa, positiva, e vamos com tudo."
"(Sobre permanência de Pepe no seio do grupo de convocados mesmo não podendo alinhar frente à Sérvia) É muito importante, fiz-lhe essa pergunta pessoalmente logo a seguir ao jogo. No final das contas, isto é um espaço de Seleção, há jogadores que vão e vêm, mas todos nós estamos presentes. Podermos contar com essa presença é importante para mim e para a equipa."
"Mal seria se não tivesse refletido sobre o jogo. Temos noção, até porque defrontámos a Sérvia por várias vezes. Conhecemos muito bem o adversário, eles também nos conhecem a nós, mas a determinação, agressividade e foco vão ser o que vai fazer a diferença, teremos de estar no nível mais alto. Quando isso está equilibrado, a nossa qualidade faz a diferença. Temos noção do jogo e vamos com muita vontade de ganhar".
"Não jogamos por vingança, é óbvio que essa situação (golo anulado a Ronaldo na Sérvia) não foi do nosso agrado, mas não é isso que vai fazer com que mudemos a maneira de ver o jogo. Para nós, isto trata-se de vontade de vencer por nós, por representar o nosso país. A vontade é muita, e dado o momento decisivo e o contexto, nada poderia ser maior que isso".
"Não diria que partimos em vantagem. A partir do momento em que pensamos assim, estamos a partir em desvantagem. A única maneira de encarar um jogo destes é entrar para ganhar. Tenho 99 jogos no total pela Seleção, tanto a AA como as mais jovens, e a mentalidade é a mesma de sempre, é a deste país".
"Nós sabemos bem daquilo que a equipa da Sérvia é capaz de fazer, mas também sabemos o que nós somos capazes de fazer. Já jogámos bastantes vezes entre nós, e sabemos onde estarão os pontos que poderão fazer a diferença no jogo, e temos de igualar a agressividade e a vontade de ganhar".