A Equipa das Quinas venceu, esta segunda-feira, a Alemanha, por 2-0, no último jogo no Torneio de Desenvolvimento. Trata-se da primeira vitória portuguesa sobre a Alemanha.
A Seleção Nacional sub-16 feminina venceu, esta segunda-feira, a Alemanha, por 2-0, no último jogo no Torneio de Desenvolvimento que se realizou em Vila Real de Santo António, naquela que se tornou a primeira vitória da história do futebol feminino português sobre as germânicas.
Após uma primeira parte bem disputada e onde o nulo se manteve, Portugal acabou por criar muitas situações de perigo no segundo tempo, os golos acabaram por surgir por intermédio de Carolina Santiago (52'), a aproveitar uma descoordenação defensiva germânica, e por Cíntia Martins (86'), numa excelente desmarcação.
Recorde-se que este encontro foi o segundo da Equipas das Quinas nesta prova, sendo que o primeiro terminou com uma vitória inglesa.
Susana Bravo em discurso direto:
"Conseguimos pôr em prática o nosso propósito para este Torneio de Desenvolvimento, que passava pelo crescimento da equipa, do grupo, pela capacidade de superação, pela evolução junto destes estímulos de enorme adversidade. As jogadoras conseguiram, com inteligência e enorme capacidade de organização, perceber a estratégia de jogo do adversário e, em simultâneo, manterem-se alinhadas e fiéis às nossas ideias de jogo. Revelaram um enorme equilíbrio emocional, num jogo de grande adversidade, contra uma seleção muito forte em todos os aspetos do seu jogo. Foi incrível tudo o que elas conseguiram fazer."
"Foi uma semana de trabalho de grande sentido de entrega e enorme atitude de todo o grupo, que, de forma responsável, e com foco. Tivemos um primeiro jogo de enorme adversidade e que nos proporcionou o crescimento que pretendemos e após este primeiro desafio refletimos em conjunto, demos continuidade a este caminho de desenvolvimento e de trabalho e preparámo-nos para um novo desafio que fechava esse período de concentração, que era o jogo com a Alemanha. Esta semana servia para dar continuidade às semanas anteriores. É continuar a trabalhar, é termos este período que nos permite explorar o nosso jogo, permite às jogadoras conhecerem-se melhor, trazerem o melhor delas para o nosso jogo e, sem dúvida que é este agregar e este coletivo que nos ajuda a crescer e a superarmo-nos nestes momentos que são estes jogos. E estes jogos são extraordinários e são eles que nos ajudam sem dúvida a estarmos mais próximos e a estarmos mais preparados para o futuro, nestes novos desafios que terão."
FICHA DE JOGO
ALEMANHA 0-2 PORTUGAL (0-0 ao intervalo)
Torneio de Desenvolvimento da UEFA
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
Árbitro: Diana Henriques
Assistentes: Cristiana Costa e Maria Inês Silva
4.º árbitro: Daniela Simões
ALEMANHA: Thea Farwick (Paula Hoppe, 45'), Leni Wileschek (Anouk Westphal, 69'), Lisa Baum (Katharina Mecik, 69'), Merita Gashi, Emily Wallrabenstein, Lilith Schmidt - Cap. (Amy Milz, 69'), Melina Kruger (Eva Hilsenberg, 69'), Laura Broring (Sara Sahiti, 45'), Teresa Buonarroti (Romy Wrigge, 45'), Olesja Arslan (Melina Walheim, 45') e Emma Wagner (Chiara Sillberstorff, 62')
Suplentes não utilizadas: Leah Blome e Leonie Schetter,
Treinadora: Sabine Loderer
Acção disciplinar: nada a assinalar.
PORTUGAL: Adelaide Paredes (Carolina Alves, 45'), Érica Cancelinha, Inês Meninas - Cap, Luana Rafael, Ana Filipa Ribeiro (Matilde Sousa, 90'), Rita Melo (Beatriz Pedras, 80'), Rita Almeida, Matilde Vaz (Matilde Nave, 45'), Maria Luíza Gaspar (Alice Reto, 64'), Neide Guedes (Cintia Martins, 64'), Carolina Santiago e Adelaide Paredes.
Suplentes não utilizadas: Sabrina Araújo, Matilde Faria, Maria Chaves, Luana Barata e Daniella Serrão.
Treinadora: Susana Bravo
Ação disciplinar: nada a assinalar.
Golos: 0-1 por Carolina Santiago (52'); 0-2 por Cíntia Martins (86')