Webinar sobre daltonismo no desporto

Responsabilidade Social

Evento integrado no projeto TACBIS acontecerá a 17 de maio.

A EFDN (Rede Europeia de Futebol para o Desenvolvimento), da qual a FPF faz parte, vai organizar um webinar sobre daltonismo no próximo dia 17 de maio, terça-feira, às 15h00 [hora de Lisboa]. 

Este evento está integrado no projeto europeu TACBIS, cujo objetivo é promover a inclusão de pessoas daltónicas no futebol, e as incrições já estão a decorrer AQUI.

Financiado pelo programa da Comissão Europeia ERASMUS+, o projeto TACBIS procura sensibilizar clubes e demais organizações ligadas ao futebol para os obstáculos que os daltónicos enfrentam no meio, e desenvolve ferramentas de acessibilidade para apoio a jogadores daltónicos, bem como a outros grupos na família do futebol, tais como adeptos.

Além da Federação Portuguesa de Futebol, o projeto TACBIS tem ainda como parceiros as federações de futebol de Isândia e Roménia, o clube dinamarqueês Randers FC, a NGO Colour Blind Awareness e a Universidade de Oxford Brookes.

O que é o daltonismo?

O daltonismo é a dificuldade ou incapacidade de uma pessoa distinguir algumas ou todas as cores. É uma das doenças genéticas mais comuns a nível mundial, no entanto é pouco reconhecida e mal compreendida. Vemos a cor através de células nervosas especiais nos nossos olhos, denominadas cones. Temos três tipos de cones, que absorvem a luz vermelha, azul ou verde. Em conjunto, estes três tipos de cones permitem-nos ver todo o espetro visível de cores, mas nas pessoas daltónicas um tipo de cone não funciona devidamente. Em cerca de 25% das pessoas daltónicas, um tipo de cone é praticamente inexistente. Por isso, enquanto as pessoas com visão normal conseguem ver o espetro visível completo, as pessoas com daltonismo veem muitas cores como sendo a mesma cor.

Quantos pessoas são afetadas pelo daltonismo em Portugal?

Em Portugal estima-se que 500 mil homens sofram de daltonismo, enquanto 27 mil mulheres vivem com essa condição no nosso país. Um número que daria para encher mais de 10 vezes os maiores estádios portugueses (com lotação para 50 mil e 60 mil lugares).

A nível mundial, um em cada 12 homens e uma em 200 mulheres sofrem desta doença, o que se traduz em cerca de 350 milhões de pessoas afetadas pelo daltonismo. Na Europa, são cerca de 34 milhões. Isso significa que muitos milhares de daltónicos podem ficar de fora do futebol.

Bruno Fernandes e Jéssica Silva são embaixadores

Os internacionais portugueses Bruno Fernandes e Jéssica Silva são embaixadores do projeto europeu "TACBIS - Tackling Colour Blindness In Sport", que significa, em tradução livre, "Confrontar o Daltonismo no Desporto". Em 2020 e em 2021, ambos assinalaram nas suas redes sociais o Dia Mundial do Daltonismo, que se celebra a 6 de setembro.

 


;

Notícias