Sporting ocupa o primeiro lugar

Futebol Fem. - Liga BPI

Grande golo de Smith na vitória sobre o Valadares Gaia por 2-0

Depois de consentir duas igualdades que lhe retiraram a possibilidade de passar para a primeira posição, o Sporting recebia o Valadares Gaia, colocado a meio da tabela e a realizar uma prova positiva. Desde cedo, a equipa leonina ocupou o seu meio campo ofensivo na procura do golo, perante um adversário com as linhas bem posicionadas a defender a baliza. Aos 14 minutos surgiu a primeira oportunidade para as leoas, quando Olivia Smith, servida por Jacynta Gala, rematou rasteiro, em zona frontal, para defesa apertada de Erin Seppi.

A formação de Gaia mostrava competência defensiva e o Sporting só conseguia assustar de bola parada, como, aos 25', num cabeceamento de Bruna Lourenço, após livre lateral cobrado por Fátima Dutra. O domínio da equipa da casa acentuava-se e Ana Capeta, por duas vezes, não conseguiu direcionar o remate. À passagem do minuto 41 aconteceu o momento da tarde: Fátima Dutra apontou um livre indireto, endossou a bola para Olivia Smith, com a canadiana a disparar, forte e colocado, ainda longe da grande área, e a fazer um grande golo, não dando qualquer hipótese à guardiã Erin Seppi. 

O segundo tempo começou com uma grande ocasião para o Sporting, quando Cláudia Neto isolou Olivia Smith, mas a jogadora leonina não conseguiu ultrapassar a guarda-redes gaiense. O conjunto leonino controlava todos os momentos do jogo e, aos 67', dispôs de uma grande penalidade, após falta de Sydney Parker sobre Cláudia Neto; escolhida para marcar, Joana Martins, com frieza, fez o 2-0. 

Até final, a partida desenrolou-se sem grandes lances para alterar o resultado, dos quais destacamos um livre direto apontado por Andreia Bravo para defesa de Seppi. Oportunidade ainda para assistir a uma reversão de decisão arbitral (de penalti para falta à entrada da área), comunicada em direto para jogadoras e público presente no estádio e em casa.

Com este triunfo, o Sporting está, à condição, em primeiro lugar com 30 pontos, enquanto o Valadares Gaia está na sexta posição com 18.

FICHA DE JOGO:

SPORTING CP 2-0 VALADARES GAIA FC (1-0 ao intervalo)
Liga BPI
13.ª jornada 
Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete

Árbitro: Inês Andrada
Árbitros assistentes: Vanessa Gomes e Vânia Almeida
Quarto árbitro: Sophie Rosa

SPORTING: Hannah Seabert; Ana Borges (cap.), Bruna Lourenço e Fátima Dutra (Mariana Rosa, 79'); Andreia Bravo, Joana Martins (Brenda Perez, 79'), Fátima Pinto e Olivia Smith (Maísa Correia, 79'); Ana Capeta (Brittany Raphino, 70'), Cláudia Neto e Jacynta Galabadaarachchi. 
Suplentes não utilizados: Carolina Jóia, Rita Fontemanha, Ana Teles, Rita Almeida e Alícia Correia.
Treinador: Mariana Cabral
Disciplina: cartão amarelo para Brittany Raphino (75')

VALADARES GAIA: Erin Seppi; Inês Queiroga (cap.), Sydney Parker, Marthe Enlid (Inês Barge, 93') e Mégane Sauvé; Shelby High, Mafalda Barboz (Inês Freitas, 93'), Cristiana Vieira (Barbosinha, 45') e Angeline da Costa; Izzy Glennon (Erica Meg, 45') e Malu Schmidt.
Suplentes não utilizados: Carol Alves, Ema Gonçalves, Cristina Ferreira e Amanda Cassidy.
Treinador: José Nando
Disciplina: cartão amarelo para Barbosinha (63') e Marthe Enlid (87')

Golos: 1-0 por Olivia Smith (41'), 2-0 por Joana Martins (g.p. 69')

Mulher do Jogo:

Olivia Smith (Sporting)

A jogadora do Sporting, Olivia Smith, foi o grande destaque da partida, sempre muito participativa no ataque, e a apontar o primeiro golo da sua equipa, num extraordinário remate de fora da área para mais tarde recordar.


;

Notícias