SL Benfica superior

Futebol Fem. - Liga BPI

Encarnadas vencem Torreense por 3-0, em jogo atrasado da 12.ª jornada.

As campeãs nacionais venceram, nesta manhã de quarta-feira, o Torreense por 3-0, num jogo em atraso da jornada 12 da Liga BPI. Com mais esta vitória, o Benfica reforçou a sua liderança na tabela classificativa, dispondo agora de mais quatro pontos que o Sporting. Uma vitória tranquila da melhor equipa. 

Compreensivelmente, o Benfica assumiu de início a iniciativa do jogo, instalou-se no meio campo contrário, soube trocar a bola com segurança, e lançou-se num ataque aberto, perante um adversário retraído, é certo, mas muito bem organizado, e sem deixar de acionar o contra-ataque e sobretudo por ação de Ava Seelenfreund, que, por duas vezes, conseguiu arranjar espaço para o remate, embora sem consequências. A equipa de Lisboa insistiu no ataque, procurando dar largura ao seu futebol, de preferência pelo lado esquerdo, e foi ameaçando a defesa contrária, que, nos primeiros 15’, conseguiu resolver os problemas levantados. 

Depois desse período inicial, o Benfica acelerou o seu jogo ofensivo, e o novo ritmo imposto permitiu-lhe finalmente construir boas situações de golo. Na primeira delas, o remate precipitado de Chandra Davidson foi interceptado por Ellie Walker (18’), e no minuto seguinte só a coragem da guarda-redes Makenna Gottschalk impediu o golo a Chandra Davidson, ao fazer muito bem a mancha. Nesta fase de grande assédio à área do Torreense, Marie Alidou e Anna Gasper dispuseram de novas boas situações, e no segundo caso só uma espectacular defesa da guarda-redes, mais uma, impediu o golo. 

O Benfica pressionava muito mais, é um facto, nesta fase de despedida da primeira parte, e sem surpresa o golo surgiu e numa jogada bem definida por Andreia Faria. A jogadora encarnada rececionou um passe fantástico de Ana Seiça (40’), avançou em velocidade pelo corredor esquerdo com a bola controlada, fletiu para o meio, e, já na área, rematou para o golo de abertura. E novo golo surgiu, já no fecho deste primeiro tempo, quando Marie Alidou, de cabeça, fez o 2-0, à entrada da pequena área, e na sequência de um pontapé de canto apontado por Anna Gasper. 

Com uma vantagem tão confortável, o Benfica abriu a segunda parte a mandar, de novo, no jogo, a trocar muito bem a bola, a jogar ao ataque, num ritmo médio, desta vez, mas completamente instalado no meio campo contrário, perante um adversário a defender cada vez mais atrás. Lúcia Alves teve no pé direito nova oportunidade (59’), depois de uma boa jogada de Chander, mas a guarda-redes Makkena Gottschalk voltou a provar que é bastante competente. O jogo ficou de sentido único, ou seja, as campeãs nacionais a assumirem sempre a iniciativa contra um adversário na expectativa. 

O treinador Gonçalo Nunes procurou, já nos últimos 20’, dar um novo ânimo ao seu ataque, trocando de avançadas, mas a sua boa intenção não teve resultados práticos, pois o Benfica nunca o permitiu. A equipa campeã nacional, agora com um ritmo mais baixo, o que se compreende e se justifica, afinal ganhava por 2-0, continuou a controlar o jogo e o adversário como bem o entendeu, e novo golo surgiu, já na fase de compensação, de grande penalidade, a castigar uma falta sobre Marie Alidou.

O penálti foi apontado por Pauleta com um remate de pé direito para o lado direito da guarda-redes que, por sua vez, se lançou para o lado contrário. Pauleta voltou onze meses depois à competição e da melhor maneira e depois de ter vencido uma difícil lesão. 

Confire aqui todos os resultados e a classificação geral

SL BENFICA 3-0 SCU TORREENSE (2-0  ao intervalo)
Liga BPI - Jornada 12
Campo n. 1, Benfica Campus

Árbitra: Sara Alves
Árbitras assistentes: Bebiana Soares e Cristiana Costa
Quarta árbitra: Liliana Duarte 

SL BENFICA: Lena Pauels, Marie Alidou, Ana Seiça, Andreia Faria (Paige Almendariz, 66’), Lúcia Alves (Daniela Silva, 66’), Carole Costa (Cap.) (Silvia Rebelo, 85’), Catarina Amado, Lara Martins, Anna Gasper (Pauleta, 81’), Chandra Davidson (Marta Cintra, 81’), Laís Araújo.
Suplentes não utilizadas: Carolina Vilão, Jéssica Silva, Christy Ucheibe, Andrea Fálcon.
Treinadora: Filipa Patão
Disciplina: cartão amarelo para Andreia Faria (50’), Catarina Amado (84’). 

SCU TORREENSE: Makenna Gottschalk, Carolina Correia, Rafa Sudré(Cap.) (Chinyelu Asher, 79’), Rafaela Rufino, Janaina Weimer (Abby Jacobs, 60’), Catarina Pereira, Ava Seelenfreund (Daniuska, 69’), Samara Lino, Ellie Walker, Margarida (Inês Silva, 79’), Maria Ferreira (Paloma, 69’). 
Suplentes não utilizadas: Leonor Faria, Sara Teixeira, Lara Pintassilgo, Bruna Ramos. 
Treinador: Gonçalo Nunes. 
Disciplina: nada a assinalar 

Golos: 1-0 (Andreia Faria, 40’), 2-0 (Marie Alidou (45’+1), 3-0 (Pauleta, 90’+2’). 

Mulher do jogo: Marie Alidou (SL Benfica). 

Marie Alidou em destaque
A avançada canadiana voltou a exibir-se num excelente plano, aliás como tem sido habitual. Alidou marcou mais um golo, o segundo desta vez, com um excelente golpe de cabeça, à entrada da pequena área, e na sequência de um pontapé de canto apontado por Anna Gasper. O penálti é sobre ela, já na despedida do jogo. Alidou esteve sempre muito ativa no ataque do Benfica e foi uma das grandes responsáveis por tudo o que de bom aí foi feito. 

 


;

Notícias