Seleção Sub-21

Tiago Tomás: "não podemos facilitar em nada"

Seleção Sub-21

Arranque dos trabalhos em Lagos com olhos postos no duelo diante das Ilhas Faroé

A Seleção Nacional Sub-21 trabalhou na tarde desta segunda-feira pela primeira vez em Lagos, arrancando, assim, os trabalhos de preparação para o duplo compromisso da Fase de Qualificação para o Europeu 2025, diante das Ilhas Faroé e da Croácia, no Estádio S. Luís, em Faro. A primeira partida realiza-se dia 21 de março, pelas 17h30, e a segunda partida no dia 26, à mesma hora, no mesmo local.

Numa sessão que contou com todo o grupo à exceção de Tomás Esteves que apresentou queixas físicas, o treino foi antecedido pela conferência de imprensa de Tiago Tomás. O avançado considera que a abordagem para os jogos não pode ser a pensar nas consequências que poderão trazer para a classificação, mas sim em a equipa focar-se em fazer o melhor possível. "A forma correta de olhar para os jogos não é já a pensar na tabela classificativa. Poderemos desenvolver muito mais a equipa e evoluir muito mais como equipa se pensarmos mais nos nossos momentos de jogo e na forma como podemos evoluir as nossas exibições. Tivemos um ou outro jogo em que não tivemos uma exibição ao nível que pretendíamos, especialmente ao nível de rapidez com bola e velocidade de circulação. Se fizermos bem as coisas, dificilmente não nos qualificaremos para o Europeu, porque temos qualidade para isso e nem sequer nos pode passar pela cabeça estar longe de o fazer”, disse.

O internacional português anteviu as duas partidas que se avizinham. “Sabemos que não são duas seleções do mesmo calibre. Devemos sempre respeitar as Ilhas Faroé, mas vamos encarar o primeiro jogo sabendo que somos superiores ao adversário, mas que não podemos em nada facilitar no jogo. Se fizermos o nosso trabalho e pusermos a nossa qualidade em campo, essa diferença irá refletir-se. Com a Croácia já vai ser diferente, são uma seleção talentosa, com muita qualidade, outro tipo de 'escola'. Vão ser dois jogos distintos, mas vamos estar preparados”, referiu.

Sobre as Ilhas Faroé, Tiago Tomás antecipa um jogo com maior iniciativa por parte da formação portuguesa. "Esperamos um jogo contra uma equipa com um bloco defensivo mais baixo, eles também terão noção que em termos de qualidade técnica estamos em níveis diferentes. Acredito que vamos ter mais iniciativa de jogo, algo que gostamos de ter, gostamos de ter bola e que a iniciativa parta de nós. Estamos preparados para isso e vamos encontrar as melhores formas de criar as oportunidades de golo", realçou.

Convocado há já três anos para este espaço, Tiago Tomás considera que mudou muito desde a sua estreia até este momento e realça a satisfação por pertencer a este grupo de trabalho. "Sou jogador completamente diferente, mais preparado e mais completo. Acima de tudo é um orgulho estar neste espaço já há três anos", confessou.

Numa convocatória com quatro caras novas, o avançado não tem dúvidas de que os 'caloiros' se irão integrar muito facilmente. "Há três anos, quando vim cá pela primeira vez, coube aos mais velhos receberem-me bem e foi isso que aconteceu. Agora é a minha vez de o fazer, mas os que cá estão já conhecem a maioria dos jogadores, portanto a integração é fácil. Somos um grupo muito aberto e somos muito unidos. Qualquer um deles vai-se sentir em casa facilmente", garantiu.

Recorde-se que Portugal é líder à condição do Grupo G, com quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos disputados. 

Eis a lista completa: 

Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);

Defesas: Eduardo Quaresma (Sporting CP), Leonardo Buta (Gil Vicente FC), Rafael Rodrigues (SL Benfica), Renato Veiga (FC Basel 1893), Tiago Santos (LOSC Lille), Tomás Esteves (Pisa SC) e Tomás Araújo (SL Benfica);

Médios: Bernardo Folha (FC Porto), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Estoril Praia), Martim Neto (Gil Vicente), Mateus Fernandes (Estoril Praia), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Vasco Sousa (FC Porto);

Avançados: Carlos Borges (AFC Ajax), Fábio Silva (Rangers FC), Pedro Santos (SL Benfica), Rodrigo Gomes (Estoril Praia), Tiago Tomás (VFL Wolfsburg) e Youssef Chermiti (Everton FC);

MAPA DE INTERNACIONALIZAÇÕES

HISTÓRICO COM A CROÁCIA

ACREDITAÇÃO MEDIA PARA OS JOGOS

Este jogos dão continuidade à qualificação lusa para o Euro 2025, onde Portugal tem como adversários igualmente, no Grupo G, as equipas da Andorra, Bielorrússia e Grécia. 

Programa geral:

19 de março de 2024 | terça-feira
10h00: treino (Cascade)
16h45: treino (Cascade)

20 de março de 2024 | quarta-feira
10h00: treino (Cascade)

21 de março de 2024 | quinta-feira
17h30: jogo Portugal x Ilhas Faroé (Estádio S. Luís, Faro)

22 de março de 2024 | sexta-feira 
10h00: treino (Cascade)

23 de março de 2024 | sábado
10h00: treino (Cascade)

24 de março de 2024 | domingo
10h00: treino (Cascade)

25 de março de 2024 | segunda-feira
10h00: treino (Cascade)

26 de março de 2024 | terça-feira
17h30: jogo Portugal x Croácia (Estádio S. Luís, Faro)

BILHETES PARA O JOGO

Já estão disponíveis os ingressos para ambas as partidas. 

Recorde-se que a partida diante das Ilhas Faroé realiza-se no dia 21 de março, pelas 17h30, no Estádio S. Luís, em Faro. Cinco dias depois, no mesmo local, à mesma hora, joga-se o duelo diante da Croácia. 

Estes ingressos têm um custo de quatro euros e podem ser adquiridos nas bilheteiras do estádio e na sede da Associação de Futebol do Algarve, localizada no Complexo Desportiva da Penha, em Faro. Saiba tudo aqui.

 


;

Notícias