Vitória por 2-1 na 19ª jornada da LIga BPI
O Damaiense venceu, nesta tarde de sábado, o Ouriense por 2-1, com o golo da vitória a surgir já na segunda parte, de penalty, e numa altura em que a sua equipa jogava com menos uma atleta por expulsão de Marta Ferreira. Com esta vitória, a equipa da Damaia sobe duas posições na tabela classificativa, ocupando agora o quarto lugar com 33 pontos, enquanto o seu adversário de hoje está na penúltima posição e com apenas 9 pontos.
A equipa da Damaia entrou forte e determinada no jogo, a reivindicar a posse de bola, a impor o seu futebol ofensivo, a correr riscos e a visitar com frequência a área contrária, e, assim sendo, foi natural que o primeiro golo tivesse surgido numa fase bastante madrugadora. Lidiane Antunes desenvolveu uma excelente jogada no corredor esquerdo, e, no momento oportuno, cruzou para a área, surgindo aí Marta Ferreira a tocar de primeira e de pé direito para o 1-0.Depois deste golo, marcado logo aos 8’, a equipa da Damaia insistiu no ataque, à procura de novo golo, ou seja, revelou atrevimento, e continuou a mandar no jogo e no adversário, mas desta vez sem a consistência até então revelada, enquanto o seu adversário, sem nada a perder, decidiu avançar linhas, procurando, deste modo, discutir o resultado. Essa sua maior coragem acabou por ser premiada, quando Tiffany Edialis recuperou uma bola no meio campo (24’) e, com um bom passe, isolou Jéssica Pastilha, que, já na área, de pé direito, rematou para o 1-1.
Daí e até ao intervalo, a equipa da casa voltou a assumir as despesas do jogo, quer dizer, jogou mais e jogou sobretudo melhor, perante um adversário que se defendeu com critério, mas sem deixar de contra-atacar. Lidiane Antunes teve uma boa ocasião para desfazer o empate (28’), mas o remate saiu-lhe mal; Cameirão, em ótima posição, rematou por cima (34’), e Raquel Ferreira (42’), sem oposição na área, cabeceou para fora. As locais voltaram a ser superiores, no fecho do primeiro tempo, enquanto o At. Ouriense procurou sobretudo segurar o empate, o que foi conseguido e sem grande dificuldade.
Na segunda parte, a equipa da casa voltou a impor-se desde o início, e, logo nos primeiros minutos, Lidiane Antunes teve uma nova ocasião para desfazer o empate. Valeu então a defesa com classe da guarda-redes Ana Rita Oliveira. Pouco depois, o Damaiense ficou privado de Marta Ferreira, que, numa atitude reprovável, foi expulsa, depois de ter dado um pontapé numa adversária. Nesta fase em que jogava com menos uma, as locais chegaram à vantagem, numa boa jogada de Lidiane Antunes, que, já na área, foi derrubada por Jéssica Pacheco. Assucena, na conversão do penalty, permitiu a defesa da guarda-redes, mas na recarga fez o 2-1.
A partir daí, o At. Ouriense tudo fez para chegar a novo golo, o que não conseguiu e por dois motivos: encontrou uma forte resistência do seu adversário na defesa da sua área, e depois não conseguiu ter uma boa elaboração no seu jogo ofensivo. A vitória, sofrida, acaba por se justificar num jogo bem disputando, e muito valorizado pela atitude competitiva da equipa de César Matias.
DAMAIENSE, 2 AT. OURIENSE, 1 ( 1-1 ao intervalo)
Liga BPI Jornada 19
Complexo Desportivo Eugénia e Joaquim Cannas da Silva
Árbitra: Maria Inês Andrade
Árbitras assistentes: Cristiana Costa e Vânia Almeida Quarta árbitra: Carlota Silva
DAMAIENSE: Melissa Dagenais, Inês Matos, Daniela Santos (Patrícia Barreiros, 90’+4’), Cameirão (Cap.), Melany Fortes (Jewel Boland, 66’), Assucena, Lidiane Antunes (Solange Carvalhas, 66’), Contente, Brianne Reed, Marta Ferreira, Raquel Ferreira (Carlota Cristo, 83’).
Suplentes não utilizadas: Adriana Rocha, Júlia Belizário, Sofia Belizário, Eduarda Curto, Inês Montez.
Treinador: Mar Arnason
Disciplina: cartão amarelo para Inês Matos (45’+2’); cartão vermelho para Marta Ferreira (59’).
AT. OURIENSE: Ana Rita Oliveira, Daiane Fogel (Cap.), Cristiana Duarte, Jéssica Pastilha (Meredith Hasnkenson, 82’), Daniela Pereira, Jéssica Pacheco, Kelli Swenson, Jessica Gonçalves (Lúcia Cruz, 82’), Beatriz Pinheiro (Catarina Marcos, 82’), Tiffany Eliadis, Eliane Manbolamo (Hanna Reynolds, 82’).
Suplentes não utilizadas: Ana Alves, Maria Vital, Alexis Lima, Bianca Antunes.
Treinador: César Matias
Disciplina: cartão amarelo para Jéssica Pacheco (61’).
Golos: 1-0 (Marta Ferreira, 8’), 1-1 ( Jéssica Pastilha, 24’), 2-1 (Assucena, 62’).
Mulher do jogo: Lidiane Antunes (Damaiense).
A avançada foi fundamental para mais esta vitória. Foi um elemento ativo e participativo no jogo ofensivo e esteve nos lances dos dois golos: assistiu no primeiro - um excelente cruzamento - e sofreu a falta de que resultou o penalty. Mais uma boa exibição desta atleta que faz da técnica e da velocidade as suas poderosas armas.