Vitória por 2-0.
O Valadares Gaia venceu, nesta manhã de sábado, o FC Famalicão, por 2-0, com golos de Izzy Glennon e Shelby High. A vitória não sofre qualquer contestação, pois as visitantes foram superiores em todos os capítulos do jogo. Com esta vitória, a equipa de Zé Nando sobe um lugar na classificação, é agora sexto com 33 pontos, enquanto o seu adversário de hoje se mantém na décima posição e com 13 pontos, o que significa dizer que está em situação difícil para se manter na Liga BPI.
O Famalicão encarou o Valadares Gaia com seriedade e compromisso, logo nos primeiros minutos, atacando-o sobretudo com determinação. Para tal, procurou assumir a iniciativa do jogo, embora sem exageros, e lançou-se num ataque consciente e organizado, perante um adversário, que, nesta primeira fase, se apresentou tranquilo, e com esta primeira intenção: defender com alta segurança, o que conseguiu e sem qualquer dificuldade, e sair em contra-ataque de forma elaborada, o que também foi bem conseguido.
Essa sua estratégia resultou em pleno, pois não só soube controlar com pulso forte as saídas da equipa minhota para o ataque, o que se traduziu na falta de oportunidades, como soube igualmente dar um impulso criativo às suas ações ofensivas. Malu Schmidt, numa arrancada vigorosa, foi decisiva para o golo de abertura, logo aos 6’, ao avançar com propósito pelo centro do terreno, tocando de seguida para lado esquerda para Mégane Sauve, que, com um cruzamento tenso, colocou a bola na área, surgindo, aí, Izzy Glennon a encostar para o 0-1. O Valadares Gaia chegava, assim, à vantagem, numa jogada prática e simples, o que contribuiu para reforçar os seus índices de confiança.
A equipa de Vila Nova de Famalicão tudo fez para despertar desta difícil situação, é um facto, mas é também verdade que nunca soube apresentar soluções credíveis, até ao intervalo, para driblar o resultado desfavorável. Sara Brasil, com iniciativas individuais, procurava animar a sua equipa, mas os seus esforços não tiveram a devida correspondência, pois a defesa do Valadares esteve sempre à altura das exigências. Aliás, a sua equipa não só teve um bom desempenho defensivo, com Louisa Aniwaa no comando das operações, como soube igualmente acumular oportunidades para reforçar a vantagem. Izzy Glennon ofereceu o golo a Malu Schmidt (30’), mas o remate saiu por cima; Schmidt voltou a dispor de uma ótima ocasião (34’), mas Croco evitou o golo; a guarda-redes brasileira voltou a negar o golo, desta vez a Erica Meg (37’), com uma defesa espectacular.
O FC Famalicão voltou ao jogo com uma grande força de vontade, procurando chegar ao golo do empate o mais rápido possível, mas o seu empenho e entusiasmo foram travados pelo adversário que, mais uma vez, se apresentou seguro e eficaz na defesa da sua área, mas sem deixar de ter a baliza contrária em ponto de mira, e sobretudo pelas ações desenvolvidas por Izzy Glennon e Malu Schmidt.
As locais tiveram mais bola, nesta última fase, atacaram mais, embora nem sempre bem, e chegaram ao golo do empate, numa desatenção de Angeline Costa, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo de Andrea Mirón (69’).
Na recta final do jogo, mais duas situações perigosas, uma em cada área, com Neuza Besugo (75’) a rematar com força à barra, naquela que foi a melhor oportunidade de golo do Famalicão, e, já no último minuto, Shelby High, à vontade na área, desfez com qualquer dúvida quanto ao resultado, ao fazer o 0-2. O Valadares Gaia justificou, pois, esta vitória, num jogo interessante, e no qual o seu adversário deu a réplica possível.
FICHA DE JOGO
FAMALICÃO, 0 VALADARES GAIA, 2 ( 0-1 ao intervalo)
Liga BPI
Jornada 20
Complexo Desportivo FC Famalicão, campo n. 2
Árbitra: Bárbara Domingues
Árbitras assistentes: Paula Pereira e Rafaela Almeida Quarta árbitra: Cátia Leitão
FC FAMALICÃO: Gabrielli Croco, Sara Monteiro, Raquel Infante, Paula Ferreira (Maria Negrão, 85’), Neuza Besugo, Regina Pereira (Cap.), Amber Tripp (Rita Dias, 59’), Andrea Mirón ( Kristina Maksuti, 79’), Mackenzie Cherry, Sara Brasil, Leandra Pereira.
Suplentes não utilizadas: Andrea Neves, Elisabete Silva, Carolina Pocinho, Ambrey Turner, Patricia Dias, Francisca Silva.
Treinador: Rui Baptista
Disciplina: nada a assinalar
VALADARES GAIA: Carol Alves, Louisa Aniwaa, Shelby High, Érica Meg (Inês Freitas, 90’+3’), Malu Schmidt (Cristina Ferreira, 90’+3’), Angeline Costa (Inês Barge, 87’), Mégane Sauve, Izzy Glennon (Maria Baleia, 70’), Inês Queiroga (Cap.), Cris Vieira (Barbosinha, 87’), Sydney Parker.
Suplentes não utilizadas: Erin Seppi, Ema Gonçalves, Margarida Teixeira.
Treinador: Zé Nando
Disciplina: cartão amarelo para Sydney Parker (44’).
Golos: 0-1 (Izzy Glennon, 6’), 0-2 (Shelby High, 90’).
Mulher do jogo: Izzy Glennon (Valadares Gaia).
Mulher do jogo
Izzy Glennon ( Valadares Gaia)
A avançada norte-americana fez um jogo sério e competente, e foi uma das principais intérpretes no ataque à baliza de Croco. Fez o golo de abertura, logo aos 6’, revelando nesse lance bom sentido de oportunidade. Esse golo contribuiu decisivamente para o reforço dos índices de confiança da equipa de Vila Nova de Gaia, que, a partir daí, se apresentou sempre tranquila. Izzy Glennon teve mais duas excelentes jogadas, pelo menos, que só não resultaram em golo, pois Malu Schmidt (30’) rematou por cima, e Cris Vieira (67’) permitiu o desarme oportuno. Uma boa exibição desta jovem avançada que animou bastante o ataque do Valadares Gaia.
Clique aqui para conferir todos os resultados e classificação