Triunfo por 1-0 sobre o Canelas complica contas de descida
O Anadia FC venceu, nesta noite de sábado, o CF Canelas, por 1-0, com golo de Tiago Leite (54’), o homem do jogo, e numa altura em que jogava com mais um homem - expulsão de Samu ao intervalo. Esta vitória da equipa de Filipe Moreira contribuiu para que a questão da despromoção fosse adiada para a última jornada. Destas três equipas - Canelas, Anadia e Vianense - duas delas vão descer.
Anadia e Canelas agarraram-se a este jogo com a forte decisão de reforçarem as suas esperanças para se manterem na Liga 3 na próxima época. De um lado e do outro houve, pois, prudência na abordagem inicial, pois nenhuma das equipas quis ser atraiçoada por algum erro não previsto no guião. O que resultou daqui é fácil de explicar: uma estratégia cuidada na primeira fase, onde cada uma das equipas procurou, sobretudo, ter um bom posicionamento no terreno de jogo, evitando assim qualquer erro comprometedor. É certo que os locais foram mais audazes na procura do golo, avançando com mais energia e determinação, perante um adversário mais comedido nessas tarefas ofensivas. A primeira situação de perigo real surgiu, aos 17’, num livre de Alvarinho, em zona frontal e próximo do risco da grande área: o avançado do Anadia rematou forte e colocado, de pé esquerdo, ao ângulo superior esquerdo da baliza, mas o guarda-redes Bruno Pereira correspondeu com uma defesa espectacular.
Nesta primeira etapa, o jogo desenvolveu-se mais no meio-campo da equipa de Vila Nova de Gaia, com o Anadia a ter mais bola, a procurar com mais entusiasmo o golo, mas sem a devida capacidade para penetrar na defesa contrária, que, até ao intervalo, teve um comportamento digno, resolvendo sem dificuldade todos os problemas que lhe foram colocados.
Rodrigo Mathiola procurou pôr alguma ordem e critério no meio-campo, mas as suas boas ações não tiveram efeitos práticos, pois apresentou-se muito só nessa batalha.
Apesar de tudo, os locais esforçaram-se bastante para desfazer o empate, aproximando-se com naturalidade da baliza do Canelas, mas só por uma vez é que tiveram uma boa ocasião para o golo, quando Alvarinho, de novo na execução de um livre (35’), obrigou Bruno Pereira a nova excelente defesa.
Do lado contrário, há a registar uma só oportunidade, quando Hamed Doukouré, no momento do remate (42’), em posição privilegiada na área, permitiu o desarme. O Anadia assumiu mais iniciativa na primeira parte, é um facto, mas as suas duas ocasiões para chegar ao golo só surgiram em lances de bola parada, o que premiou, de facto, a boa organização da equipa de Lomba, e sobretudo do seu guarda-redes que teve duas intervenções de alto nível.
A segunda parte abriu com o Canelas a jogar com menos um homem - expulsão do capitão Samu, num incidente ao intervalo e a caminho dos balneários - o que facilitou a vida ao adversário. Essa situação contribuiu para que os bairradinos se tivessem apresentado com muito mais confiança, e, no espaço de dois minutos, construíram duas situações de golo. Mathiola rematou, à entrada da área (48’), para nova defesa atenta de Bruno Pereira, e Gonçalo Cunha, de cabeça, atirou ao lado, na sequência de um livre apontado por Alvarinho.
Numa fase em que o Anadia pressionava bastante, o golo surgiu, um grande golo de Tiago Leite (54’), e a passe de Junilson Cá. A bola foi colocada na área, e Tiago Leite, de pé direito, sem deixar a bola cair, fez o 1-0.
Na situação de vantagem, os locais resguardaram-se um pouco, é bem verdade, mas sem deixarem de procurar novo golo, que esteve aliás para surgir, quando Alvarinho se isolou (69’), mas só com o guarda-redes pela frente rematou à trave, perdendo, assim, a possibilidade de resolver o jogo.
O treinador da equipa de Vila Nova de Gaia decidiu correr todos os riscos, na parte final do jogo, reforçando o seu ataque, e por três vezes a sua equipa esteve próxima do 1-1, quando o defesa Gonçalo Cunha tirou a bola em cima do risco da baliza (77’), na sequência de um pontapé de canto, e quando Lixa com um forte pontapé, à entrada da área (90’+4’), rematou junto ao poste. Já em cima do apito final, e de novo na sequência de um canto, o corte decisivo de um defesa da casa evitou o empate.
ANADIA FC 1-0 CF CANELAS (0-0 ao intervalo)
Liga 3
Fase de Manutenção, série 1
Jornada 9
Estádio Municipal Engº Sílvio Henriques Cerveira
Árbitro: Sérgio Jesus
Árbitros assistentes: Joaquim Gato e Miguel Martins
Quarto árbitro: Fábio Silva
ANADIA FC: Tiago Martins, Ronaldo Rodrigues, Gonçalo Cunha, Bruno Carvalho, Eurico Lima ( Cap.), Tiago Leite (João Cunha, 90’+1’), Junilson Cá, Rodrigo Mathiola (Gustavo Moura, 64’), Alvarinho (Perdigão, 77’), Tito Júnior, Sana Gomes (Breno Teixeira, 80’).
Suplentes não utilizados: Carlos Peixoto, Nuno Martins, André Leal, Pisco.
Treinador: Filipe Moreira
Disciplina: cartão amarelo para Eurico Lima (45’), Tito Júnior (72’), Bruno Carvalho (79’ e 90’), Tiago Martins (90’+5’), Gustavo Moura (90’+6’). Cartão vermelho para Carlos Peixoto (45’) e Bruno Carvalho (90’).
CF CANELAS: Bruno Pereira, Luís Simão, Jorge Silva, Samu (Cap.), Carvalho (Jorginho, 74’), Emanuel, David Sousa (Lixa, 74’), Chico Sousa (Vitor Bastos, 85’), Alex Tank, Hamed Doukouré (Francisco Ribeiro, 59’), Luan.
Suplentes não utilizados: Matos, João Soares, Dani, Afonso Sousa.
Treinador: Pedro Lomba
Disciplina: cartão amarelo para Jorge Silva (15’), Carvalho (34’), Francisco Ribeiro (86’). Cartão vermelho para Samu (45’).
Golos: 1-0 Tiago Leite (54’)
Homem do jogo: Tiago Leite (Anadia).
Confira aqui os resultados e as classificações
Homem do jogo
Tiago Leite (Anadia FC)
Fez o golo da vitória, um grande golo, registe-se. O avançado do Anadia marcou forte presença no ataque, e foi sempre uma séria ameaça à defesa do Canelas. Um bom jogo de um bom jogador.