Portugal entra com o pé direito no europeu

Seleção Sub-17

Vitória por 1-2 frente a Espanha. Segue-se a Inglaterra, na próxima sexta-feira.

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

A Seleção Nacional Sub-17 venceu, esta terça-feira, a Espanha, por 1-2, na estreia no Campeonato da Europa da categoria. 

Os golos de Cardoso Varela (25') e Rodrigo Mora (33') selaram a vitória lusa, com Daniel Yañez (20') a marcar para os espanhóis, no Estádio Ethnikos Achnas.

A partida começou com ambas as equipas a quererem assumir as despesas do encontro, procurando atacar sempre que possível. Ainda assim, a primeira grande oportunidade de golo aconteceu ao minuto 3, quando Eduardo Felicíssimo cabeceou para grande defesa do guardião espanhol, após cruzamento espectacular de Geovany Quenda. 

A partir daí, a Espanha subiu as linhas e criou perigo em três ocasiões, aos minutos 9 e 10. Na primeira, o remate saiu desviado para canto. Na sequência dessa bola parada, o cabeceamento saiu perto da baliza portuguesa. Um minuto depois, foi Rui Silva com um grande corte a impedir o primeiro tento espanhol.

A pressão espanhola não cedia e Portugal ia ficando cada vez mais confinado ao seu último terço. Aos 15', quase se gritou golo, mas o remate espanhol saiu ao poste. Aos 16', nova oportunidade com um cabeceamento a sair pouco por cima do travessão português. 

O marcador viria a ser aberto ao minuto 20', com Daniel Yañez a surpreender na cobrança de um livre direto a defensiva portuguesa e a rematar direto. 

A reação portuguesa surgiu cinco minutos depois e em grande estilo. João Simões recuperou a posse de bola junto à grande área portuguesa, contemporizou e lançou Martim Cunha na esquerda. O lateral-esquerdo lançou imediatamente Cardoso Varela em velocidade e o extremo português fez uso da sua rapidez para entrar na área e desviar o esférico do guardião adversário. Grande reação lusa numa grande jogada coletiva. Estava reestabelecida a igualdade.

Portugal ficou galvanizado com o golo e três minutos depois, Geovany Quenda rompeu na direita e obrigou o guardião espanhol a mais uma grande defesa para evitar a reviravolta no marcador.

Não tardou muito o segundo golo português. Gabriel Silva foi lançado em profundidade, resistiu à tentação de rematar, contemporizando pela entrada de um colega. O passe para Rodrigo Mora obrigou o médio português a receber primeiro, mas atirou de seguida a contar com força para o fundo da baliza adversária. Mais um grande golo de Portugal, numa altura em que estava conseguida a revitavolta na partida. 

O 41.º minuto quase que trouxe o terceiro golo português, mas Gabriel Silva viu o seu cabeceamento negado por mais uma grande intervenção do guardião espanhol, que começava a assumir-se como uma das figuras da partida. No minuto seguinte, foi a Espanha a dispor de uma boa oportunidade, mas o remate saiu ao lado da baliza portuguesa.

A partida chegou ao intervalo com Portugal em vantagem no marcador, por 2-1. Ambas as equipas tiveram oportunidades para fazer mais golos, mas a vantagem portuguesa justificava-se, depois de um período inicial de jogo de maior controlo por parte dos espanhóis. 

A segunda metade começou a todo o vapor com a Espanha a enviar uma bola ao poste no primeiro minuto e Gabriel Silva a desperdiçar em posição privilegiada no segundo. 

Após uma toada mais morna, Portugal voltou a estar muito próximo de marcar e de forma inesperada. Incursão de Duarte Soares pela direita e o cruzamento do lateral-direito vai direto à barra da baliza espanhola (68').

À entrada para os minutos finais, Diogo Ferreira foi chamado a intervir, primeiro aos 80' e posteriormente aos 83', com duas grandes intervenções a negar o empate à formação espanhola. Já no tempo de compensação, Afonso Meireles teve nos pés o terceiro lusitano, com o guardião Alvaro Gonzalez a impedir o golo do jovem internacional português.

A Equipa das Quinas soma, assim, os primeiros três pontos na prova, assumindo, provisoriamente, a primeira posição do Grupo D. O outro jogo do agrupamento, a colocar frente-a-frente a França e Inglaterra, está agendado para as 18h30 portuguesas.

Recorde-se que além da formação de 'nuestros hermanos, a Equipa das Quinas vai defrontar, no Grupo D, as seleções da França e da Inglaterra. No dia 24, a Equipa das Quinas defrontará, na segunda ronda, a congénere inglesa e terminará a fase de grupos a 27, diante da França.

Apuram-se para os quartos de final, marcados para 29 e 30 de maio, os dois primeiros classificados de cada grupo em competição. As meias-finais jogam-se dia 2 de junho e a final está agendada para dia 5.

FICHA DE JOGO 

ESPANHA 1-2 PORTUGAL (1-2 ao intervalo)

Fase de Grupos do Euro 2024
1ª Jornada do Grupo D
Estádio Dasaki Achnas

Árbitro: Nenad Minakovic (Sérvia)
Árbitros assistentes: Nikola Borovic (Sérvia) e Marek Podany (Chéquia)
Quarto árbitro: Jan Petrik (Chéquia)

ESPANHA (11 inicial): Manu González (Alvaro Gonzalez, 67'), Jesus Fortea, Joan Martínez, Landry Farré (Albert Navarro, 67'), Diego Aguado, Juan Hernández, Marc Bernal (Pol Duran, 76'), Quim Junyent - Cap., Daniel Yañez, Adrian Arnucio (Sydney Osazuwa, 76') e Guillermo Fernandez (David Otorbi, Int.).
Suplentes: Andres Cuenca, Aboubacar Sangare, Paulo Iago, Igor Oyono Oyana. 
Treinador: Hernán Pérez
Disciplina: cartão amarelo a Marc Bernal (57') e a Juan Hernández (final do jogo)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo (David Daiber, 76'), João Simões - Cap. (Afonso Meireles, 68'), Rodrigo Mora (João Trovisco, 88'), Geovany Quenda, Gabriel Silva (Afonso Patrão, 68') e Cardoso Varela (Eduardo Fernandes, 76').
Suplentes: Miguel Gouveia, Edgar Mota, Afonso Sousa e Tiago Ferreira.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo para Eduardo Felicíssimo (75'), a Rodrigo Mora (84') e a Geovany Quenda (final do jogo)

Golos: 1-0 por Daniel Yañez (20'); 1-1 por Cardoso Varela (25'); 1-2 por Rodrigo Mora (33')

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Programa da Equipa das Quinas*:

22 de maio de 2024 | quarta-feira
17h30: treino

23 de maio de 2024 | quinta-feira
11h00: treino

24 de maio de 2024 | sexta-feira
20h30: jogo Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos Epistrofi)

25 de maio de 2024 | sábado
17h30: treino

26 de maio de 2024 | domingo
11h00: treino

27 de maio de 2024 | segunda-feira
20h30: jogo Portugal x França (Estádio Ammochostos Epistrofi)

*Horários locais. Em Chipre são mais duas horas do que em Portugal Continental. A restante programação será divulgada oportunamente em fpf.pt.

Eis o calendário do Grupo D*:

21 de maio de 2024
16h00: Espanha x Portugal (Estádio Dasaki Achnas, Achnas)
18h30: França x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

24 de maio de 2024
18h30: França x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)
18h30: Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

27 de maio de 2024
18h30: Portugal x França (Estádio Ammochostos, Larnaca)
18h30: Inglaterra x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias