Cada vez mais perto dos quartos de final

Seleção Sub-17

Portugal derrota Inglaterra por 4-1.

A Seleção Nacional de Sub-17 está muito perto de assegurar a passagem para os quartos de final do Europeu de Sub-17, após ter vencido esta sexta-feira Inglaterra por 4-1 na segunda jornada da Fase de Grupos do Campeonato da Europa, que se realiza em Chipre.

No outro jogo do agrupamento, a França bateu a Espanha por 1-0, adiando, assim, o apuramento português.

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

Após terem vencido na primeira jornada, ambas as formações lutavam para conquistarem mais três pontos e, possivelmente, o apuramento para a fase seguinte. Portugal garantia a passagem aos quartos de final se vencesse a congénere inglesa e a Espanha não perdesse com a França no outro jogo do grupo, que decorria em simultâneo. Foi a segunda parte do cenário que não se concretizou.

À entrada para esta partida, Portugal estava avisado para os perigos da formação inglesa, sendo que um deles é a habitual forma intensa como entram nas partidas. Não foi, portanto, surpreendente que, aos seis minutos de jogo, o conjunto britânico já tivesse disposto de três boas oportunidades de golo, praticamente seguidas. Nas duas primeiras, Diogo Ferreira manteve o empate com excelentes defesas e na terceira o remate foi bloqueado pela defensiva portuguesa, não deixando, ainda assim, de criar algum perigo.

A reação portuguesa chegou por intermédio de Rodrigo Mora, em duas ocasiões. Na primeira (12'), o médio português recebeu em posição privilegiada, rodou na grande área, mas rematou ao lado, de pé esquerdo. Na segunda (16'), numa transição ofensiva, tentou colocar, de pé direito, a bola em jeito no poste mais distante, mas o remate saiu por cima. Também Cardoso Varela (22') esteve perto do golo, com o remate a sair por cima.

A Inglaterra voltou a dar sinal de perigo ao minuto 24, mas Diogo Ferreira correspondeu com uma defesa monumental, negando, assim, o primeiro da partida.

O primeiro golo surgiu ao minuto 35 e para Portugal. Um verdadeiro golaço de Rodrigo Mora (35') que do meio da rua disparou para o fundo da baliza inglesa. Era o segundo tento do centrocampista no Campeonato da Europa e o primeiro sofrido pela Inglaterra, na prova. 

A vantagem portuguesa não durou muito, já que ao minuto 43, numa boa jogada de entendimento da formação inglesa, Mikey Moore atirou a contar para o empate.

O empate a uma bola foi o resultado que ambas as equipas levaram para os balneários. 

No reatamento da partida, a Inglaterra deu o primeiro aviso ao minuto 47', com um cruzamento venenoso a atravessar toda a grande área e a sair bem perto do poste direito do guardião português. Contudo, foi Portugal a voltar a ficar na frente do marcador. Até então um pouco desaparecido do jogo, Cardoso Varela consegue ganhar na velocidade no flanco esquerdo, recebendo com classe o passe em profundiade, entra na grande área, contemporiza pela entrada de um companheiro e coloca no meio, onde surge Rodrigo Mora a ter apenas que encostar para o bis na partida. 

Num jogo de parada e resposta, a Inglaterra esteve perto do 2-2 no minuto seguinte, mas a bola saiu por cima da baliza de Diogo Ferreira. Ao minuto 52' nova tentativa, mas o remate de fora da área saiu ao lado. Não há duas sem três e o minuto 55' trouxe a oportunidade mais perigosa da segunda parte para os ingleses. No entanto, o guardião português realizou mais uma fantástica defesa.

A Inglaterra desaproveitou a onda de oportunidades e foi Portugal a dilatar a vantagem, fruto de mais uma arrancada na esquerda de Cardoso Varela. O extremo voltou a colocar no meio, mas desta feita foi Gabriel Silva (64'), após simulação de Rodrigo Mora, a atirar a contar.

Os comandados de João Santos estavam com a corda toda e o quarto golo surgiu logo a seguir (68'). Arrancada de Geovany Quenda da direita para o meio, Rodrigo Mora surge isolado, passa pelo guarda-redes e surge Afonso Patrão, entrado segundos antes, a fazer o quarto golo para grande festa portuguesa.

Até ao final da partida, a Inglaterra ainda ameaçou reduzir numa ou noutra ocasião, mas sempre sem ameaçar verdadeiramente a vitória portuguesa. 

Triunfo justo de Portugal, a conseguir, uma vez mais, provar dentro de campo toda a qualidade desta equipa perante um dos teóricos candidatos ao título. Os comandados de João Santos estão de parabéns e estão a um pequeno passo dos quartos de final. 

Eis as informações do jogo:

FICHA DE JOGO 

PORTUGAL 4-1 INGLATERRA (1-1 ao intervalo)

Fase de Grupos do Euro 2024
2ª Jornada do Grupo D
Estádio Ammochostos Epistrofi

Árbitro: Menelaos Antoniou (Chipre)
Árbitros assistentes: Kyriakos Sokratous (Chipre) e Luka Pusic (Croácia)
Quarto árbitro: Ante Culina (Croácia)

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Duarte Soares (Edgar Mota, 79'), Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, David Daiber, João Simões (Afonso Meireles (67'), Rodrigo Mora, Geovany Quenda (Tiago Ferreira, 79'), Gabriel Silva (Afonso Patrão, 67') e Cardoso Varela (João Trovisco, 75').
Suplentes não utilizados: Miguel Gouveia, Afonso Sousa, Eduardo Felicíssimo e Eduardo Fernandes.
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo para Duarte Soares (74')

INGLATERRA (11 inicial): Spike Brits, Christian McFarlane (Harry Amass, 70'), Ollie Harrison, Kian Noble, Christopher Rigg - Cap. (Callum Olusesi, 70'), Shumaira Mheuka (Baylee Dipepa, 62'), Ethan Nwaneri (Jack Fletcher, 70'), Mikey Moore (Christian Dunbar-McDonald, 85'), Samuel Amissah e Divine Mukasa.
Suplentes não utilizados: Oliver Whatmuff, Leo Shahar, Stephen Mfuni, Jaden Dixon, Luca Fletcher. 
Treinador: Greg Lincoln
Disciplina: -.

Golos: 1-0 por Rodrigo Mora (34'); 1-1 por Mikey Moore (43'); 2-1 por Rodrigo Mora (48'); 3-1 por Gabriel Silva (64'); 4-1 por Afonso Patrão (68').

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Programa da Equipa das Quinas*:

25 de maio de 2024 | sábado
17h30: treino

26 de maio de 2024 | domingo
11h00: treino

27 de maio de 2024 | segunda-feira
20h30: jogo Portugal x França (Estádio Ammochostos Epistrofi)

*Horários locais. Em Chipre são mais duas horas do que em Portugal Continental. A restante programação será divulgada oportunamente em fpf.pt.

Eis o calendário do Grupo D*:

21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal 
França 0-4 Inglaterra 

24 de maio de 2024
18h30: França x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)
18h30: Portugal x Inglaterra (Estádio Ammochostos, Larnaca)

27 de maio de 2024
18h30: Portugal x França (Estádio Ammochostos, Larnaca)
18h30: Inglaterra x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias