Equipa das Quinas segue em frente no Campeonato da Europa. Segue-se a Polónia, dia 30, às 18h00.
A Seleção Nacional Sub-17 garantiu a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa e o primeiro lugar do Grupo D, apesar de uma derrota frente a França, por 2-1, na terceira e última jornada do Grupo D.
No mesmo grupo D, a Inglaterra venceu a Espanha, por 3-1, e garantiu o segundo posto. A França, que fez os mesmos seis pontos que lusos e britânicos, perdendo na diferença de golos, e a Espanha estão fora do Euro.
Portugal enfrentará a Polónia, segunda classificada do Grupo C, atrás de Itália, na próxima quinta-feira. A partida está agendada para as 18h00 de dia 30, no Estádio Antonis Papadopoulos.
A precisar de vencer, por ventura até por números expressivos, a França entrou com tudo, como já se esperava. Fazendo uso do seu poderio físico para ganhar nos duelos, a primeira grande chance de golo gaulesa surgiu logo aos três minutos, com a bola a bater com estrondo no poste direito de Diogo Ferreira. Dois minutos depois, foi um remate prensado que quase traiu o guardião português.
A grande ocasião seguinte acontece apenas praticamente vinte minutos depois, também para a seleção francesa, mas o cabeceamento na pequena área portuguesa saiu muito desviado.
A partida estava dividida, Portugal ia tendo algumas aproximações à baliza francesa, mas não conseguia criar grandes ocasiões, apesar de ter mais bola.
O primeiro golo surgiu ao minuto 37', com uma arrancada pelo lado esquerdo a culminar num remate de Sternal (36') em posição frontal na grande área.
Este golo acordou Portugal que igualou na jogada seguinte, no primeiro remate que fez à baliza. Afonso Patrão, avançado que mereceu a confiança do Treinador Nacional João Santos para esta partida, recebeu na grande área o passe de Rodrigo Mora, rodou e de pé direito atirou para o fundo das redes francesas. Um grande golo do camisola 19 português, que marcava pelo segundo jogo consecutivo na prova.
As equipas recolheram, então, aos balneários igualadas a uma bola, um resultado que garantia a Portugal não só o apuramento, como o primeiro lugar do grupo.
A segunda parte arrancou com maior folgor da França que precisava de uma vitória para poder sonhar com o apuramento, já que no outro jogo do grupo o resultado não ia ajudando a formação gaulesa. Ao minuto 49, Diogo Ferreira foi chamado à ação, respondendo da melhor forma, com os pés, a uma investida pelo lado esquerdo.
Perante uma segunda parte muito dividida, a França chegou novamente à vantagem ao minuto 82', com Molebe a conseguir isolar-se perante Diogo Ferreira e a atirar a contar.
O minuto 88' trouxe dupla ocasião de muito perigo para a França. Na primeira, Diogo Ferreira foi absolutamente enorme na baliza, com uma mancha brutal a negar o 1-3. Na segunda, a recarga saiu desviada para canto. No minuto seguinte, mais uma enorme intervenção do guardião português.
Até final, Portugal segurou a desvantagem mínima que lhe garantiu o primeiro lugar no grupo e um lugar nos melhores oito europeus.
FICHA DE JOGO (em atualização)
PORTUGAL - FRANÇA
Fase de Grupos do Euro 2024
3ª Jornada do Grupo D
Estádio Ammochostos Epistrofi
Árbitro: Radoslav Gidzhenov (Bulgária)
Árbitros assistentes: Petar Velizarov Mitrev (Bulgária) e Victor Skytte (Dinamarca)
Quarto árbitro: Jakob Alexander Sundberg (Dinamarca)
PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Edgar Mota, Rui Silva, Rafael Mota, Martim Cunha, David Daiber (Eduardo Felicíssimo, 65'), João Simões - Cap. (Afonso Meireles, 77'), Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Afonso Patrão (Gabriel Silva, 65') e Cardoso Varela (João Trovisco, 77').
Suplentes: Miguel Gouveia, Duarte Soares, Afonso Sousa, Tiago Ferreira e Eduardo Fernandes.
Treinador: João Santos
Disciplina:
FRANÇA (11 inicial): Jules Stawiecki, Marius Louer, Kouakou Gadou - Cap., Mustapha Sissoko (Idriss Planeix, 68'), Iliesse Salhi, Pape Cabral (Darryl Bakola, 68'), Mathys Angely, Yanis Sellami (Quentin Ndjantou, 61'), Enzo Sternal, Mohamed Kader Meité (Enzo Molebe, Int.) e Rayane Messi (Ibrahim Yayiya Kanté, 80').
Suplentes: Mathys Niflore, Yael Thebault, Félix Bienck e Kylian Kouakou.
Treinador: José Alcocer
Disciplina: cartão amarelo a Mathys Angely (66')
Golos: 0-1 por Sternal (36'); 1-1 por Afonso Patrão (38'); 1-2 por Molebe (82')
Eis a convocatória portuguesa:
Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);
Programa da Equipa das Quinas*:
27 de maio de 2024 | segunda-feira
20h30: jogo Portugal x França (Estádio Ammochostos Epistrofi)
*Horários locais. Em Chipre são mais duas horas do que em Portugal Continental. A restante programação será divulgada oportunamente em fpf.pt.
Eis o calendário do Grupo D*:
21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal
França 0-4 Inglaterra
24 de maio de 2024
França 1-0 Espanha
Portugal 4-1 Inglaterra
27 de maio de 2024
18h30: Portugal x França (Estádio Ammochostos, Larnaca)
18h30: Inglaterra x Espanha (Estádio Antonis Papadopoulos, Larnaca)
*Horários de Portugal Continental