Reviravolta épica coloca Portugal na final!

Seleção Sub-17

Portugal vence a Sérvia, por 3-2 e está na final do Campeonato da Europa

MEDIA GUIDE DA COMPETIÇÃO

A Seleção Nacional Sub-17 venceu, este domingo, a Sérvia, por 3-2, nas meias-finais do Campeonato da Europa da categoria, após uma vitória com direito a reviravolta. A Equipa das Quinas começou a perder por 0-2, mas com uma segunda parte de excelência operou a reviravolta, com golos de Gabriel Silva (60'), Rodrigo Mora (89') e João Trovisco (90'+5). Segue-se o vencedor do encontro entre a Dinamarca e a Itália.

Portugal regressa, assim, a uma final de uma prova onde já não estava presente desde 2016. Na altura, a Equipa das Quinas conquistou o título nas grandes penalidades, frente à Espanha, numa geração onde atuavam nomes que agora integram a Seleção A, tais como Diogo Costa, Diogo Dalot e Rafael Leão.

Eis o filme do jogo:

A partida começou a um ritmo frenético, com ambas as equipas a disporem de boas ocasiões para inaugurarem o marcador. Aos 2 minutos, Diogo Ferreira foi obrigado a defender para canto um bom remate de meia distância, sendo que desse canto resultou uma transição ofensiva para Portugal que quase dava em golo, devido às tentativas de Cardoso Varela e Rodrigo Mora. Aos 8' e aos 10', novas aproximações sérvias bem defendidas pelo guardião português.

À passagem do 12.º minuto, Geovany Quenda quase fez o primeiro do encontro, mas a incursão do extremo para o meio culminou com um disparo à barra da baliza sérvia. Aos 18' foi Cardoso Varela a desperdiçar na cara do guardião adversário, após um passe estrondoso de Rodrigo Mora. 

Não marcou Portugal, adiantou-se a Sérvia, aos 22 minutos. Jogada de entendimento no lado direito da defesa portuguesa, com Mihajlo Cvetkovic a atirar forte e rasteiro, sem hipótese de defesa para o guardião luso.

O 2-0 esteve próximo de acontecer cinco minutos depois, mas o tento saiu ligeiramente ao lado do ângulo superior direito. No minuto seguinte, foi Portugal a dispôr de uma enorme oportunidade de golo, com o remate de Rodrigo Mora, após excelente trabalho de Gabriel Silva a ser cortado em cima da linha de golo. 

A sorte do jogo não estava definitivamente com Portugal e a Sérvia fez o segundo golo num lance bem demonstrativo disso (38'). Abertura na esquerda, remate para defesa de Diogo Ferreira. O guardião não agarra a bola e esta bate em Eduardo Felicíssimo, entrando para a baliza.

Aos 43', um escorregão na defensiva portuguesa quase deu o terceiro golo à Sérvia, mas a bola bateu no poste esquerdo de Diogo Ferreira. 

Na segunda parte, Portugal entrou a procurar ser mais acutilante ofensivamente, enquanto a Sérvia ia procurando sair em contra-ataque ou transições rápidas. Numa delas (53'), ia fazendo golo, depois de um jogador passar por Diogo Ferreira e atirar à barra da baliza portuguesa.

Aos 55' clamorosa oportunidade para Portugal reduzir, mas Quenda preferiu servir Gabriel Silva quando estava em posição privilegiada. O extremo português, contudo, não efectuou o passe nas melhores condições. O remate posterior de Eduardo Fernandes saiu por cima.

O golo português acabou mesmo por surgir ao minuto 60', com Geovany Quenda, na conversão de um livre direto, a cruzar de forma venenosa, com a bola a bater na cabeça de Gabriel Silva e desviar num adversário antes de entrar na baliza. Estava reduzida a diferença no marcador. 

O empate podia ter surgido ao minuto 68', mas faltou clarividência a Afonso Patrão, no cara-a-cara com o guardião adversário. Aos 70', o remate de Rodrigo Mora saiu pouco ao lado.

Portugal ia exercendo uma pressão asfixiante, mas a Sérvia ia-se aguentando como podia. A ineficácia do encontro dos quartos de final, diante da Polónia, aparecia bem evidente também nesta partida. 

Aos 78 minutos, grande oportunidade para a Sérvia, mas Rui Silva foi enorme e impediu o 3-1.

Aos minuto 89, num final de loucos, as estrelas alinharam-se: cruzamento de Edgar Mota na direita e Rodrigo Mora, de primeira, a desviar para o empate, deixou tudo em aberto no encontro da meia-final.

E quando todos já pensavam nas grandes penalidades, a Equipa das Quinas, consumou a reviravolta, aos cinco minutos da compensação. Trovisco, mergulhou de cabeça a um cruzamento vindo da direita e com um grande golo sentenciou a partida no 3-2 final. 

A Equipa das Quinas volta, assim, a uma final de um Europeu de sub-17, oito anos depois. O sonho está cada vez mais próximo e tudo se decidirá na próxima quarta-feira, em Limassol, pelas 18h30. 

Eis as informações do jogo até ao momento:

FICHA DE JOGO

SÉRVIA 2-3 PORTUGAL (2-0 ao intervalo)

Campeonato da Europa Sub-17 2024
Meias-finais
AEK Arena

Árbitro: David Fuxman (Israel)
Árbitros assistentes: Rostislav Talis (Israel) e Kyriakos Sokratous (Chipre)
Quarto árbitro: Menelaos Antoniou (Chipre)

SÉRVIA (11 inicial): Vukasin Jovanovic, Igor Bubanja, Nikola Simic (Vuk Roganovic, 56'), Veljko Milosavljevic, Viktor Stojanovic - Cap., Vasilije Kostov, Dusan Makevic (Aleksa Damjanovic, 56'), Aleksa Vasilic, Andrija Maksimovic (Bogdan Kostic, 73'), Mihajlo Cvetkovic e Djorde Rankovic (Jovan Ciric, 73').
Suplentes não utilizados:  Vladan Carapic, Relja Premovic, Uros Djordevic II.
Treinador: Jovan Damjanovic
Disciplina: cartão amarelo a Vasilije Kostov (45+1'), a Viktor Stojanovic (59') e a Roganovic (90')

PORTUGAL (11 inicial): Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Afonso Sousa, Martim Cunha (Edgar Mota, 60'), Eduardo Felicíssimo, João Simões - Cap. (Tiago Ferreira, 66'), Rodrigo Mora, Geovany Quenda (João Trovisco, 86'), Cardoso Varela (Eduardo Fernandes, int.) e Gabriel Silva (Afonso Patrão, 60').
Suplentes não utilizados: Miguel Gouveia, Rafael Mota, David Daiber e Afonso Meireles. 
Treinador: João Santos
Disciplina: cartão amarelo a Eduardo Felicíssimo (15'), a Geovany Quenda (76') e a Rui Silva (90+4')

Golos: 1-0 por Mihajlo Cvetkovic (22'); 2-0 por Eduardo Felicíssimo (a.g. 38'); 2-1 por Gabriel Silva (60'); 2-2 por Rodrigo Mora (89'); 2-3 por João Trovisco (90'+5)

Eis a convocatória portuguesa:

Guarda-redes: Diogo Ferreira (SL Benfica) e Miguel Gouveia (Sporting CP);
Defesas: Duarte Soares (SL Benfica), Edgar Mota (SC Braga), Rui Silva (SL Benfica), Afonso Sousa (SC Braga), Rafael Mota (Sporting CP) e Martim Cunha (FC Porto);
Médios: Eduardo Felicíssimo (Sporting CP), David Daiber (FC Bayern Munique), Afonso Meireles (Vitória SC), Tiago Ferreira (SC Braga), João Simões (Sporting CP) e Rodrigo Mora (FC Porto);
Avançados: Gabriel Silva (Sporting CP), Afonso Patrão (SC Braga), Geovany Quenda (Sporting CP), Eduardo Fernandes (SL Benfica), Cardoso Varela (FC Porto) e João Trovisco (SC Braga);

Eis os resultados dos jogos de Portugal até ao momento:

Fase de Grupos (Grupo D):

21 de maio de 2024
Espanha 1-2 Portugal 

24 de maio de 2024
Portugal 4-1 Inglaterra 

27 de maio de 2024
Portugal 1-2 França 

Quartos de final:

30 de maio de 2024
Portugal 2-1 Polónia 

Eis o calendário das meias-finais:

2 de junho de 2024
Sérvia 2-3 Portugal
18h30: Dinamarca x Itália

*Horários de Portugal Continental


;

Notícias