Famalicão assegura permanência na BPI

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória (8-2) no Play-off frente ao Vitória SC

O Famalicão garantiu, nesta manhã de domingo, um lugar na próxima edição da Liga BPI, ao ultrapassar o Vitória SC no playoff, e com um resultado nos dois jogos que não encerra a mínima dúvida: 8-2. No jogo desta manhã, a equipa de Rui Baptista voltou a vencer, desta vez por 2-1, desfazendo assim com qualquer ilusão ao Vitória SC, que, deste modo, voltará a competir na II divisão.

A equipa do FC Famalicão entrou em campo com uma vantagem de cinco golos - 6-1 foi o resultado da primeira mão deste playoff da Liga BPI -, o que lhe permitiu encarar este jogo com a máxima tranquilidade e desde o seu primeiro minuto. Assim, as suas atletas evidenciaram uma absoluta serenidade na elaboração do seu jogo, perante um adversário, que, apesar de nunca se ter rendido, sentiu um poderoso peso às suas costas, o que é de todo compreensível e aceitável. Perante este cenário não se estranhou, pois, que as visitantes tivessem controlado as operações quase desde sempre. O plano de jogo das famalicenses passou por uma estratégia ofensiva, assumindo a posse de bola, e todas a trocaram com a melhor das boas vontades. Assim sendo, foi pois com naturalidade que as visitantes acumularam oportunidades de golo, logo desde o início, devendo destacar-se, aqui, três excelentes ocasiões, e ainda antes do fecho do primeiro quarto de hora: Andrea Mirón ameaçou, por duas vezes, numa das delas (9’) rematou ao poste, e Sara Brasil, de cabeça, atirou ao lado, já na pequena área, e na sequência de um excelente cruzamento de Elisabete Silva.

O Vitória SC controlava, pois, a muito custo o melhor jogo contrário, nesta fase de abertura, defendendo-se com quase todas, e com algumas dificuldades segurava o 0-0, embora não perdesse de vista o contra-ataque. E foi precisamente numa dessas raras e casuais saídas que chegou ao golo, aos 15’, por Diana Borges, que soube aproveitar uma falha da defesa Mackenzie Cherry. Inesperadamente, as locais chegaram à vantagem, num momento feliz, e numa altura em que o seu adversário dominava o jogo e por força de um alto volume ofensivo.

A partir do 1-0, o cariz do jogo não se alterou, ou seja, o Famalicão jogou mais e jogou melhor, instalando-se no meio campo contrário, e, assim sendo, chegou ao golo do empate, sem qualquer surpresa, por Elisabete Silva (38’). Regina Pereira colocou a bola na área, na cobrança de um livre, e Elisabete Silva, com um excelente golpe de cabeça, e sem oposição, fez o 1-1.

Com a eliminatória fechada, ambas as equipas encararam a segunda parte com a determinação de desfazerem o empate, mas, também aqui, houve uma maior força de vontade das famalicenses, que, logo nos primeiros minutos, perderam duas boas oportunidades - a primeira delas por Regina Pereira (50’) que, de cabeça, rematou ao lado, na sequência de um pontapé de canto, e logo depois Elisabete Silva correspondeu mal a um cruzamento de trivela de Neuza Besugo.

O Famalicão revelou-se sempre muito mais prático e ameaçador, é um facto, e voltou a marcar (61’), desta vez por Andrea Mirón - mais uma excelente exibição - de novo de cabeça, e na zona frontal da pequena área e sem qualquer hipótese para a guarda-redes Bárbara Marques.

Desfeito o empate, o Famalicão esteve sempre muito mais próximo de marcar, perante um adversário que, agora sim, se encolheu bastante e sem capacidade para sair em contra-ataque. Nos últimos 10’, a equipa de Rui Baptista acumulou mais duas óptimas ocasiões, a primeira delas por Sara Brasil que rematou à trave, e logo depois Rita Dias seguiu-lhe o exemplo.

O Famalicão assegurou, assim, e de forma confortável, a sua permanência na Liga BPI, enquanto o Vitória SC vai manter-se na II divisão na próxima época.

FICHA DE JOGO

VITÓRIA SC 1-2 FC FAMALICÃO (1-1 ao intervalo)

Playoff Manutenção da Liga BPI (2. mão)
Academia Vitória Sport Clube, campo n. 5, Guimarães

Árbitra: Teresa Oliveira
Árbitras assistentes: Bebiana Soares e Marina Sousa
Quarta árbitra: Cátia Leitão

VITÓRIA SC: Bárbara Marques (Inês Marques, 78’), Isabel Silva, Laura Pires, Ana Rita Ribeiro (Cap.) (Bruna Oliveira, 68’), Bruna Marinho ( Catarina Teixeira, 78’), Beatriz Conduto (Madalina Tatar, 68’), Diana Gomes, Letícia Costa, Joana Ribeiro, Diana Borges (Beatriz Pinheiro, 78’), Patrícia Teixeira.
Suplentes não utilizadas: Joana Monteiro, Margarida Maia, Maria Neto.
Treinador: Ivo Roque
Disciplina: cartão amarelo para Diana Gomes (29’).

FC FAMALICÃO: Andrea Neves (Mariana Lima, 75’), Sara Monteiro, Raquel Infante, Neuza Besugo, Elisabete Silva (Rita Dias, 66’), Regina Pereira (Cap.), Carolina Pocinho (Paula Ferreira, 75’), Andrea Mirón (Patrícia Dias, 66’), Mackenzie Cherry, Sara Brasil, Leandra Pereira (Maria Negrão, 66’).
Suplentes não utilizadas: Amber Tripp, Aubrey Turner, Francisca Silva.
Treinador: Rui Baptista
Disciplina: nada a assinalar

Golos: 1-0 (Diana Borges, 15’), 1-1 (Elisabete Silva, 38’), 1-2 (Andrea Mirón, 61’).

Clique aqui para consultar todos os resultados da Liga BPI


;

Notícias