Seleção Nacional aprende a salvar vidas

Seleção A

Formação em Suporte Básico de Vida realizou-se na Cidade do Futebol

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional  recebeu, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, formação em Suporte Básico de Vida por parte do Conselho Português de Ressuscitação, representante em Portugal do European Resuscitation Council (ERC). 

Num programa a que a UEFA está associada, através da campanha Get-trained.com, todos os jogadores portugueses, a equipa técnica, liderada por Roberto Martinez, e o staff e restantes elementos da comitiva ao Euro 2024 aprenderam a agir numa situação onde se deparem com uma pessoa em situação de paragem cardiorrespiratória.

Numa participação com a presença de vários médicos, enfermeiros e profissionais de saúde do Conselho Português de Ressuscitação, liderados pela médica Adelina Pereira, todos os participantes mostraram empenho e compromisso na apreensão de conhecimentos que podem ser fundamentais em situações futuras.

No final de uma sessão muito participada, que incluiu exercícios práticos de ressuscitação, também foram tiradas fotos que pretendem alertar os portugueses para a importância desta formação pessoal. 

Esta parceria do European Resuscitation Council com a UEFA foi lançada na sequência da paragem cardíaca súbita do jogador Cristian Eriksen, no EURO 2020, bem como da ação do guarda-redes do Cádis, Jeremias Ledesma, durante um jogo da La Liga para ajudar a salvar a vida de um adepto que precisou de Suporte Básico de Vida.

Esta iniciativa abrange todas as equipas presentes na fase final do Euro 2024, bem como noutras competições, ao pessoal da UEFA e das suas 55 federações-membro, bem como aos funcionários e voluntários que trabalham no UEFA EURO 2024, na Alemanha.

Prevê-se que mais de 12 mil pessoas possam beneficiar desta formação e, com isso, salvar vidas, já que uma assistência rápida e bem administrada pode duplicar ou mesmo triplicar as hipóteses de sobreviver a uma paragem cardíaca súbita.


;
;
5 de Junho 2024
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias