Novo hino em Língua Gestual estreia em Aveiro

Diversidade e inclusão

Iniciativa da FPF em parceria com o projeto "Game On"

O encontro entre a Seleção Nacional AA e a Irlanda, no Estádio Municipal de Aveiro, a 11 de junho, conta com a estreia do novo hino em Língua Gestual Portuguesa.

Uma iniciativa da Federação Portuguesa de Futebol com o projeto "Game On", apoiado pelo programa HatTrick da UEFA, que tem como finalidade capacitar a comunidade desportiva, estabelecendo modelos de acolhimento na experiência de jogo que façam a diferença para os adeptos com deficiência, surdos ou com neuro divergência.

O projeto “Mãos que Cantam”, iniciado em 2010, criou um coro de surdos com os alunos da Licenciatura e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, com o intuito de demonstrar que, no âmbito da responsabilidade social, as pessoas surdas podem fazer parte de um coro e, até, atuar em diversos ambientes e estilos musicais através da sua voz, que é a Língua Gestual Portuguesa.

A Língua Gestual Portuguesa, igualmente rica e complementar da linguagem musical, potencia a expressão dos sentimentos mais profundos, tornando, assim, cada atuação num espetáculo único. É um projeto pioneiro, a nível mundial, na integração simultânea de surdos e ouvintes.

Patrícia Carmo, um dos elementos deste coro, realça a importância deste nova versão do hino nacional: "em Portugal somos muitos Surdos, ou seja, Surdos portugueses. Todos crescemos a ver os portugueses a cantar o hino nacional em eventos diversos, mas, sobretudo, no futebol - onde existem tantos Surdos ferrenhos. No entanto, esse minuto e onze segundos, sempre foi um espaço de tempo vazio, nada acontece porque não ouvimos. Daí a importância do hino em Língua Gestual Portuguesa. Agora, teremos a oportunidade de acompanhar um hino que é tanto dos ouvintes como dos Surdos, é dos portugueses".


;

Notícias