Lank Vilaverdense assegura permanência na Liga BPI

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória (2-1) no Play-off frente ao Amora FC

Está decidido, é o Lank Vilaverdense quem ocupa a última vaga disponível para a próxima edição da Liga BPI. A equipa de Vila Verde venceu, nesta tarde de domingo, o Amora, por 1-0, com o golo a ser marcado por Maria Ribeiro, já no prolongamento, aos 95’, assegurando, assim, a sua presença na principal Liga do futebol feminino português - 2-1 foi o resultado final deste playoff.



Amora e Lank Vilaverdense entraram em campo empatados (1-1) no jogo da segunda mão do playoff que decidia a última vaga na Liga BPI da próxima época. Desde o início, a preocupação de um lado e do outro tornou-se clara: chegar à vitória para assegurar, assim, um lugar entre as melhores equipas da principal Liga feminina do futebol português. Daí resultou um espetáculo digno, sério e envolvente, onde o ataque marcou presença firme, mas sempre com algumas cautelas defensivas, não fosse o diabo tecê-las. O Lank Vilaverdense jogou melhor no primeiro tempo, dispondo nessa fase das melhores oportunidades, mas o Amora FC foi superior no segundo tempo. A equipa do Norte do país voltou a impor-se no prolongamento.

A equipa de Vila Verde entrou em campo mais determinada, é um facto, dando um impulso ofensivo ao seu futebol, à procura, desde logo, de desfazer o empate, perante um adversário que, apesar de se apresentar um pouco mais na expectativa, nunca deixou de visitar a área contrária e sempre com coragem e bom sentido prático. Irlanda Lopes, no fecho do primeiro quarto de hora, dispôs de uma boa ocasião, mas o remate saiu fora do alvo. A primeira grande situação de perigo surgiu, contudo, na grande área da equipa da margem Sul: Nhu, na execução de um pontapé livre, colocou a bola na área, houve um alívio insuficiente, e Kayla Mingachos, com um remate frontal, já na área, obrigou Jamila Marreiros a uma defesa espectacular. A guarda-redes do Amora FC, muito segura em todo o primeiro tempo, deu grande confiança à sua equipa, num momento em que o seu adversário se apresentava por cima no jogo.


A equipa do Norte do país foi, de facto, mais operacional em todo o primeiro tempo, assumindo a iniciativa, e soube jogar ao ataque, preferencialmente dando largura ao seu futebol, perante um adversário que, nos primeiros 45’, se defendeu com segurança, e sem deixar de acionar o contra-ataque e sempre que as circunstâncias o permitiram. Mesmo no fecho do primeiro tempo, o Lank Vilaverdense dispôs da melhor oportunidade para se adiantar no marcador - remate rasteiro de Markela Bejleri - mas uma defesa aliviou a bola em cima da linha de golo, depois de mais uma boa iniciativa de Nhu no flanco direito.

O jogo tornou-se mais aberto no segundo tempo, ou melhor, o Lank Vilaverdense voltou a atacar mais e a atacar melhor, mas o Amora desta vez soube dar mais consistência ao seu contra-ataque e muito por força das iniciativas de Irlanda Lopes. A equipa da margem Sul já não se apresentou tão reservada e tão cautelosa, nesta fase decisiva do jogo, procurando o golo, é verdade, e Keisy Silveira teve no seu pé direito (65’) a melhor ocasião para chegar ao golo - o seu remate, de pé direito, foi resolvido por Lu. No minuto anterior, Gabi rematou, fora da área, ao poste. Em cima do minuto 70, Irlanda Lopes voltou a ameaçar, numa fase em que o jogo estava bastante dividido, e, agora sim, com as oportunidades a surgirem tanto numa baliza como na outra.

As duas equipa mostraram uma grande força de vontade para evitarem o prolongamento, é um facto, mas neste último quarto de hora as forças começaram a faltar, o que é de todo compreensível nesta fase da época. Já próximo do minuto 90, Irlanda Lopes voltou a ameaçar, com uma excelente jogada pelo flanco direito, e, com classe, colocou a bola em Mafalda Marujo, que, de primeira, e já na área, rematou ao lado. Uma excelente oportunidade, sem dúvida, nesta segunda parte. Já no período de compensação (90’+4’), Sara Granja, em situação privilegiada, rematou ao lado, quando dispunha de excelente situação para desfazer o empate. O Amora acumulou oportunidades meses últimos 45’, e, já em cima do apito final, Irlanda Lopes procurou o passe para Mafalda Marujo quando se lhe exigia o remate. Perdeu-se, assim, mais uma oportunidade, o que contribuiu para que houvesse mais 30’ de jogo suplementar.

 


Nesses 30’, as visitantes voltaram a entrar melhor, e chegaram ao golo (95’), numa jogada que começou e acabou em Maria Ribeiro. A avançada, lançada já na segunda parte, avançou em velocidade pelo corredor direito, tocou para Nhu, que, já na área, assistiu Maria Ribeiro, que, de pé esquerdo, rematou rasteiro para o único golo do jogo.
Daí e até ao fim, o Amora procurou, como se lhe exigia, chegar ao empate, adiando assim a decisão do playoff para os pontapés da marca de grande penalidade, mas os seus esforços não tiveram qualquer efeito prático.
O Lank Vilaverdense, numa ponta final de competição de muito bom nível, garantiu a sua permanência na Liga BPI, restando ao seu adversário manter-se na segunda divisão.  

FICHA DE JOGO

AMORA FC, 0  LANK VILAVERDENSE, 1
(Após prolongamento)

( 0-0 ao intervalo)

Playoff da Liga BPI (2. mão)

Centro de Treinos do Serrado
Árbitra: Sofia Gama
Árbitras assistentes: Ana Loide Silva
Quarta árbitra: Bruna Pico

AMORA FC: Jamila Marreiros, Jaime Terrentine, Sara Granja (Andreia Mendonça, 103’), Márcia Duarte, Tae (Sasha, 103’), Rita Coutinho (Keisy Silveira, 61’), Mafalda Marujo (Cap.), Rita Barreto, Letycya Bonifácio, Irlanda Lopes (Eleia Vieira, 103’), Carolina Duque.

Suplentes não utilizadas: Carina Pintado, Joana Meira, Priscila Campota, Íris Ferreira, Leonilde Rodrigues.
Treinador: Jorge Prazeres
Disciplina: cartão amarelo para Rita Barreto (30’), Márcia Duarte (76’), Sara Granja (84’), Tae (98’).

L. VILAVERDENSE: Lu, Sophia Ferreira, Carol Machado (Magui, 90’+6’), Kayla Mingachos, Laura, Nhu, Markela Bejleri (Maria Ribeiro, 61’), Ema (Lau, 106’), Natalie Cooke, Dutra, Gabi (Cap.).

Suplentes não utilizadas: Sofia Barroso, Sofia Bernardo, Faty, Matilde Pereira, Edu, Yara.
Treinador: Adelino Esteves
Disciplina: cartão amarelo para Ema (38’), Sophia Ferreira (77’), Carol Machado (90’). Cartão vermelho para Sofia Barroso (120’+3’).

Golos: 0-1 (Maria Ribeiro, 95’).

Clique aqui para consultar todos os resultados da Liga BPI


;

Notícias