Seleção A Feminina

“Temos uma equipa altamente ambiciosa e elas querem sempre mais"

Futebol Fem. - Seleção A

Declarações do selecionador nacional Francisco Neto após a convocatória para os jogos contra a Bósnia e Herzegovina (12 julho) e Malta (16 julho)

O selecionador nacional Francisco Neto afirmou-se hoje bastante confiante na conquista de resultados positivos nos restantes dois jogos do Grupo 3 da fase de qualificação para o Europeu 2025 de futebol feminino.

Referindo-se ao regresso de Fátima Pinto, Tatiana Pinto e Ana Capeta à lista da Seleção AA para os jogos frente a Bósnia e Herzegovina e Malta, considerou: “Acelera alguns processos e ajuda no pouco tempo de trabalho que iremos ter para a preparação dos jogos. Fruto da paragem longa até aos play-offs, fez sentido o regresso de algumas jogadoras para que não estejamos mais de seis meses sem elas. Será para acelerar a preparação desta dupla jornada e olhar já um bocado para a preparação do play-off e faz sentido termos aqui as jogadoras mais habituais”.

Em conferência de imprensa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador explicou que, apesar de ser uma altura complicada devido ao período de férias e às mudanças de clubes de várias jogadoras, o objetivo de assegurar a subida de divisão mantém-se: “Temos uma equipa altamente ambiciosa e elas querem sempre mais. Para a Bósnia, é um jogo muito importante e vamos apanhar condições climatéricas complicadas, pois Zenica é uma cidade quente e a hora do jogo não será fácil. Há uma incógnita sobre a forma como podemos dar resposta às exigências do jogo. Queremos muito conquistar os três pontos e voltar a ter boas exibições. É com esse pensamento que vamos para a Bósnia, pensando também que estamos a um ponto da subida de divisão”, expressou.

“Confiamos em várias jogadoras e temos conseguido distribuir minutos. Elas merecem e dão essa resposta. A nossa ideia é preparar o máximo de jogadoras possível. Temos variado muito o onze inicial, mas não olhamos só para isso. Mais do que os minutos que vamos dar, queremos preparar o máximo de jogadoras durante o estágio”, disse.

Alcançado já o primeiro objetivo da qualificação para o play-off de acesso ao Euro2025 de futebol, a seleção portuguesa precisa de apenas um ponto para garantir o primeiro lugar do Grupo B3 da Liga das Nações, que permite aceder à divisão principal da prova.

Portugal visita a Bósnia-Herzegovina em 12 de julho, em Zenica, a partir das 18:00 (horas em Lisboa), na quinta ronda do Grupo B3, recebendo a congénere de Malta em 16 de julho, à mesma hora, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, para a derradeira jornada do grupo.

A equipa das Quinas lidera, com 12 pontos, com a Bósnia e Herzegovina em segundo, com seis, a Irlanda do Norte em terceiro, com quatro, e Malta em último, só com um.


;
;
1 de Julho 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias