Estamos nos quartos !

Seleção A

Equipa das Quinas vence a Eslovénia nos oitavos-de-final. França é o adversário que se segue.

A Seleção Nacional AA apurou-se, esta segunda-feira, para os quartos-de-final do Euro 2024, ao bater a congénere da Eslovénia, após desempate por grandes penalidades.

FICHA DE JOGO E PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS

RELATÓRIO ESTATÍSTICO

O conjunto nacional enfrenta, assim, na próxima fase a eliminar, a França, esta sexta-feira, às 20h00, em Hamburgo.

Recorde-se que os gauleses também saíram vitoriosos, esta tarde, sobre a Bélgica, por 1-0, com um auto-golo de Jan Vertonghen.

Antes do apito inicial no Deutsche Bank Park, em Frankfurt, o antigo internacional português, Manuel Fernandes, foi homenageado com um minuto de silêncio.

Quanto ao jogo dos oitavos-de-final, a Equipa das Quinas entrou a todo o gás, com o trio atacante composto por Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e Bernardo Silva a pressionar alto, logo de início, e a impedir a construção organizada dos eslovenos.

A primeira grande oportunidade lusa surgiu aos 13 minutos, com Bernardo Silva a cruzar pela direita para o coração da área, mas Cristiano, de cabeça, e Bruno Fernandes, com o pé, não conseguem chegar à bola por centímetros.

Aos 32 minutos, Rafael Leão arrancou sozinho pelo meio, a ser parado, no início da área pelo defensor Vanja Drkusic, a levar cartão amarelo pela falta. Na cobrança do livre, Cristiano Ronaldo atira forte, com o esférico a sobrevoar a barreira e a passar a milímetro da baliza defendida por Oblak.

No último lance da primeira parte, João Palhinha remata rasteiro à entrada da área e acerta no poste direito adversário. O nulo manteve-se até ao descanso, com Portugal a ir para intervalo com 63% de posse de bola, com cinco oportunidades de golo, contra três da Eslovénia.

A segunda metade da partida iniciou-se da mesma maneira que a primeira, com Portugal por cima, a tentar inaugurar o marcador, mas com o esférico a não entrar na baliza da Eslovénia.

Roberto Martínez lançou no jogo Diogo Jota (65') e Francisco Conceição (76'), com a turma lusa a ganhar novo fôlego na ofensiva e a permanecer na pressão alta aos oponentes. Aos 89 minutos, na melhor chance da segunda parte, o recém-entrado Jota recupera a bola, põe em Ronaldo, com Oblak a defender o tiro rasteiro do sete português, com desfecho da eliminatória a ser levado para prolongamento.

No tempo extra, a Equipa das Quinas continuou a imprimir uma grande intensidade no duelo, com Jota a sofrer falta dentro de área e Oblak a defender mais vez, agora de grande penalidade, o remate de Cristiano.

Aos 115 minutos, chegava a hora de Diogo Costa. Após perda de bola da defesa portuguesa, Sesko recupera e isola-se no centro do terreno, mas o guardião da equipa nacional a encher a baliza e com uma saída perfeita a impedir o golo esloveno.

Na decisão através de grandes penalidades, Diogo voltou a ser herói e a defender três tentos, com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva sublimes na marcação, a confirmarem a passagem da seleção nacional para os quartos-de-final.


;
;
1 de Julho 2024
Foto

Diogo Pinto / FPF

Notícias