Patrícia Morais: "É importante manter este equilíbrio e esta humildade"

Futebol Fem. - Seleção A

Guarda-redes da Seleção falou esta manhã aos jornalistas, no segundo dia de trabalhos das convocadas de Francisco Neto

Patrícia Morais, guarda-redes ao da Seleção Nacional feminina, realçou as qualidades do grupo convocado por Francisco Neto, que entrou este sábado no seu segundo dia de trabalhos com vista aos jogos que restam da fase de qualificação para o Europeu 2025, frente à Bósnia e Herzegovina e a Malta.

“Primeiro, é sempre importante entrar em campo para vencer, essa é mensagem que é passada, sempre sem desvalorizar nenhum adversário. Temos noção de que a Bósnia e Herzegovina ainda tem possibilidades. Há que jogar à Portugal, fazer o que temos feito, e conquistar os seis pontos [nos dois jogos]”, referiu.

Para a guardiã, o primeiro dos adversários “tem jogadoras muito interessantes. Um dia estivemos na sua posição. Fisicamente são muito fortes e com capacidade de decidir. Temos de ir com cautela e fazer o máximo para evitar erros tentar ganhar”.

E apontou, sobre todo o contexto e percurso da Seleção, nomeadamente o facto de ter descido da Liga A para a B da Liga das Nações, estando de novo às portas do principal escalão: “O futebol feminino está a crescer, as equipas também estão a crescer... É importante perceber e adaptar ao que as equipas nos vão dando. Foi a consistência desta equipa que nos fez chegar a um Europeu e a um Mundial. É importante manter este equilíbrio, esta humildade, a união e o espírito de grupo que nos tem fortalecido”.

Questionada sobre aspetos mais técnico-táticos, nomeadamente se preferia jogar com três ou dois centrais à sua frente, Patrícia Morais respondeu: “Cada guarda-redes tem a suas características. O importante é que todas nos possamos adaptar para estar próximas da ideia de jogo. Não só eu, mas todas trabalhamos todos os dias para fazer o que o míster quer”.

O regresso após férias também foi contextualizado pela internacional portuguesa: “Há dois anos que não tínhamos férias descansadas, todas precisávamos de sair do contexto e descansar mentalmente. Se a parte mental não funciona, também nada funciona. Todas tivemos cuidados, esta é uma fase de pré-época e, passo a passo, estaremos no nosso melhor nível”.

SEGUNDO DIA DE TRABALHO

O segundo dia de trabalho da Seleção, incidiu em nova sessão de treino matinal no relvado 1 da Cidade do Futebol, com a presença de 23 das 26 escalonadas, uma vez que Ana Seiça, Stephanie Ribeiro e Ana Dias ainda se encontram ao serviço das suas equipas.

A partida para a Bósnia e Herzegovina está marcada para dia 9 (terça-feira), onde o conjunto orientado pelo selecionador nacional Francisco Neto jogará a 12 de julho, no Estádio Bilino Polje, em Zenica, recebendo as maltesas, a 16 de julho, no Estádio Municipal de Leiria, em jogos marcados para as 18h00.

 

 


;
;
6 de Julho 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias