Há oito anos, escreveu-se Portugal

Seleção A

Conquista do Campeonato da Europa em França aconteceu a 10 de julho de 2016

O dia 10 de julho de 2016 ficará, para sempre, gravado a letras douradas na história não só do futebol português como do desporto nacional. Foi há precisamente oito anos que a Seleção Nacional AA conquistou o seu primeiro troféu de campeão da Europa, perante a França, anfitriã da prova.

O minuto 109 da partida disputada no Stade de France, em Paris, ficará eternizado no coração de todos os portugueses. Todos recordarão o momento em que um país inteiro se uniu no pé direito de Éder, com o remate do 'meio a rua' a só parar no fundo da baliza francesa, com uma potência e colocação tal que o desfecho só podia ser aquele. Era o culminar de numa caminhada longa, dura e onde se fizeram das fraquezas forças, com a união e solidez do grupo comandado por Fernando Santos a virem ao de cima, permitindo que os atletas superassem todas as adversidades que iam aparecendo. 

O momento em que Portugal se adianta na final inicia uma série de festejos que só terminaram dias depois. O momento de maior celebração aconteceu, naturalmente após o apito final. Estava consumado um feito inédito, histórico e brilhante para o desporto nacional. Os festejos que se iniciaram no relvado e nas bancadas do Stade de France tiveram repercussão no país inteiro e até um pouco por todo o mundo. Onde havia um português, havia festejos.

No regresso da Equipa das Quinas a território nacional, as ruas encheram-se de milhares de pessoas, que quiseram celebrar este momento com todos os heróis que tinham acabado de inscrever o seu nome a letras de ouro na história do desporto português. Depois da escolta do avião que transportava a equipa por "caças" da Força Aérea, os Campeões Europeus percorreram as ruas de Lisboa de autocarro, onde experienciaram todo esse carinho dos portugueses. 

A viagem terminou na Alameda, onde foram cumpridas honras de Estado. O Hino Nacional voltou ser entoado bem alto, num momento absolutamente arrepiante.

Foi há oito anos que se levantou de novo o esplendor de Portugal!


;

Notícias