Seleção garante Liga A

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal empata a zero diante da Bósnia e Herzegovina em jogo da quinta jornada do Grupo 3B de qualificação para o Europeu 2025 e é promovido à Liga A da Liga das Nações

A seleção nacional iniciou o encontro um contratempo de última hora, já que Kika Nazareth, que constava do onze inicial previsto, foi considerada não apta ainda durante o período de aquecimento, o que levou o selecionador Francisco Neto a substituí-la por Carolina Mendes, que iria começar no banco, como suplente.

Portugal entrou à procura do domínio territorial, mas, tal como previu o técnico luso no dia anterior, a Bósnia não se mostrou interessada em dar a iniciativa às portuguesas, pelo que os primeiros 20 minutos, jogados a mais de 35 graus, revelaram duas equipas apostadas em fazer golo o mais rapidamente possível.

Telma Encarnação ainda visou a baliza, por volta dos 12 minutos, mas Almina Hodzic soube opor-se ao remate da madeirense, que atuou na linha mais ofensiva, ao lado de Diana Silva. Atrás destas, um meio-campo bem povoado, com Carolina Mendes, Jéssica Silva, Joana Marchão, Dolores Silva e Andreia Jacinto, a tentar suster os ímpetos da equipa da casa, que invariavelmente tentavam desferir remates de fora da área, mas sempre ao encontro da guardiã Inês Pereira. Assim ou com jogadas quebradas pelo entendimento da linha defensiva constituída por Diana Gomes, Carole Costa e Ana Borges.

A temperatura, também essa, teimou em não descer, o que obrigava as jogadoras a recorrer à máxima hidratação possível.

A equipa portuguesa terminou o primeiro tempo um pouco mais em cima da zona defensiva contrária e, a cinco minutos do intervalo, Joana Marchão ainda dispôs de um livre direto, em zona quase frontal, mas o esférico sobrevoou as redes adversárias. As bósnias desperdiçaram, porém, a um minuto do descanso, a melhor oportunidade da primeira parte, quando Maja Jelcic apareceu isolada diante de Inês Pereira, mas a guardiã ainda conseguiu desviar a bola para canto.

Plasmado dos minutos iniciais, o reatamento fez-se sem alterações nos dois onzes. E com apenas menos dois graus de temperatura. Aos 51 minutos, Diana Silva, a cruzamento da direita, cabeceia para a baliza e obriga a guardiã a uma defesa apertada. Mas a avançada portuguesa encontrava-se fora de jogo.

Aos 59 minutos, Francisco Neto "refrescou" o meio-campo, com as entradas de Andreia Norton e Fátima Pinto para os lugares de Carolina Mendes e Dolores Silva. Porém, os espaços que as Navegadoras muito gostam de usar a seu favor demoravam a aparecer, muito graças ao bom acerto das linhas bósnias. E Milena Nikolic, aos 67, disparou com perigo sobre as redes à guarda de Inês Pereira.

O selecionador nacional voltou a dar sangue novo à equipa aos 69 minutos, mais exatamete no ataque, trocando Telma Encarnação e Diana Silva por Ana Capeta e Ana Dias.

Até ao final, nenhuma das equipas foi capaz de chegar ao golo, fixando o nulo entre as duas equipas.

Portugal garante, assim, o primeiro lugar do grupo e a presença na Liga A da Liga das Nações. Após a receção a Malta, na próxima terça-feira, em Leiria, segue para a fase de play-off, tendo de vencer dois, a duas mãos, para se apurar para o Europeu 2025, na Suíça.

FICHA DE JOGO

BÓSNIA E HERZEGOVINA 0-0 PORTUGAL 

Qualificação para o Europeu 2025
Grupo 3 da Liga B
Estádio Biline Polje
Zenica

Árbitra: Jana Adámková (Chéquia)
Árbitros assistentes: Tereza Hessova (Chéquia) e Tereza Holakovská (Chéquia)
Quarto árbitro: Natálie Campisová (Chéquia)

Bósnia e Herzegovina: Almina Hodzic, Melisa Hasanbegovic, Marija Milinkovic, Amela Krso, Ena Sabanagic (Alma Krajnic`), Marija Aleksic (Aida Hadzic 90+3´), Emina Ekic, Selma Kapetanovic, Maja Jelcic (Minela Gacanica 77`), Dajana Spasojevic (Elma Husic 77`), Milena Nikolic - Cap.
Suplentes não utilizadas: Envera Hasanbegovic, Nicolina Todoric, Emma Veletanlic, Gloria Sliskovic, Maja Hrelja, Minela Gacanica, Alma Krajnic, Andrea Cule, Sofija Krajsumovic, Elma Smajic, Elma Husic, Aida Hadzic .
Treinador: Selver Hodžić
Disciplina: cartão amarelo a Dajana Spasojevic (56') e Alma Krajnic (90+1´)

PORTUGAL: Inês Pereira, Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes, Dolores Silva (Fátima Pinto, 59'), Andreia Jacinto, Jéssica Silva, Carolina Mendes (Andreia Norton, 59'), Joana Marchão, Diana Silva (Ana Dias, 69') e Telma Encarnação (Ana Capeta, 69').
Suplentes não utilizadas: Patrícia Morais, Sierra Cota-Yarde, Stephanie Ribeiro, Alícia Correia, Ana Seiça, Andreia Norton, Ana Dias, Fátima Pinto, Joana Martins, Ana Rodrigues e Ana Capeta.
Treinador: Francisco Neto
Disciplina: Jéssica Silva (76´).

 


;
;
12 de Julho 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias