Navegadoras vencem Malta e terminam invictas primeira fase de qualificação

Futebol Fem. - Seleção A

Equipa de Francisco Neto perfez todos os jogos do Grupo 3 com cinco vitórias e um empate

Já com o acesso aos play-offs e a vitória no Grupo B3 de qualificação para o Europeu feminino, Portugal venceu esta terça-feira na receção a Malta, por 3-1, em Leiria, encerrando esta fase sem derrotas.

O jogo começou como esperado, sob intensa toada ofensiva da equipa de Portugal e, sem estranheza, a adiantou-se no marcador aos sete minutos, por intermédio de Ana Capeta, após cruzamento de Catarina Amado desde a direita.

Um golo que não fez baixar os níveis de ambição das portuguesas, que se mantinham a jogar na intermediária de Malta. Porém, contra a corrente e beneficiando de um traiçoeiro desvio de uma defesa lusa, Maria Farrugia fez o empate aos 16 minutos, apesar do remate algo defeituoso.

A festa maltesa não durou, no entanto, muito tempo: Ana Capeta fez triangular nova jogada ofensiva e acabou a servir Stephanie Ribeiro para o coração da área, de onde esta desferiu um pontapé com sucesso, fazendo o 2-1 e marcando o seu primeiro golo pela seleção portuguesa, precisamente na tarde em que envergou pela primeira vez, de forma oficial, a camisola das Quinas.

Além da estreia da avançada, nota para o facto de o selecionador nacional ter aproveitado para dar oportunidade a jogadoras menos utilizadas, como Ana Rute (sétima internacionalização), que compôs o trio defensivo ao lado de Carole Costa e de Ana Seiça, os regressos de Catarina Amado, Andreia Norton e Tatiana Pinto, estas com mais tarefas a meio-campo, onde também apareceu Joana Martins (oito internacionalizações).

Stephanie voltaria a fazer perigar as redes à guarda de Patricia Ebejer, aos 42 minutos, mas a bola passou um pouco por cima da barra.

Ao intervalo, Malta substituiu a guarda-redes Patricia Ebejer pela colega de posição Maya Cachia. Portugal voltou a pegar nas rédeas da partida, mas, até aos 55 minutos, não conseguiu criar jogadas de grande perigo junto à área contrária. Francisco Neto optou, nesse minuto por trocar Stephanie Ribeiro, Catarina Amado e Tatiana Pinto por Jéssica Silva, Ana Borges (perfez 175 internacionalizações) e Dolores Silva. Um trio mais experiente que emprestou mais soluções à dinâmica de conjunto. A velocidade de Jéssica fez-se sentir aos 62 minutos, quando aproveitou o espaço no corredor esquerdo e daí cruzou para o outro lado da área contrária, onde apareceu Ana Borges a tentar o desvio, mas a bola "morreu" na muralha maltesa.

 

Aliás, a defesa maltesa já há um par de jogos que havia mostrado mais acerto do que no início da qualificação, sobretudo desde que Manuela Tesse assumiu o cargo de treinadora principal. Porém, Portugal manteve a pressão ofensiva. Andreia Jacinto rendeu Joana Martins e, mais tarde, Telma Encarnação viria a entrar para o lugar de Capeta. Perto do fim da partida, Jéssica Silva viria a aumentar a vantagem, fechando o jogo com o 3-1.

(em atualização)

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 3-1 MALTA (2-1 ao intervalo)

Qualificação para o Europeu 2025
Grupo 3 da Liga B
Estádio Municipal de Leiria, Dr. Magalhães Pessoa
Leiria

Árbitra: Jelena Medjedovid (SER)
Árbitras assistentes: Aleksandra Stojanac (SER) e Andrea Milosevic (SER)
Quarta árbitra: Marina Zivkovic (SER)

PORTUGAL: Patrícia Morais, Ana Rute, Carole Costa - CAP, Ana Seiça, Catarina Amado (Ana Borges, 56'), Tatiana Pinto (Dolores Silva, 56'), Joana Martins (Andreia Jacinto, 74'), Andreia Norton, Alícia Correia, Ana Capeta (Telma Encarnação, 84') e Stephanie Ribeiro (Jéssica Silva, 56')
Suplentes não utilizadas: Inês Pereira, Sierra Cota-Yarde, Joana Marchão, Andreia Jacinto, Fátima Pinto, Carolina Mendes, Diana Silva, Diana Gomes
Treinador: Francisco Neto
Disciplina: cartão amarelo a Stephanie Ribeiro (30´).

Malta: Patricia Ebejer (Maya Cachia, 46’), Ann Marie Said (Emma Xuereb, 46’), Emma Lipman, Stefania Ferrugia, Rachel Cuschieri (Jade Flask, 90'+2), Shona Zammit, Brenda Borg, Charlene Zammit (Valentina Rapa, 73'), Maya Lucia (Sara Saliba, 73'), Kailey Willis, Maria Ferrugia.
Suplentes não utilizadas: Maya Cachia, Gabriella Zahra, Valentina Rapa, Lexine Farrugia, Jade Schembri, Emma Xuereb, Maia Debono, Nicole Sciberras, Sara Saliba e Rebecca Bajada.
Treinadora: Manuela Tesse
Disciplina: cartão amarelo a Stefania Ferrugia (5’) e Shona Zammit (90'+2)

Golos: 1-0 Ana Capeta (7'), 1-1 Maria Farrugia (16'), 2-1 Stephanie Ribeiro (28') e 3-1 Jéssica Silva (86')


;
;
16 de Julho 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias