30 anos de um feito histórico

Seleção Sub-18

Há 30 anos a Seleção Nacional Sub-18 conquistava a Europa

No dia 31 de julho de 1994 voltou a fazer-se história nas seleções jovens.Cumprem-se agora 30 anos de uma conquista memorável da Seleção Nacional sub-18.

O técnico Agostinho Oliveira convocou 18 jogadores para a fase final.

Esta campanha europeia começava com uma hercúlea vitória contra a seleção gaulesa, por 3-1, com João Peixe, Nuno e Dani a construírem o triunfo lusitano. Uma partida que ficou ainda marcada pela enorme exibição de Quim.

Posteriormente, à segunda jornada, seguia-se um derradeiro encontro, diante da Suécia, que permitiria a Portugal garantir a qualificação para a seguinte fase. João Peixe e Nuno Gomes voltaram a marcar, dando assim rosto a um jogo de sentido único.

À entrada para a última jornada da fase de grupos, com a Equipa das Quinas já qualificada, um empate era suficiente para garantir a primeira posição. Num jogo bem disputado frente ao coletivo neerlandês, Nuno Gomes voltou a estar em destaque, após marcar o golo que deu a vitória a Portugal.

O coletivo luso chegava assim à final, com nove pontes somados, seis golos marcados e apenas um sofrido, tendo a melhor defesa da competição.

No encontro decisivo, diante do conjunto alemão, a equipa orientada por Agostinho Oliveira, atravessava diversas dificuldades ao longo dos 45 minutos iniciais, tendo mesmo terminado o primeiro tempo a perder por 1-0. No entanto, Portugal entraria melhor na segunda parte, com Rui Óscar a empatar o encontro, levando o jogo para as grandes penalidades. A Seleção Nacional sub-18 venceria então nas decisões por 4-1, acabando por erguer o troféu.

Esta geração demonstrava assim a persistência lusa, ao vingar as três edições anteriores, nas quais o conjunto Nacional tinha caído na final, colocando assim o nome de Portugal no topo da Europa.


;
;
31 de Julho 2024
Foto

A Bola

Notícias