Tiago Brito: "Muito focados neste momento de preparação"

Futsal - Seleção A

O ala de 33 anos garante que o grupo só pensa em chegar ao Mundial na melhor forma possível.

A Seleção Nacional de Futsal prosseguiu, esta terça-feira, em Rio Maior, o estágio de preparação para o Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 com uma dupla sessão de treinos.

FOTOGALERIA
DOSSIÊ DE IMPRENSA

Jorge Braz tem 16 jogadores à disposição para os trabalhos de preparação, sendo que posteriormente o grupo será reduzido aos 14 elementos que vão representar Portugal na fase final do Mundial.

Nesta terça-feira, Tiago Brito falou aos jornalistas e realçou que o grupo está muito motivado para encarar esta etapa de preparação: "É sempre bom reencontrarmo-nos. Estamos com uma ótima expetativa, cientes e conscientes da grande preparação que se avizinha. Já vivenciámos isto no passado, mas cada competição tem sempre nuances novas e vamos certamente prepararmo-nos da melhor maneira", começou por dizer.

O ala de 33 anos diz que o grande foco da equipa está no dia a dia: "O grupo tem sido construído ao longo dos últimos anos. Neste momento, o nosso grande foco é mesmo a preparação. Será um processo longo, difícil em termos físicos, técnico-táticos e vai exigir muito de nós. Se fizermos uma boa preparação depois poderemos olhar com outros olhos os jogos da fase de grupos. Vamos estar muito focados neste momento de preparação", acrescentou.

Desafiado a perspetivar o Campeonato do Mundo, Tiago Brito considera que a exigência é cada vez maior: "Aponto sempre para as equipas que são muito eficazes na tarefa de jogo a jogo. As equipas que conseguem traçar objetivos curtos e conscientes são certamente as que conseguem ir longe. É o registo da nossa Seleção e neste caso não vai fugir à regra. É lógico que temos essa ambição, mas sabemos bem da grande dificuldade que nos espera. Não é algo que seja novo para estes jogadores, mas será mais trabalhoso do que foi no passado. Vamos entregar-nos diariamente para que possamos vencer. No entanto, o nosso foco está aqui no dia a dia, precisamos de uma grande preparação para depois pensar em títulos", assegurou.

Portugal defronta Marrocos, Tajiquistão e Panamá no Grupo E do Mundial. Tiago Brito antevê duelos muito competitivos: "O futsal de hoje em dia não existe essas grandes diferenças. Serão jogos muito competitivos, mas será uma falsa humildade se disser que Portugal não é um grande candidato a passar a fase de grupos. É uma obrigação nossa, mas serão jogos onde teremos de estar no máximo das nossas capacidades para poder vencê-los. Só um Portugal no máximo das suas capacidades é que poderá atingir esse objetivo de uma forma clara", destaca.

A fechar, o internacional português desvaloriza o facto de o grupo ter de ser reduzido para a competição: "Todos começam do mesmo patamar, a lutar por um bem comum. Todos acrescentam as suas qualidades ao grupo. As caraterísticas diferentes de cada um fazem com que a equipa se torne forte. Mentalmente, todos estamos preparados para o facto de o grupo ter que ser reduzido. Iremos todos trabalhar para dificultar ao máximo a vida do Selecionador Nacional. Existe um leque cada vez maior de jogadores com capacidade para estar aqui. Isso é ótimo para o futsal português", concluiu.

A Equipa das Quinas vai disputar sete jogos de preparação durante essa fase que será dividida entre Rio Maior e Viseu. Portugal vai defrontar o Uzbequistão (16 de agosto, Rio Maior, 18h00), Angola (17 de agosto, Rio Maior, 19h30), Cuba (22 de agosto, Viseu, 18h00), Costa Rica (23 de agosto, Viseu, 18h00), Ucrânia (25 de agosto, Viseu, 18h00) e o Paraguai em duas ocasiões (2 e 4 de setembro, Rio Maior, 19h00 e 18h00, respetivamente).

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Edu (El Pozo Múrcia), Bernardo Paçó (Sporting CP) e André Correia (CR Leões Porto Salvo)
Fixos: João Matos (Sporting CP), André Coelho (FC Barcelona) e Tomás Paçó (Sporting CP)
Fixo/Ala: Afonso Jesus (SL Benfica)
Alas: Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Bruno Coelho (SL Benfica), Kutchy (SL Benfica), Lúcio Rocha (SL Benfica) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM)
Universal: Erick (FC Barcelona)
Ala/Pivô: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM)
Pivô: Zicky (Sporting CP)

Recorde-se que a Equipa das Quinas abre sua participação no Mundial a 16 de setembro de setembro, com Panamá, num encontro com início pelas 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). Segue-se o jogo com Tajiquistão, três dias depois (19 de setembro), às 20 locais (16h00 de Portugal Continental). A 22 de setembro, a Equipa das Quinas encerra a fase de grupos ao defrontar Marrocos, numa partida agendada para as 17h30 locais (13h30 de Portugal Continental). O três jogos da fase de grupos disputam-se na Humo Arena, em Tashkent. 

Os dois primeiros classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros classificados, seguem para a próxima fase.

O Campeonato do Mundo Uzbequistão 2024 será disputado nas cidades de Tashkent, Bukhara e Andijan, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.

ACREDITAÇÃO MEDIA PARA O MUNDIAL

Programa da Seleção Nacional para a primeira semana:

06 de agosto | terça-feira
11h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior
18h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior

07 de agosto | quarta-feira
11h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior
18h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior

08 de agosto | quinta-feira
18h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior

09 de agosto | sexta-feira
11h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior
18h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior

10 de agosto | sábado
11h00: Treino - Pavilhão do Centro de Estágio de Rio Maior
Folga e regresso no domingo à noite 


;
;
6 de Agosto 2024
Foto

André Sanano/FPF

Notícias