UD Santarém leva a melhor

Liga 3 Placard

Triunfo por 2-0 sobre o Atlético CP

A UD Santarém teve a melhor estreia nesta edição da Liga 3 Placard, ao vencer, neste fim de tarde de sábado, o Atlético por 2-0, com golos de Ruben Araújo e Apolinário, num jogo vivo e bem disputado, e com um herói improvável, o guarda-redes Nuno Hidalgo, que, no espaço de um minuto defendeu, com grande classe, dois penalties.

A UD Santarém entrou bem no jogo, firme e autoritária, e sem qualquer surpresa chegou logo ao golo, aos 6’, num lance de bola parada - Juninho apontou o pontapé de canto, do lado esquerdo do seu ataque, a bola foi colocada com precisão na grande área, Guedes saltou mais alto, colocando a bola em Ruben Araújo, que, de primeira, rematou para o golo de abertura, com um pontapé forte e à entrada da pequena área e sem qualquer oposição.

A equipa da casa teve uma entrada feliz no jogo, é certo, mas a sua alta confiança muito contribuiu para essa vantagem. Numa posição bastante confortável, a equipa de Santarém não prescindiu dos seus bons princípios de jogo, ou seja, manteve uma atitude ofensiva, procurando, deste modo, reforçar a vantagem, perante um adversário que respondeu sempre com boas intenções, e principalmente através de Caleb, o mais inconformado com o 0-1, mas também com Paulinho e Erin em bom plano. 

Erin Pinheiro dispôs da melhor oportunidade para o empate, já na despedida da primeira parte (40’), mas o seu potente remate esbarrou na barra. A jogada começou em Paulinho que, com um cruzamento tenso e rasteiro, colocou a bola em Balotelli que, de pronto, amorteceu-a para Erin Pinheiro, que, por sua vez, disparou à barra. Erin Pinheiro já tinha ameaçado (23’), depois de um bom cruzamento de Dinamite, mas o seu remate, dessa vez, saiu sem direção. Estas foram, sem dúvida, as duas ocasiões do Atlético na primeira metade, perante um adversário que, como já foi dito, nunca deixou de atacar, revelando, pois, uma boa atitude. Ruben Araújo dispôs de mais uma oportunidade para o 2-0, e Leandro Alves (24’) disparou com propósito para uma defesa espectacular de Luís Ribeiro.

A vantagem do UD Santarém, ao intervalo, e pela diferença mínima, acabava por se justificar, num jogo interessante e bem disputado.

O cariz do jogo não se alterou substancialmente na última metade: a equipa da casa insistiu no ataque, procurando assumir as rédeas, perante um Atlético que, desta vez, teve mais bola, mas nem sempre soube lá muito bem o que fazer com ela. No fecho do primeiro quarto de hora deste segundo tempo, Leandro Alves voltou a ameaçar, valendo então a pronta intervenção de um defesa da equipa de Lisboa para evitar o golo. Leandro Alves, uma excelente exibição, já tinha posto a defesa em sentido com uma boa jogada e um bom remate aos 48’.

O Atlético esforçava-se o mais possível para chegar ao golo, embora sem criar oportunidades, enquanto o seu adversário não se limitava a defender bem como também contra-atacava com grande sentido prático. E tanto assim foi que voltou a marcar, desta vez de penalty, e numa falta indiscutível sobre Tangu Gastão. O capitão Apolinário fez o 2-0, aos 78’, com um remate à meia altura para o lado direito do guarda-redes, que, por sua vez, se lançou para o lado contrário.

Com uma confortável vantagem, e numa fase em que tudo parecia resolvido, o jogo só não voltou a animar porque aí apareceu a classe e a competência do guarda-redes Nuno Hidalgo. No espaço de um minuto, Hidalgo defendeu dois penalties, sublinhe-se, dois penalties - o primeiro num remate rasteiro de Balotelli e no minuto seguinte num remate potente de Joãozinho. Já na despedida do jogo, Tangu Gastão, que entrou muito bem, teve mais uma ótima ocasião para reforçar a vantagem.

U. SANTARÉM 2-0 ATLÉTICO CP (1-0 ao intervalo)

Liga 3 Placard
Série B 
Jornada 2
Campo Chã das Padeiras

Árbitro: Fábio Silva
Árbitros assistentes: João Silva e Luís Oliveira.
Quarto árbitro: João Gomes.

U. SANTARÉM: Nuno Hidalgo, Pierre Sagna, Alcobia, Jaime Simões, Pedro Araújo (Ken Bastian, 73’), Apolinário, Guedes, Ruben Araújo (Tangu Gastão, 46’), Juninho ( Diogo Balau, 69’), Leandro Alves (Diogo Brás, 90’+4’), João Ricardo.
Suplentes não utilizados: Gustavo Galil, André Pacheco, Rafa, Marcos Grilo, Martim.
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Juninho (40’), Guedes (52’), Diogo Balau (86’).

ATLÉTICO CP: Luís Ribeiro, Hélder Baldé (Tito Jr., 76’), Miguel Barandas ( Joãozinho, 58’), Balotelli, Caleb, David Silva, Erin (Pipo, 66’), Bruno Almeida, Hélio, Dinamite ( Cap.), Paulinho.
Suplentes não utilizados: Joel Dias, Duarte Henriques, Ruben Marques.
Treinador: Nikola Polovic
Disciplina: cartão amarelo para David Silva (24’), Hélder Baldé (28’), Dinamite (45’+2’).

Golos: 1-0 (Ruben Araújo, 6’), 2-0 (Apolinário, 78’).

Homem do jogo: Nuno Hidalgo (UD Santarém)

Nuno Hidalgo (UD Santarém) em grande evidência

Defender dois penalties, num só jogo, no espaço de um minuto, é obra. Nuno Hidalgo conseguiu essa grande proeza, neste jogo com o Atlético, justificando, assim, a distinção de homem do jogo. Os remates de Balotelli e de Joãozinho levavam selo de golo, mas a classe e a competência de Hidalgo - com duas grandes defesas -  impediram que o Atlético voltasse ao jogo.

 


;

Notícias